segunda-feira, 26 de outubro de 2009

motorista espirituoso

Há um motorista da Carris de quem gosto muito. Não sei o nome dele. É muito simpático, espera sempre por quem vê que está a correr para apanhar o autocarro (não é como outros que mal vêem alguém aproximar-se a correr, fecham logo as portas e arrancam a todo o vapor), vai a uma boa velocidade para que ninguém chegue atrasado, não faz paragens bruscas, nem grandes aceleradelas e dá o golpe nas filas de trânsito (para mim, ele é o rei! Eheheh!) - o que faz todo o sentido, especialmente quando se vê logo de manhã filas de carros ocupados por apenas uma pessoa e o transporte colectivo cheio. Por coincidência, foi aluno da minha mãe. É sem dúvida o meu motorista preferido e faço questão de o cumprimentar, sempre que tenho a sorte de ser conduzida por ele.

Esta manhã não tive esse privilégio. Mas o motorista que conduzia o autocarro tinha sentido de humor...

Com a mudança da hora, já não acordo quase com o dia a nascer/ noite. A manhã estava fresca mas nada de especial, nem foi preciso fazer os 60 metros barreiras para apanhar o autocarro. Havia trânsito mas foi sempre a andar.

Ao fazer a descida de Monsanto para entrar no Viaduto Duarte Pacheco, começámos a entrar no meio do nevoeiro e começou a sentir-se a temperatura a descer... Pensei logo que tinha trazido pouca roupa (como hoje vou para fora em trabalho, pensei logo em renovar o guarda-roupa para não passar frio!). À medida que entrávamos em Lisboa, estava cada vez mais frio... e eu a sentir-me cada vez mais em maus lençóis! Revi toda a roupa que estava na mala, pensei em vestir tudo - até o pijama! tal era o frio siberiano dentro daquele autocarro - até comprar uma camisola compatível com as temperaturas.

Reparei que as pessoas na rua vestiam roupas leves.. Havia até quem estivesse de manga curta (também não seria caso para tanto! digo eu...).

Quando saí do autocarro, comprovei que efectivamente não estava assim tanto frio! O motorista armou-se em engraçadinho e deixou toda a gente a bater o dente.

domingo, 25 de outubro de 2009

colmatar lacunas

Ontem assisti, pela primeira vez, a uma peça de teatro no Teatro Nacional de D. Maria II.

Por mais estranho ou incrível que pareça, nunca tinha assistido a nenhuma naquele espaço! Estava na hora de tratar do assunto e com "O Camareiro" em cena, pareceu-me uma óptima oportunidade. Ainda bem que fui - ADOREI!

Gostei imenso da peça (passada praticamente nos bastidores de um teatro) que emociona, mostra as fragilidades do treatro (da vida), representada por um elenco de luxo (gostei particularmente da representação de "Sir" Ruy de Carvalho, do brilhante 'piquinho a azedo' de Virgílio Castelo e do actor que fazia de 'bobo' mas não sei o nome... ops!), numa sala lindíssima!

Devia ter ido mais cedo :)

sábado, 24 de outubro de 2009

um bocadinho do darq na terra

Ontem foi a inauguração da exposição de um dos meus professores da faculdade. Quando recebi o convite fiquei entusiasmada, nem sempre conheço assim de perto os artistas de quem vou ver as exposições, para além de que gosto das suas criações.

E assim Culturgest, here I go, para ver a exposição Brrrain de António Olaio.

Por outro lado, esperava (re)ver algumas caras do dArq e assim foi. Foi como ter um bocadinho da faculdade e de Coimbra por cá. Foi diferente :)

O percurso pela exposição foi guiado e acompanhado com comentários e explicações das obras que se apresentavam - fossem quadros, vídeos, performances, as referências aos 'Reportér Estrábico',... - muitas vezes pelo próprio António Olaio, o que foi muito curioso. Em certa medida, até foi um privilégio, já que nem sempre temos esta oportunidade.

Na exposição existe uma associação interessante entre a pintura e o vídeo. Não consigo dizer se é um complemento pintura - vídeo, se é vídeo -pintura, se é um contraponto, ligação, extensão, não sei. Sei que gostei. E que gosto particularmente do seu sentido de humor.





António Olaio & João Taborda, "Sit on my Soul"

não é preciso ser bruxo

Todo o prédio sabe quando é que Belinha sai de casa, tal é a delicadeza com que a rapariga (com idade para ser minha... tia, vá!) pisa os degraus da escada.

Na verdade, toda a vida foi assim e eu já me podia ter habituado mas não habituei, muito menos aos sábados de manhã - escusado será dizer que acordei com os seus passos suaaaaves, suaaaaves, suaaaaves...

A sorte é que ela mora no 1.º andar... porque se ela morasse no 5.º e insistisse em não usar o elevador, estávamos todos muito pior!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

depois da bonança, a tempestade

Quem diria que neste fim-de-semana que passou - foi praticamente ontem! - esteve um sol radioso e óptimas temperaturas, e agora está uma chuva horrorosa e esta escuridão?! Que manhã triste...

É que podia ter vindo uma simples chuvinha para uma pessoa se habituar mas não, tinha que ser logo uma chuvada! Apre!

(Com o pavimento molhado, nem sei como é que não tropecei a correr para o autocarro ou a descer as escadas do metro... Ahahhahahaha!)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

amália, coração independente

Amanhã passarão dez anos que Amália Rodrigues faleceu. Lembro-me desse dia, quando ouvi a notícia no telejornal nem queria acreditar... para mim, fazia parte das figuras imortais.

Como forma de assinalar a data e, também homenagear a fadista e figura incontornável da nossa história, vai abrir amanhã as portas ao público em geral a exposição "Amália, Coração Independente", no Museu da Electricidade e no Centro Cultural de Belém.

Hoje foi a inauguração.

Primeiro, no Museu da Electricidade. Fiquei deslumbrada com as fotografias.. Não propriamente pela qualidade das fotografias mas pela beleza de Amália - era mesmo bonita! Existem três projecções num lado e do outro, a sala onde estão expostos alguns vestidos e jóias. Ironicamente, falhou a electricidade... O que atrasou um pouco o início, ou o pleno funcionamento, de toda a exposição.

Do Museu para o CCB, onde se iria dar início à segunda inauguração da noite, ou continuação da inauguração uma vez que a exposição se divide por estes dois espaços. A exposição está interessante e completa - para além daquilo que está exposto no Museu da Electricidade que também existe semelhante no CCB, há muito mais para ver.

O espaço é maior, é verdade, mas a exposição para mim está organizada de forma mais atractiva e, para além disso, encontram-se expostas obras de artistas contemporâneos portugueses - por exemplo, é possível ver o Coração Independente, de Joana Vasconcelos (aliás estão lá o preto, o vermelho e o dourado).

Valeu bem apanhar a chuvada da tarde!


queda magistral

Hoje tentei retomar as idas ao ginásio. Quer dizer, fui mesmo e até cheguei a fazer uma aula de hidroginástica mas saí de lá um bocadinho dorida. Acho que ainda preciso de mais uns dias de repouso...

Há +- uma semana atrás, preparava-me para O casamento do ano a que fui, a 26 de Setembro, em Coimbra. O convite chegou há mais de um ano e muito me honrou - não iria ser apenas um casamento! - por isso esmerei-me.

A escolha do vestido foi para um modelito da Karen Millen (em baixo). Mal o vesti, apaixonei-me por ele - senti-me uma Jessica Rabbit, apesar de ter consciência de que não sou, mas não importa, achei que me ficava bem - e trouxe-o para casa! Durante uns dias só pensava no meu vestidinho... quando desci à terra percebi que me faltava tudo o resto - panic! Bom, na verdade nem foi assim tão difícil encontrar 'o resto'.

Na véspera do casamento, rumei a Coimbra. Fiquei em casa da MaryLin e foi muito bom regressar... Sentir-me em casa. A família P faz-me sempre sentir bem! Obrigada por tudo :)

No próprio dia do casamento, de manhã, rumei ao cabeleireiro (o meu habitual look despenteado não se enquadrava!). Ia chorando na cadeira do salão quando a cabeleireira começou a trabalhar na minha difícil cabeleira... Comecei a ver uns cachinhos pelo cabelo todo e comecei a temer o pior - eu iria ser Lulu da festa!!! OMG!!! - mas decidi aguardar porque confio em quem o recomendou. No final o penteado ficou muito bem, e pude respirar :)

Ainda fui a casa do noivo, para os últimos preparativos e para tirar umas fotografias no meu papel de madrinha - foi um momento muito bonito.

Entretanto regressei a casa da MaryLin. Estava um calor impossível na cidade! Aproveitei para descansar um bocadinho antes de me preparar, vestir, etc, etc, embora o tempo fosse pouco.

Chegada a hora foi tudo a correr. Já todos estavam prontos para seguir para a igreja menos eu! Vesti-me num ápice, retoquei a maquilhagem, verifiquei se tinha tudo e rapidamente agarrei na écharpe, nas malas para descer as escadas para sairmos. Claro está que a pressa é inimiga da perfeição - e nem seria eu se tudo corresse bem! - e com as pressas, desci a escada bem depressa mas de rabo! Pum! Pum! Pum! Foi um mega trambolhão! Foi tudo tão depressa que estou até hoje para perceber onde é que eu escorreguei/ tropecei... A verdade é que vim por ali a baixo, sempre a bater com as costas e o rabo, e parecia que só ia mesmo terminar no piso de baixo - foi uma queda magistral.

Na altura nem senti nada, só queria era saber do meu rico vestidinho e se estava rasgado - felizmente estava intacto! À medida que fui arrefecendo é que fui dando pelas marcas: inicialmente vi os arranhões nos braços e, mais tarde, vieram as dores na zona do cóccix, das ancas e umas nódoas negras respeitosas (para além de costuras resistentes, também me valeu o vestido ser comprido!).

Fui à cerimónia, testemunhei a felicidade dos noivos e não faltei a nada. Mantive-me o mais que pude na festa, de sorriso nos lábios e sempre nos saltos - já se sabe que Mary que é Mary, não sai do salto, certo? ;) - apesar das dores. A dada altura, estar sentada ou encostar-me a qualquer lado era um castigo.

As nódoas negras ainda cá estão e fazem-se sentir... O primeiro dia de trabalho depois da queda foi um sofrimento. Entretanto não fui ao ginásio e, depois da experiência de hoje, acho que ainda não é tempo de regressar... Ainda tenho tantas dores!


domingo, 4 de outubro de 2009

mais um passo na minha emancipação

Ontem, observei atentamente como se conserta um estore. Não me pareceu complicado e até acho que já serei capaz de consertar um sozinha, se for necessário. Na casa nova, por exemplo.