sexta-feira, 31 de outubro de 2008

trick or treat

Nunca prestei muita atenção a esta altura do Dia dos Finados - ou antes, à noite -, ao Halloween, e companhia, até ter ido para Coimbra. Lá, para além das 'tradicionais' - ehehhe! - festas em que íamos todos bem mascarados (num dos anos, usei uma peruca vermelha da Mary Lin que fez muito sucesso! Todos apareceram vestidos "a rigor" excepto um grupo de espanhóis que... bom... coitados... Mas sem dúvida que foi uma beeeela noite! ;) ), conheci uma espécie de trick or treat luso - era o bolinhos e bolinhós.

Os bolinhos e bolinhós é a cantiguinha que os meninos que andam à noite pela rua, vestidos de preto (se bem me lembro), com uma caixa de sapatos de cartão decorada, com uma vela acesa no interior (no fundo é o equivalente à abóbora dos outros países... I guess) vão cantando às portas a que batem:

Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados.
À porta daquela cruz

Truz, truz, truz…
A senhora está lá dentro
Sentada num banquinho
Faz favor de vir à porta
P’ra nos dar um tostãozinho.

Se quem estiver do lado de dentro for generoso e der alguma coisa... ouve:

Esta casa cheira a broa
aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
aqui mora algum santinho

Se quem estiver do lado de dentro não oferecer nada... também ouve:

Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho

Esta casa cheira a unto

Aqui mora algum defunto


(espero não ter escrito nenhum disparate... mas é disto que me lembro desta altura em Cbr!)

Estou de partida... Ainda que por poucos dias. Vamos ver se vou receber doce ou travessura... Se vou gostar do que vou encontrar ou se me vai dar uma dor de barriga monstruosa!

Bom, vou tratar da mala! :)


quinta-feira, 30 de outubro de 2008

funny

É engraçado quando temos reuniões de trabalho com colegas que pertencem ao star system... E estamos do outro lado da barricada.

É tudo tão diferente. O receio de abrir a boca frente a tais sumidades desaparece (de vez em quando - noutras situações obviamente - parecia que não falávamos na mesma língua ou que tudo o que saía eram só diparates...), propor acontece de modo mais fluido, com mais convicção e com mais confiança, eles ouvem as sugestões - ou fingem -, comentam positivamente e até as aceitam!!! C' est incroyable!

Claro que volta e meia, 'escorregam' e mostram que se esqueceram dos tempos de faculdade e daquilo que lhes saiu do pêlo...

Não deixa de ser engraçado. De certa maneira.


quiet... quiet...

Tenho andado calada sim... As justificações partem um bocado de todos os lados, desde a falta de paciência, passando pelo cansaço, até ao mil-coisas-para-fazer.

Ainda não parti para outro continente mas amanhã vou partir naquela estrada (como diria o Clemente! Ehehe!), num misto de business com lazer. Na parte do business espero que me agrade o que vou ver e ouvir... e que, mesmo que não me agrade, não abra escandalosamente os olhos e consiga manter-me calma! E saiba lidar com tudo... e todos. Na parte do lazer as expectativas também são elevadas - quando nos dizem que temos muito mau feitio mas que... gostam dele...

;)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

bela vista social club

O meu dia começou cedo. Muito cedo mesmo! Acordei ainda nem eram 6h30 mas adiante - a minha sorte é o fim-de-semana estar à porta...

Mais um dia de aventura nos transportes públicos (que riqueza! com esta minha atitude já diminuí, ou pelo menos, não aumentei a minha pegada ecológica!) com gente estranha, gestos estranhos e momentos estranhos. Começou logo na primeira viagem: no autocarro um rapaz sob o efeito de alguma cena marada parecia ter 'bichos carpinteiros' já que não parava quieto no banco, chegou mesmo a levantar-se, a andar para trás e para a frente no autocarro em andamento. Acabou por se sentar aos pés de uma senhora... Entretanto, quando nos aproximávamos do seu destino, começou a bocejar ruidosamente, a espreguiçar-se e a fazer uma espécie de alongamentos de pernas e acabou por sair. Ficou perto de um dos famosos spots da capital de tráfico.

Àquela hora da madrugada, ainda era difícil conseguir reagir mas ouvi algumas expressões de alívio e alguns comentários..

Mas a história não fica por aqui. O metro que passa na Bela Vista também tem umas figuras bem engraçadas e hoje devem ter combinado ir à mesma hora que eu! É muito curioso ficar a observar esta diversidade/ riqueza cultural - bem dizia o Professor F. Távora que observar as pessoas são o melhor teatro que alguma vez podemos ver :)

Há dias, também a caminho de outra reunião, um senhor ia improvisando versos. Uns mais engraçados que outros, de um modo geral com piada e um deles - inspirado certamente por estar a passar na baixa pela Junta de Freguesia de São Nicolau - foi "valha-nos São Nicolau porque isto anda mau"! Nem sei como não me escangalhei a rir, acho que por respeito aos seus cabelos brancos e ao ar solene com que os dizia.

Ainda dizem mal dos transportes públicos... São tão animados...


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

levanta-te contra a pobreza

Hoje assinalou-se o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza.

Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome é um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU, que estão definidos na Declaração do Milénio. Em Portugal, esta iniciativa chama-se Pobreza Zero e este ano, um pouco por todo o país, a data foi assinalada hoje e será até domingo, através de acções com o tema Levanta-te e Actua. É só procurar na agenda o evento a que se querem associar :)

Hoje presenciei uma das muitas formas de pobreza... era extrema mas não tinha fome.


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

back to university

Pois é voltei à Universidade, quer dizer, voltei não é bem porque não estudei no IST.

Ando por lá a aprender umas coisas, estou a aprender coisas interessantes e a consolidar outros conhecimentos. Estou a gostar, está a ser uma experiência interessante, ainda que seja por pouco tempo. Estou a dar-me bem com os colegas engenheiros e tudo!

Há coisas fantásticas, não há?


domingo, 12 de outubro de 2008

para curar as amarguras

Fica a boa sugestão da Mary Lin - e para dar cabo das amarguras e de outras questões - e para quem estiver para aquelas bandas (leia-se UK), nada como um bom chocolate já que vai começar a Chocolate Week 2008.

De 13 a 19 deste mês, quem andar por lá poderá deliciar-se, deleitar-se, banquetear-se com tanto chocolate - que perdição, Meu Deus! Imagino que vá ser uma semana de muita gulodice!

Será que põe o Festival Internacional do Chocolate de Óbidos num chinelo? Hope not! É incrível mas a primeira vez que ouvi falar foi através do François, um colega francês/ suíço... Como é que é possível?!


sábado, 11 de outubro de 2008

babei

Hoje disseram-me que eu cantava muito bem :)
Até corei!!

e quando...

... um dos pilares da nossa vida é abalado de tal forma estrondosa que nos baralha ao ponto de nos atordoar...?

Não se adivinham quais os próximos passos a dar, os gestos que se poderão ter, as atitudes mais correctas a tomar... Dá para ficar perdido, zonzo, com náuseas, perdem-se referências, perde-se o caminho, perde-se. É isso, acho que é isso: no fundo, perde-se.

É uma espécie de... ficar sem chão.


mona lisa show

aqui falei sobre o Mona Lisa Show.

Já vi, gostei imenso, recomendo e mais não digo porque senão ponho-me para aqui a contar tudo e depois perde a graça - vale muito, muito a pena! MESMO!

Para além do fantástico espectáculo que é, pode ser que tenham a sorte de encontrar, como aconteceu comigo, amigos de outros tempos, de outros contextos, que é sempre bom voltar a ver :)

Vá, vá, toca a ir ver o Mona Lisa Show!!!


quinta-feira, 9 de outubro de 2008

I do have a problem...

Estes mil eventos da agenda desta semana ainda não terminaram mas... tenho que vir aqui desabafar! I need some air!!!!

A reunião orange de ontem correu lindamente, as pessoas foram simpáticas e interessantes (e já temos umas ideias na calha :) o que é muito bom!). Quem sabe não estabelecemos oficialmente uma parceria? :)

À noite, a cerimónia de abertura da conferência da AMFORHT foi hilariante! Começámos por ouvir uma tuna (sinto-me sempre estranha quando as ouço mas isso agora tb não interessa), seguiram-se as intervenções dos protagonistas destas cerimónias. Gostei imenso de ouvir o Monsieur Serge Perrot, só me lembrava de "Les aventures de Tintin" (claro que isto escrito não tem metade da graça... o senhor falava de forma engraçada, muito expressivo para além do seu fabuloso sentido de humor - oh le rêve, le rêve!!!). O jantar foi interessante, internacional: pratos da Madeira, Açores, Angola, Brasil, Macau e Índia.

O seminário de hoje também foi interessante, embora não tão interessante quanto eu esperava (ainda assim deu para perceber melhor umas tecnologias que desconhecia - estava um dos inventores de um dos sistemas que era escocês e foi, naturalmente, de kilt!! Estava um must :) ), para o final já me custou um bocadinho manter os olhos abertos... Valeu-me o coffee-break onde aproveitei para beber coffees e onde apareceu uma lituana que veio falar comigo. Perguntou-me se eu estava a achar o seminário interessante... Pensei "humm... tricky question.. mas vamos lá ser sinceras e dizer a verdade", e assim fiz. Lindo foi quando eu decidi perguntar-lhe o que é que ela estava a achar - e percebi que ela era 'penetra'!

Mas o importante agora foi o encontro orange desta tarde... O Sr. Embaixador fez o convite e eu aceitei, confirmei a minha presença e à hora indicada no convite lá me dirigi para a Lapa. Encontrei caras conhecidas à entrada com quem conversei um pouco e entretanto decidimos entrar. Ao cimo das escadas estava o Sr. Embaixador a receber os convidados e... dois cães enormes!!!!!!!!!!!

Nem vi mais nada!!! Nem queria acreditar!!! Fiquei branca, mal disposta, e com falta de ar. Quando os cães se aproximaram percebi que não iria conseguir ficar... Consegui controlar-me, sem desatar a fugir, a gritar ou ficar mais dura que uma pedra. Um dos senhores da comitiva - um verdadeiro gentleman! - ofereceu-se para me acompanhar durante toda a recepção mas não fui capaz (nem era capaz de ficar o tempo todo de braço dado com ele, apesar dele ser um rapaz bem jeitoso!). Acompanhou-me à porta onde pude respirar ar puro!

Que filme!!! Só eu!! Conversámos um pouco, deu para descontrair, mas aproveitei para apresentar as minhas desculpas - eu não conseguiria mesmo estar no mesmo espaço que os cães... Fiquei tão tensa... E eu que achava que tinha feito alguns progressos, afinal não estou nada melhor...

I need therapy!


quarta-feira, 8 de outubro de 2008

o dia promete

Começa hoje o EUROSUN 2008 - a primeira grande conferência sobre o Aquecimento e Arrefecimento Solar dos Edifícios; o AMFORHT Fórum Lisboa 2008 sobre o tema Climatic Changes and Tourism Education Challenges; uma série de conferências, seminários e outros eventos paralelos, e começa também a parte minha semana em roda viva nestas andanças (e a cidade também já começa a estar virada do avesso!).

Hoje à tarde com holandeses, amanhã britânicos e mais tarde novamente com holandeses e pode ser que ainda se agendem outros encontros promissores. Espero que corra tudo bem (e que mesmo que não brilhe, que pelo menos não me enterre! Ehehehe!) e que se lance a primeira pedra para uma relação frutuosa com todas as entidades com quem me irei reunir.

Assim sendo fica o apelo - especialmente para ti Yin Zhen - ensina-me a dizer umas palavrinhas em holandês (que eu só dou uns toques no alemão e já com algum esforço...) :) Ainda tenho algumas dúvidas quanto ao que vestir, especialmente na recepção com o Sr. Embaixador - tenho que me especializar nos protocolos! Eheheh! E dispenso a "roupinha nova" de 2.ª f! :) -, já recebi umas dicas mas toda a ajuda é bem-vinda!


terça-feira, 7 de outubro de 2008

depois da tempestade...

não veio a bonança.

Que é como quem diz, depois do dia azarado em que tive o estúpido acidente, não veio um dia melhor. Veio sim, a chuva. Tudo estaria bem se eu tivesse saído de casa prevenida... Que não foi o caso. Mas porque é que os senhores da meteorologia não se enganam quando devem?!


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ao volante pela cidade

O que é que se aprende quando nos batem no carro enquanto seguimos traquilamente na estrada?

Quando temos atitudes incorrectas ao volante, quando vamos em excesso de velocidade, quando fazemos manobras perigosas... Daí podemos sempre tirar uma conclusão mas e quando nos batem no carro e não estamos a fazer nada disso, não estamos a embaraçar o trânsito, nada, apenas seguimos regularmente na estrada?

Ontem passei o dia ao volante, fiz cerca de 600 km com imenso trânsito, correu tudo bem. Hoje logo pela manhã, uns míseros 10 km com algum trânsito, bateram-me no carro.

A que é que podemos chamar a isto? Um grande azar?


prova superada

O balanço que faço destes dias em mom mode é bom.

Com alguns ajustes, todos colaboraram. Até os cães - certamente intuindo que se a algazarra de noite se repetisse seriam brindados com um sabonete na testa - estiveram sossegadinhos, destruiram apenas parte de uma das casotas mas não fizeram barulho a mais.

Tivemos uma baixa nos telemóveis... Que conjugada com o adiantado da hora, e muitas saudades, deu direito a choradeira mas que acabou por se resolver.

Testes com erros corrigidos, tpc's feitos, tudo orientado para mais um fim-de-semana. Tudo menos o almoço de sábado... infelizmente correu bastante mal. Acabou tudo no lixo porque estava estragado (e não, não foi por ter sido eu a pilotar o fogão nesse dia! apenas tive azar!) e com meia hora para... ir ao McDonald's, a solução de recurso.

A tarde passou-se e bem passada. A noite chegou e por pouco não tivemos que fazer o jogo dos palitinhos para ver quem seriam os felizes contemplados com uma ida ao aeroporto... Acabámos por infrigir as regras mas foi por uma boa causa!

E já pude dormir na minha cama. :)

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

creative - and delicious - cuisine

Estes dias em mom mode têm sido mesmo bons! São exigentes, são verdadeiros desafios e são BONS!

Às refeições temos feito alguns passeios gastronómicos. O talento do rapaz cá de casa está cada vez mais apurado: prepara-nos cada manjar! Parece que está a especializar-se nos sabores orientais, principalmente no sushi. Só nos faltou estarmos vestidos a rigor e decorar o espaço para nos sentirmos lá. Ontem regressámos ao Japão como uma massa japonesa deliciosa (da qual já me esqueci do nome mas vou tentar saber)!

Ao almoço decidi continuar a passear pelos sabores do mundo: desta vez indiano, fui ao Tamarind. A escolha foi acertada, o espaço é muito simpático e comi muito bem.

O chef Walia veio à mesa apresentar-nos as entradas que tinham um aspecto tentador e eram mesmo saborosas: uma espécie de bolacha de cebola caramelizada e por cima uma couve-flor com espinafres em polme de farinha de grão (e estão a faltar-me ingredientes.. mas a cabeça não dá para tudo!). O prato escolhido foi um frango tikka com espinafres e coisas - continuo a apostar em alimentos ricos em ferro! por prevenção e já quase tenho valores de hemoglobina de um homem!!! eheheh -, acompanhado com nan, o pão indiano. A minha sobremesa também era divinal: chocolate com requeijão e gengibre - yummy! A delicia de manga também estava boa... mas a minha era melhor. Isto tudo acompanhado com um fresquinho lassi de manga.

E agora ao jantar... surpresa! O chef cá de casa é que manda!!


quinta-feira, 2 de outubro de 2008

festa do cinema francês

Ontem ao regressar a casa, mesmo em passo acelerado para ir buscar a malta à escola (este meu mom mode vai deixar-me com as pernas tonificadinhas!), deu para ver que começa hoje no São Jorge a 9.ª Festa do Cinema Francês.

Vai ser um mês em festa distribuido por cinco cidades: de 2 a 12 de Outubro, no Cinema São Jorge, Cinemateca e Instituto Franco-Português, em Lisboa; de 8 a 12 de Outubro, no Auditório Fernando Lopes Graça, em Almada; de 13 a 18 de Outubro, no Gil Vicente, em Coimbra; de 21 a 26 de Outubro, no Auditório da Fundação de Serralves e Cinemas da Cidade do Porto, naturalmente no Porto; e de 29 de Outubro a 2 de Novembro no Teatro Municipal e nos cinemas do Fórum Algarve, em Faro.

Para além dos filmes, existem outros eventos paralelos como concertos, exposições, lançamento de livros, o Onda Curta da RTP 2 também vai destacar as curtas metragens francesas, entre outros.

No programa estão filmes que gostava de ver embora esta nova fase da minha vida que eu estou a adorar (apesar de durar pouco tempo) me condicione um pouco.. Tentarei ver alguns deles.


quarta-feira, 1 de outubro de 2008

primeira noite, primeira manhã

Noite:
TPC's feitos, testes assinados, respostas corrigidas.
Banhoca tomada.
Jantarinho bom (sem stresses e sem ter que existir uma aulinha particular sobre a roda dos alimentos e a importância da alimentação equilibrada), com direito a bolinhos de arroz feitos pelo sushi man lá de casa - delicious!!
Dentuça lavada, pijama vestido e cama :)

Madrugada:
Cães a ladrar para o infinito... Acordaram a casa toda (e, provalvemente, a vizinhança!), lá desci para ver o que se passava e, aparentemente, não era nada. Entretanto a festa entre as meninas tinha começado... Apareceu uma melga sabe Deus de onde... Go back to sleep! :)

Manhã:
Abrir os olhos é o mais complicado. Sair da cama é mais dificil ainda mas tudo se consegue, nem foi preciso andar a correr!
Pequeno almoço tomado, higiene feita, etc, etc - aqui vamos nóóóós!!
Toda a gente chegou a horas que eu detesto atrasos :)

Primeira prova superada!