segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

medo

Tenho medo...

Quem tem medo, compra um cão... Já diz o velho ditado.

Mas eu também tenho medo de cães!

O que devo fazer? Quer isto dizer que estou entregue a mim própria ou haverá alternativa? Quer dizer que compro o cão, acaba-se um dos medos mas fico com o "outro"? Quer dizer que não me é permitido ter medo porque não posso ter um cão porque terei medo dele? Estou confusa...

E com medo!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

o terço

Ontem fui "convidada" a participar numa celebração penitencial. Aceitei o convite e lá fui, apesar do temporal. Não era bem o que eu estava à espera...

Estava a explicar à V a história do terço missionário que me ofereceram há uns anos, quando fiz o Caminho de Santiago, e que me acompanha onde quer que vá.

Fiz o Caminho de Santiago, o português, apartir de V. N. de Famalicão. Fui um bocado por acaso... Sem conhecer ninguém do grupo (apenas duas amigas), lá fui. Tinha as minhas dúvidas em relação ao grupo, não sabia as suas regras, os hábitos de oração (onde eu tenho falhas) mas arrisquei. E ainda bem que o fiz.

No caminho conheci pessoas muito interessantes e com várias motivações - muito, mais ou menos, ou nada religiosas. Tanto as que faziam parte do grupo como aquelas que encontrei e conheci ao longo do caminho.

Uma dessas pessoas marcou-me especialmente. Gostei mesmo muito de a conhecer, de ter esse privilégio. Foi a minha "amiga secreta" (um daqueles jogos engraçados para fazer em grupo e nunca supus que pudesse ser ela!) e a minha companhia em grande parte do percurso. Adorei!

Quando nos despedimos, ofereceu-me o seu terço, disse-me que era o que de mais precioso tinha ali naquele momento e contou-me a história dele até àquele momento, e que dali para a frente gostava que ficasse comigo. E assim foi. Vai comigo onde quer que eu vá, apesar de eu nem saber rezar o terço...

Depois de tudo isto, e depois da celebração, quando olhei para o telemóvel tinha um sms! Grande coincidência!


lá fora chove a potes...


Está um temporal dos diabos! Chuva forte, grandes rajadas de vento, não tarda o enorme largo estará transformado num grande lago, como é costume nestas alturas, e como já aconteceu ontem.

Adoro a vista. Adoro os elementos que a compõem e as suas cores ao longo do ano. No conforto da minha cadeira e na companhia do saboroso chocolate quente, desfruto destes últimos momentos - a ria no horizonte, enquadrada pela antiga fábrica e o antigo convento.


Está um dia cinzento, carregado e triste. Mesmo assim gosto das cores, são fortes. O cinzento forte das nuvens carregadas contrasta com o amarelo forte da antiga fábrica e das muralhas.


Não se vê ninguém... Não vejo ninguém, nem ouço ninguém. Só ouço a chuva. E o vento.


Cá dentro também chove a potes. Muito mesmo. E o vento ainda desorganiza mais. Está tudo inundado e não parece haver por onde escoar. Não sei o que hei-de fazer...





quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

ontem e hoje também são dias de festa!!!

Ora bem, já que estamos numa de parabéns e estes dias são muito festivos, cá vai!

Ontem a minha querida Nênê fez anos e hoje o grande amigo POlivetree também está de parabéns! Estão os dois muito crecidinhos!!!! Ehheh! Por isso

PARABÉNS!!!!

e muitas felicidades, comigo por perto (ehehheh!) porque gosto muito destes dois :)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

hoje também é dia de festa!!!

PARABÉNS MARY LIN!!!

Minha Amiga, desejo que o teu dia seja muito, muito mas mesmo muito bom :) (E o resto não vou dizer aqui! Ehehehe)


Espero que fiques boa dessa constipação senão o teu Natal na Índia vai ser na horizontal... E nós não queremos (só) isso!!! Diverte-te muito por lá


Deixo-te aqui uma graça – lembras-te desta foto? Mais um Momento Mary!!! Foi lindo :)


Happy birthday!!

sábado, 15 de dezembro de 2007

parabéns CIX!!!

Hoje é o grande dia de festa!!
Hoje o CIX, o Agrupamento 109 de Sto António dos Olivais comemora o seu 80.º aniversário, no ano em que se comemora o 100.º aniversário do escutismo no mundo!

PARABÉNS CIX!!!!!

Este Agrupamento recebeu-me de braços abertos na minha passagem por CbrCity. Adorei a experiência! Conheci e fiz bons amigos. Entretanto terminei a licenciatura e deixei a cidade... e levei-os a todos no meu coração! Soa um bocado lamechas mas é a verdade... e as saudades são tantas!!!!

Mato saudades vossas através das fotografias que chegam até mim e mantenho o contacto com alguns. @s "meus/minhas menin@s", na altura exploradores, estão enormes e lindos! Alguns já passaram de secção e tudo!!

Agradeço todos os convites (via msn, e-mails, cartas) para participar nesta grande festa de aniversários - vocês são lindos!! Infelizmente não estarei presente... Estou na outra "ponta", mais a sul mas a pensar em todos. Espero que a festa seja de arromba :)

Desejo-vos muitas felicidades e muitos anos de vida!

Aqui fica uma forte canhota!! E não resisto a deixar também muitos beijos e muitos abraços apertados para todos mas especialmente para os que naquela altura estiveram comigo no Grupo Explorador.




















(a fotografia é da Ana Brett)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

como se fosse hoje

Eu nunca vou esquecer aquelas palavras.

Não tenho memória do dia, do mês, do que tinha vestido, do local em que me encontrava (e talvez nem me queira esforçar para recordar), mas as palavras... As palavras não as esquecerei. Sinto apenas que estava a pairar num sitio escuro, negro, e que me faltou o chão.

Atendeu o telefone com uma voz ligeiramente estranha. Perguntei se tudo estava bem e ouvi um "não" sofrido. Por entre um ineficaz controlo da voz ouvi "é... é que ela não vai melhorar...". Não consegui responder, não saía nada, a minha voz ficou calada, ficou muda. Que golpe! Nem queria acreditar no que estava a ouvir, não queria acreditar naquelas palavras...

Foi tão duro ouvir...

E continua a doer... Como se fosse hoje.

tertúlia farense

Ontem foi noite de Tertúlia Farense. Foi a 11.ª sessão, foi a minha 9.ª participação e quanto a mim foi uma das melhores sessões.

Nas nossas conversas sempre informais abordam-se os “temas farenses”. Tendo como ponto de partida Faro, fala-se sobre a cidade nas suas múltiplas dimensões, múltiplas perspectivas e com oradores de várias áreas de saber – o que enriquece a tertúlia. Sempre em bons restaurantes da cidade (ou arredores! Já fomos a Estoi, por exemplo) onde nos é apresentado o melhor da gastronomia algarvia.

Desde que fui convidada a participar nestas sessões (porque só se vai por convite.. não que seja alguma espécie de sociedade secreta mas é assim que funciona) só faltei uma vez. Aprendo imenso em cada uma, não só porque fico a conhecer melhor a cidade, a sua gastronomia, a sua história, a sua evolução, a sua constituição, etc., mas também porque acabo por conhecer melhor o Algarve.

A ementa de ontem era composta, entre outros petiscos, por Xarém (um prato de papas de milho – ontem com conquilhas, chouriço e toucinho - que só descobri há coisa de um ano... O que eu andei a perder!!) e Caldeirada à Algarvia com tamboril, safio, raia (e possivelmente outros que não terei identificado...). Após o saboroso jantar, o orador convidado tomou a palavra: Eduardo Brazão Gonçalves falou-nos de “Faro em meados do séc. XX”.

E que delícia que foi ouvi-lo! Este algarvio de Boliqueime, veio aos 8 anos para Faro, entretanto passou por Lisboa mas nunca perdeu a ligação à cidade farense e é onde reside actualmente. É autor de alguns livros, entre eles o “Dicionário do Falar Algarvio” (que tanto jeito me deve/ deveria fazer!) e o “Faro, Figuras e Factos em meados do séc. XX” – e foi sobre estas “personalidades notáveis, figuras «notórias», acontecimentos diversos e lendas várias”, sobre as personagens típicas de que geralmente a História não fala mas também elas património que ontem nos deu conta.

Da mesma forma que em Lisboa temos as conhecidas figuras dos bairros típicos, das quais também nos falou (por exemplo a Ana da Touca, a Cochicha, o Zé do Risco, a Maria dos Espartilhos, a Preta Fernanda – segundo consta uma cabo-verdiana que tinha um mapa da cidade onde tinha assinalados os seus amantes! –, a Rosa Maria da Rua do Capelão, o Manuel dos Assobios, o Zé Nabo, o Perna de Pau, entre tantos outros!), Faro também tem as suas e acabaram por inspirar EBG.

Além de ter aprendido certas expressões e palavras novas, encontrei a explicação para os episódios mais estranhos que vivi por cá. Sempre pensei que fosse uma espécie de íman para as pessoas/ situações esquisitas mas ontem confirmei que o “problema” não é só meu! Ontem reconheceram que em Faro se concentravam “muitos deficientes mentais e aleijados” (a expressão não é minha, foi usada por alguns farenses!), fruto da ausência de cuidados de saúde no princípio do séc. XX na serra e barrocal algarvios e que se concentram na baixa...

Como dificilmente sobreviveriam no campo, vinham para a cidade, acabando por andar à sorte. É que ser pobre no campo era diferente de ser um pobre na cidade, já que no campo havia sempre um vizinho que podia socorrer, ou uma figueira carregada de figos à qual “se podia jogar a mão” (o “jogar” também é típico) sem ninguém levar a mal.

Um facto curioso, e que eu desconhecia, é que chegou a estar regulamentado oficialmente quando é que os pedintes poderiam andar de porta em porta – o “Regulamento do Pedinte de Rua” definia que só era possível fazê-lo na cidade ao sábado de manhã!

A dada altura foram mencionadas algumas das personagens de Faro que eram muito engraçadas!! Desde o Tó-Quim, o Acarreta Pãezinhos, a Maria das Alcagoitas, o Engraxador, a Judia da Alagoa (quando falaram da personagem alguns rostos tinham uma expressão do tipo... “casa da luz vermelha”! Ahahah), o Manuel Mata Gatos, o Antoninho Picha Linda (este era maricas), entre tantos outros. Até havia um cão famoso, era o Merdock! Deu uma trinca ao reitor do liceu da altura e teve direito a uma “visita” ao canil municipal – sim, visita! Porque a revolta das pessoas foi tanta que o cão acabou por não ficar no canil e assim escapar a um triste fim. E a história do cão é tão curiosa que até tem uma lápide no liceu!

Para além das personagens e alguns dos episódios protagonizados, também foram referidos lugares da cidade como a Rua do Peixe Frito, a Avenida das Palmeiras, do antigo Mercado, a Rua de Portugal (a única existente no país), dos jogos que se faziam na altura (jogar ao belindre, os cromos, etc).

A noite foi de facto muito animada! Adorei ouvir aqueles episódios da história de Faro. Quando interrompiam o senhor, quase sempre os mesmos, ele protestava com um “ai.. estes Hugo Chavez...”!

Ouvi novamente falar em montanheiros (=saloios), nos griséus (=ervilhas), nas alcagoitas (=amendoins), em estar marafado (=aborrecido/ irritado), estar almariado (=enjoado), entre outras e aprendi novas palavras/ expressões como aí é Marrocos (que era depreciativo), mais junto que a areia (=muito/ muita quantidade), punhada (=pancada), e outras mais.

Entre tudo o que se disse, considero que as frases tipicamente farenses são “Alguma vez?!”, “Toma lá tu, desgraçado..”, “Ma que jêtos?” ou “Tal é essa?” e o cumprimento “Mó, então? Assim é que é?” – isto é lindo!

A tertúlia encerrou com uma “versalhada” pelo senhor Franklin. Fez uns versos sobre o Zézinho Beirão, outra figurinha farense vendedor de peixe (que costumava ter por companhia tantos gatos que acabava por não vender nada!), um “filho da rua, dono do sol e da lua” que acabou por se suicidar... depois de privado de liberdade ao ser internado num “albergue”.

Para o ano há mais! O grupo de convidados da Tertúlia Farense vai de férias e a próxima sessão já será em 2008. Vamos ver onde estarei nessa altura...













Vista de Faro... que não é minha e também não sei de quem é... ops!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

água fria

Eu acho que a água fria lava mal! Quer dizer... Acho que não dá jeito sobretudo nesta altura do ano tomar banho de água fria. Bem sei que as temperaturas por cá são favoráveis, bom tempo e tal (ainda não visto casacos), mas ainda assim... Continuo a achar que a água fria lava mal.

Ok, pode ajudar a acordar, a tonificar a musculatura, a fortalecer as defesas do organismo, and so on... Tem benefícios reconhecidos mas continuo achar que lava pior que a água quente! Com a água fria tem que ser à pressa para não congelar os ossos, não congelar os neurónios e... não dá jeito!

Um banho de água quentinha sabe tão bem!!! Quentinha e não a ferver - passo bem sem que me caia a pele, sem cozer e ficar mais vermelha que um tomate depois de tanta vasodilatação (o que nem é mau de todo, sempre ajuda a oxigenar as células)! Também tem os seus benefícios já que ajuda a eliminar toxinas, isto para não dizer que sabe muiiiitoooooo bem e lava melhor.

E como quase sempre só valorizamos certas coisas quando damos pela falta delas... Aqui estou a elogiar o banho de água quente porque o final do meu banho matinal foi... mais fresquinho.






e quando um desconhecido te oferece um conto, isso é...?

Muito estranho!!

(Ahahaha! Estou a brincar! Nem tu és um desconhecido, nem o conto me é exclusivamente oferecido mas que foi estranho vê-lo na blogosfera... lá isso foi!)

Não foi propriamente uma novidade. Já sabia que estava em processo de construção, que existia e que a personagem era inspirada em mim, nalguns dos meus sentimentos, em algumas das minhas teorias/ ideias... Apesar da personagem ser apenas inspirada em mim, de não ser eu, temos muito em comum – o que não deixa de ser engraçado.

Não esperava que toda a gente o pudesse ler... assim desta forma. Talvez por isso estranhei. Outr@s também estranharam mas por outros motivos... Eheheh!

Foi surpreendente! No meio daquela monday, bloody monday que tive, soube-me tão bem ler-te. Bem escrito (como sempre e como só tu sabes fazer), com bom humor (o teu - inesgotável, inteligente e que me faz rir tanto!), facilmente consigo imaginar muito do que por lá está escrito :)

Obrigada por este presente de Natal!

Ah! E apesar de tudo, eu sei que tu sabes que eu adoro estes dois... ;)


















M. & M., dois grand dannois lindos de morrer!!

do que estás à espera?

Andas a medir forças?

Quem teima mais?
Quem resiste mais tempo?
Quem dará o próximo passo?

Achas que vale a pena?
Pode ser que tenhas uma surpresa...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

monday, bloody monday - update

Confirma-se: que dia horroroso...

Desejo que o dia de amanhã seja melhor.
Vou fazer figas para que os problemas de hoje não continuem a ser tão grandes amanhã.
Quero esquecer o dia de hoje.

Hilfe!


domingo, 9 de dezembro de 2007

monday, bloody monday

Depois de um weekend tão bom – infelizmente falhei na parte de estar com a MaryLin (Amiga... espero que percebas que a distância ainda vai fazendo diferença, sobretudo quando o fds continua a ser mt curto...). Espero que a Mary's night tenha sido de arromba! Pelo menos, pelo Tropical sei que passaram.

Uma 6f boa! Nem os chefis afrikános me pararam! Depois de resolvidos os business que me trouxeram mais cedo para a capital, houve tempo para dois dedos de conversa (ok, foram mts mais!) com um amigo. Boa conversa, boas sugestões musicais, gastronómicas, arquitectónicas, entre outras - Obrigada! :) Espero sinceramente que se repita.


A noite ficou a cargo dos Nouvelle Vague no Casino de Lisboa. Apesar de ter começado tarde valeu a pena esperar :) Sempre em boa companhia, como já tinha acontecido na Casa da Pesca em Oeiras! Para um after-show concert, correspondeu às expectativas. Prefiro a voz da Melanie, a outra amiga parecia que estava com uma lombalgia qualquer que a impedia de cantar direita! Ou estaria já Too Drunk... Faltou In a manner of speaking, não é?..


Sábado sempre a andar, entre compras de Natal e outras ;) A noite é que... enfim... A festa do Mundo Dakar foi o destino escolhido, tentaram recriar um ambiente africano onde não faltaram os dromedários (acho que se chamavam Café & Leite, lá café com leite eram!), dunas, havia o thé à la menthe, tatuagens de henné, etc. A parte triste foi quando finalmente consegui ver o palco, uma voz disse “e foi o concerto dos Blasted Mechanism!!” – fiquei doente! Já não ouvi nem vi nada.


Domingo, o habitual regresso... Oh! What a weekend!


O meu telemóvel já estava a dar sinal que a semana não iria começar bem... Que está moribundo já eu sei há algum tempo mas deixar de trabalhar mesmo é que não pode ser! Segredei-lhe que se efectivamente deixasse de trabalhar seria substituído e lá reconsiderou... Depois de umas quantas tentativas ontem e hoje, lá voltou a trabalhar.


Seguiu-se o portátil... Eu também já sabia que seria uma questão de tempo, a bateria já estava no último tracinho mas ele normalmente avisa e desta vez não avisou. Kaput!


Entre estas aventuras, mails, “to do” e outras tantas coisas feitas e outras por fazer, já ganhei uma dor de cabeça do tamanho do mundo... Ainda hoje é 2f... Monday, bloody monday...





resisti

à tentação de pegar no telefone,
à tentação de estar contigo. E fiz bem.

Aconteceu ao contrário... Gostei (como sempre) de saber de ti!

Agora que estamos bem, já podemos estar juntos de novo.
Agora já podes - kiss me, oh kiss me, If that can make it right :)



So when the fight is over,
And the storm is through,
Now will you pick another?
What will you get into?

So you stand in the corner,
With those boxing gloves on you,
You’re old, scared and lonely,
Yeah we’ve all been there too… uh uh
We’ve been all there too…

Kiss me, oh kiss me,
If that can make it right.
Try me, find me,
Just throw them on me…
Those failed expectations…
Floods and afflictions you’re through.
Cause I just might, take them home with me.

And the cracks in the pavement,
Yeah we’ve all fell there before,
And bones built into skeleton,
We’ve all been through that door.

Kiss me, oh kiss me,
If that can make it right.
Try me, find me,
Just throw them on me…
Those failed expectations…
Floods and afflictions you’re through.
Cause I just might…

Kiss me, oh kiss me,
Will that make things right ?
Try me, find me,
Just throw them on me…
Those failed expectations…
Floods and afflictions you’re through.
Cause I just might…
I just might, take you home.

Kiss me, kiss me,
We’ve all been there too,
Kiss me, kiss me
We have all been there too,
Kiss me, kiss me
We’ve all been there too,
Kiss me, kiss me
So kiss me…

David Fonseca, "Kiss Me, Oh Kiss Me"

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

you and me

Por onde começar... nem sei!
"Podes sempre começar com um pedido de desculpas..." pensarás tu. Eu sei, estou em falta. Agora que sei que também por aqui passas (não imaginava!) aqui está ele - desculpa-me por te ter feito mal.

Nunca pensei que o meu silêncio te magoasse tanto... Nunca pensei sequer que sentisses tanto a minha falta. Se desapareci, se me escondi, se me calei foi porque julguei ser o melhor. Para mim, sim. Foi o que me pareceu melhor antes que alguém se (ou que eu me) magoasse a valer.

Há coisas que simplesmente não são fáceis para mim. Se fores capaz de entender esse facto, conseguirás ler-me, perceber-me melhor. Apresentei-te os meus argumentos, justifiquei-me o melhor que sei e posso.

Acabei por me magoar na mesma.
Depois da nossa conversa de ontem percebi que ainda moras aqui...



what day is it
and in what month
this clock never seemed so alive
I can't keep up
and I can't back down
I've been losing so much time

cause it's you and me and all of the people
with nothing to do
nothing to lose
and it's you and me and all of the people
and I don't know why
I can't keep my eyes off of you

all of the things that I want to say
just aren't coming out right
I'm tripping inwards
you got my head spinning
I don't know where to go from here

cause it's you and me and all of the people
with nothing to do
nothing to prove
and it's you and me and all of the people
and I don't know why
I can't keep my eyes off of you

there's something about you now
I can't quite figure out
everything she does is beautiful
everything she does is right

you and me and all of the people
with nothing to do
nothing to lose
and it's you and me and all of the people
and I don't know why
I can't keep my eyes off of you

you and me and all of the people
with nothing to do
nothing to prove
and it's you and me and all of the people
and I don't know why
I can't keep my eyes off of you

what day is it
and in what month
this clock never seemed so alive

Lifehouse, "You and Me" (versão Smallville! Eeheh!)

(É um bocadinho lamechas, I know that mas.. passou na rádio enquanto falámos)

o escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção

É o que diz a 3.ª lei do escuta!

Uma senhora esqueceu-se de um enorme molho de chaves na porta do seu BMW descapotável estacionado no parque mesmo aqui em frente ao nosso gabinete. O nosso McDreamy viu e veio contar-me.

Estivemos a pensar no que se haveria de fazer antes que o janadinho que controla o parque visse aquele presente, já que o iPod da senhora e outros valores estavam bem à vista - isto para nem falar da viatura em questão!

O nosso McDreamy escreveu um bilhete à senhora, deixou-o no vidro e trouxe as chaves, que deixou com a nossa recepcionista (por momentos temi - a nossa recepcionista tem sempre umas... palavrinhas para dizer, comentários a fazer e a maior parte deles maus! ainda chamava destrambelhada à senhora ou pior!). A senhora apareceu, muito aflita (a vida dela devia estar ali!) e nem deu tempo à recepcionista para dizer o seu tesourinho-deprimente-como-só-ela-sabe.

Não é escuteiro mas gostava! Se fosse escuteiro, o nosso McDreamy já poderia desatar o nó da Boa Acção feito na ponta do seu lenço.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

conselho



I Can See
When You Stay Low
Nothing Happens
Does It Feel Right?
Late At Night
Things I Thought I'd Put Behind Me
Haunt My Mind

I Just Know There's No Escape Now
Once It Sets It's Eyes On You
But I Wont Run
Have To Stare It In The Eyes

Stand My Ground
I Won't Give In
No More Denying
I've Gotta Face It
Won't Close My Eyes And Hide The Truth Inside
If I Don't Make It, Someone Else Will
Stand My Ground

It's All Around
Getting Stronger, Coming Closer Into My World
I Can Feel That It's Time For Me To Face It
Can I Take It?

Though This Might Just Be The Ending
Of The Life I Held So Dear
But I Won't Run
There's No Turning Back From Here

Stand My Ground
I Won't Give In
No More Denying
I've Gotta Face It
Won't Close My Eyes And Hide The Truth Inside
If I Don't Make It, Someone Else Will
Stand My Ground

All I Know For Sure Is That I'm Trying
I Will Always Stand My Ground

Stand My Ground
I Won't Give In, (I Won't Give In)
I Won't Give Up, (I Won't Give Up)
No More Denying (Ahh-hhhh)
I've Gotta Face It
Won't Close My Eyes And Hide The Truth Inside
If I Don't Make It, Someone Else Will

Stand My Ground
I Won't Give In
No More Denying
I've Gotta Face It
Won't Close My Eyes And Hide The Truth Inside
If I Don't Make It, Someone Else Will
Stand My Ground

Within Temptation, "Stand my ground"

para as minhas Estrelas

As Estrelas reuniram-se mais uma vez e este sábado voltaram brilhar!

Verdadeiras SuperStar!
Mostraram a Star Inside!
Foram Shining Stars!