sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

bereit zu fliegen

Até já ;)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

lufada de ar fresco

Este tempo chuvoso e cinzento deixa-me entristecida...

As notícias que me vão chegando também não ajudam. Desgraças por todo o lado, aqui e noutras paragens, cenários destruídos, desoladores, a dor de quem perdeu tudo, alguns que insistem nos disparates e que ainda vem falar em canalhices, oportunistas, discursos vazios, gastos e repetidos para os quais já me vai faltando muita paciência... Estou cansada.

Felizmente, nem tudo são más notícias :)

Não é uma notícia quente & boa mas é boa, é positiva, é uma esperança - será que dá para acreditar? Não resisto a transcrever a notícia retirada daqui (desconheço quem assina).

Golfinhos estão de regresso ao Tejo

"A despoluição está a trazer de volta uma espécie de mamífero marinho há muito desaparecido do Tejo.

Um grupo de golfinhos foi avistado, na semana passada, a subir o rio Tejo. Um fenómeno que se tem repetidamente com mais frequência nos últimos meses e que poderá ter ligado à melhoria da qualidade da água. "Há uma dezenas de anos atrás, o Tejo tinha, tal como o Sado, uma colónia de golfinhos residente. Agora, com a despoluição das águas, em resultado da construção de ETAR e da deslocalização de algumas fábricas, os animais estão a regressar de novo, atrás dos peixes que procuram o rio para desovar", explicam os biólogos. "A poluição do tejo tem melhorado muito, o que se constata pela observação de espécies sensíveis, como caranguejos, bivalves e alguns peixes. O estuário do rio poderá voltar a ter colónias de golfinhos nos próximos 30 anos", prevê Maria José Costa, do Instituto de Oceanografia. Os golfinhos que aparecem no Tejo são da espécie roaz-corvineiro (Tursiops truncatu), um mamífero marinho que se alimenta de peixe, moluscos e crustáceos."


É ou não é para se ficar contente?


pronta... ou quase

Estou quase pronta.

Tenho o bilhete comigo. A lista que costumo fazer - para me esquecer de menos coisas! - está feita. O que pretendo levar está praticamente separado mas ainda não está dentro da mala... Tenho aquele petit probleme com as malas...

Curiosamente, ao chegar a casa estava uma e bem grande mesmo à porta do meu quarto.

Acho que é um sinal.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

what?!


Esta manhã passei por uns maduros que olhavam para o céu e comentavam o tempo.

Às tantas um diz para o outro: "Isto é Inverno à Antiga Portuguesa!" ????


última aula

Fico com uma sensação estranha sempre que sei que algum dos meus Professores vai dar a sua Última Aula.

É um dia que mais cedo, ou mais tarde, acaba por chegar - eu sei! - mas é sempre estranho para mim. Talvez porque sei e sinto que tenho muito para crescer profissionalmente e porque quero crescer muito profissionalmente, porque tenho esta sede de saber e conhecer. Talvez porque essa Escola que me formou e me marcou muito ainda está muito presente. Talvez porque, e apesar de não me identificar com todos os Professores, procurei aprender com eles e retirar deles o bright side (outros havia a quem eu só conseguia ver mesmo o bright side! Aahahhahaha!).

No mês passado aconteceu mais uma dessas aulas. Tive muita pena de não assistir...

Hoje acontece outra dessas últimas lições. Também não conseguirei estar presente (o país pode ser pequeno mas estes km's ainda vão fazendo diferença). Será no seu departamento DEC-UC, Auditório Lajinha Serafim, às 14h30.

Fica aqui uma reportagem que vale a pena ler, não concordo com tudo mas dou-lhe razão em grande parte.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

é agora

Está na hora de ir desafiar a água de S. Pedro e a protecção de Sta Bárbara contra os trovões...

domingo, 21 de fevereiro de 2010



Costumo dizer que são capazes de me levar a energia toda.

Deles recebo mimos. Muitos mimos! Regresso renovada - de corpo cansado mas com a alma lavada e o coração cheio.

Discretamente operam estas pequenas-grandes maravilhas em mim porque são todos, sem excepção, verdadeiros agentes secretos :)


sábado, 20 de fevereiro de 2010

olhei para o céu, estava estrelado

Decidi aceitar o convite para uma noite diferente - uma observação nocturna. Não é coisa que eu faça todos os dias, na verdade, há muito tempo que não olhava para o céu e tentava identificar as estrelas e as constelações.

No caminho começou a chover, e bem, temi que não fosse possível ver nada mas não desisti. Fui.

Quando cheguei a chuva parou, as nuvens deram umas tréguas e os verdadeiros entendidos já estavam a postos para explicar o que se poderia observar a olho nu e através das poderosas lentes dos seus telescópios.

Comecei pelas Três Marias para depois partir para Orion. Também foi engraçado ver que a Ursa Menor continua mais ou menos a mesma e a Estrela Polar também :) Depois ouvi quem percebia do assunto e, com a ajuda do planisfério, tentei identificar o mais que pude.

A verdadeira loucura foi ver de perto o que os telescópios permitiam. Para além das estrelas, constelações e nebulosas, para mim o ex-líbris da noite foi quando consegui ver Saturno e os seus anéis!

Saturno com os meus próprios olhos!

Estava com um ar esverdeado mas quem percebia do assunto disse que habitualmente era marfim. Acredito que em marfim fosse ainda mais bonito mas mesmo assim foi um espectáculo e tanto! Inicialmente parecia que era uma alucinação, parecia um planeta de brincar mas não - eu estava mesmo a ver S-A-T-U-R-N-O!

Vou querer repetir.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ao sair de casa

encontrei isto:

murphy, leave me alone

You don't have a chance!

.

found it! depois de um ano à procura...



God that was strange to see you again
Introduced by a friend of a friend
Smiled and said 'yes I think we've met before'
In that instant it started to pour,
Captured a taxi despite all the rain
We drove in silence across Pont Champlain
And all of the time you thought I was sad
I was trying to remember your name...

This scar is a fleck on my porcelain skin
Tried to reach deep but you couldn't get in
Now you're outside me
You see all the beauty
Repent all your sin

It's nothing but time and a face that you lose
I chose to feel it and you couldn't choose
I'll write you a postcard
I'll send you the news
From a house down the road from real love...

Live through this, and you won't look back...
Live through this, and you won't look back...
Live through this, and you won't look back...

There's one thing I want to say, so I'll be brave
You were what I wanted
I gave what I gave
I'm not sorry I met you
I'm not sorry it's over
I'm not sorry there's nothing to save

I'm not sorry there's nothing to save...

Stars, "Your Ex-Lover is Dead"

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

i' ve been here

And I am willing to return.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

queres convidar para jantar? manda uma andorinha


Estava eu a escovar os dentes quando tocaram à campainha.

"Mas quem é que será a estas horas da manhã?!", pensei eu e que seria a Lei de Murphy ressuscitada em acção. Estava a ficar atrasada, fui de escova e tudo até ao intercomunicador - do outro lado estava o carteiro e tinha uma encomenda para mim... - ainda bem que não estava on time, cinco minutos mais cedo e já não me apanhava em casa.

Um passarinho, quer dizer, a Andorinha mais precisamente, trouxe um original convite acompanhado de uma garrafinha de azeite - coisas boas que fazem bem à saúde ;)

Vale a pena experimentar. Vá!


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

st peter almighty

São Pedro, esta mensagem é para Ti:

Penso que já fizeste ver o Teu ponto de vista.
Já todos percebemos como consegues ser poderoso, que consegues fazer com que chova muito e durante muito tempo. Cá em baixo estamos conscientes e sentimos na pele que pode vir muita água lá de cima. Penso que é suficiente. Podes parar.

(espero que não se enerve e não ter que a seguir fazer uma prece a Sta Bárbara...)

Está frio na rua, chove a potes, nem apetece passear - podia não ser tudo ao mesmo tempo. Tempos houve em que quando me esquecia do guarda-chuva, chovia, e quando não me esquecia do guarda-chuva, acabava por passeá-lo... mas agora não. Chove e bem! Já nem a Lei de Murphy funciona...


sábado, 13 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

hoje conheci uma princesa

platz für alle

Gosto de habitar esta cidade grande - à nossa escala.

Estar rodeada de muitas pessoas e não conhecer metade! Com algumas delas, cruzo-me praticamente todos os dias na rua, no autocarro (quando a minha corrida é suficiente para o apanhar! ahahah!), etc. Não conheço a maior parte dessas pessoas, e nem me passa pela cabeça apresentar-me mas às vezes trocamos um sorriso como cumprimento. Ok, pode ir até ao 'Bom dia' ou uma troca de informação-indicação mas, nunca muito além disso.

Confesso que gosto desta distância. Vejo-as diariamente, não o suficiente para as conhecer mesmo, nem elas a mim. Gosto desta cidade grande com espaço para todos. Cada um na sua vida. Não me sinto muito confortável quando me adivinham os gestos.

Alguns gestos.

Há outros que me sabem bem que sejam adivinhados.

Por exemplo, quando antes de chegar ao escritório de manhã, mesmo estando pouco comunicativa, entro no café (quase sempre cheio de gente) e me recebem com um simpático: "Bom dia, menina! Quer o seu cafézinho?". Retribuo o cumprimento e o meu café está sempre como eu gosto, apesar das milhentas pessoas que frequentam aquele café na Avenida, sabem sempre como que é que eu prefiro e só não desatam logo a tirar o café porque volta e meia apetece-me outra coisa. E eles sabem.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

tentação do demónio

Eu não sou fanática por chocolates, não perco a compostura quando vejo um pedacinho dele mas também não lhe sou propriamente indiferente, digamos que gosto... q. b. de chocolate.

Há dias, por mero acaso, provei um chocolate com caramelo... Que tentação do demónio! Que chocolatinho tão bom!

A tablete durou 3 dias no escritório.

Já só resta a embalagem.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

nada nas mãos


Aí está um guarda-chuva mãos livres, desenvolvido por Alan Kaufman.

Reconheço as boas intenções de libertar as mãos e de evitar aquele revirar ridículo do guarda-chuva que o transforma em parabólica mas aquela espécie de capacete gigante não sei se me convence...

Ainda por cima com aquelas mini-lutas de guarda-chuva a que de vez em quando se assiste por aí quando chove, nas passagens estreitas, ou a disputar o passeio, nem quero imaginar se em vez do tradicional guarda-chuva fosse este - deve ser de uma pessoa ficar tonta!




experienced hairdresser wanted

Sempre estive receptiva às ideias dos cabeleireiros quanto aos penteados a experimentar na minha cabeleira. Apesar deste meu cabelo ser farto, forte, rebelde e indomável, acho que eles é que são os profissionais e, portanto, não há ninguém melhor neste mundo para fazer qualquer-coisa-de-jeito. Por isso, peço e aceito as sugestões deles.

Foi assim até me ter cruzado com a Eduarda, a mãos de tesoura (por acaso não lhe chamavam Eduarda, mas aposto que era o outro nome dela).

A cabeleireira do costume nesse dia não estava e eu pensei "bom, deve ser de confiança para estar aqui e não devemos negar à partida uma ciência que se desconhece" - aceitei que a Eduarda, a mãos de tesoura (na altura desconhecia o seu cognome), pusesse as mãos na minha bela, farta, forte, rebelde e indomável cabeleira que ela nunca tinha visto na vida. WRONG! VERY WRONG!

A Eduarda, a mãos de tesoura, entusiasmou-se de tal forma que desatou a cortar por ali a fora, e mal - ninguém a parava! A dada altura disse-lhe com algum cuidado porque não a queria ofender, nem meter a foice em seara alheia, que se calhar estava na altura de parar e tentar corrigir, enquanto ainda havia cabelo. Tentou mas em vão. Escusado será dizer que o resultado foi desastroso... nem me quiseram cobrar e eu queria era o cabelo de volta!

Meses antes, numa ida à tv, a cabeleireira do estúdio achou uma graça ao meu cabelo, prometeu não fazer nada (pude respirar de alívio!) mas acabou por aplicar um produto qualquer que me deixou o cabelo empastado durante dias e que quanto mais eu lavava, pior ficava.

Queria dar um pequeno corte mas até tenho medo de me cruzar com outr@ scissorhands...


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

malas, malinhas e maletas

O meu ódio às malas, a fazer/ desfazer malas de viagem é sobejamente conhecido, assim como o meu amor pelas viagens, a minha vontade de passear e de conhecer outras paragens, novas/ desconhecidas de preferência. Contraditório? Parece mas não é.

Bom era chegar lá e ter tudo, ou melhor, chegar lá e não precisar de nada!

Desta vez é diferente, desconfio que as malas até se fazem com outra vontade :) Quero é ir!


'go beyond status messages'

Recebi um convite do Google Buzz.

Ainda estou a tentar perceber o que é isto...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

mentiras brancas




I love the feeling when we lift off
Watching the world so small below
I love the dreaming when I think of
The safety in the clouds out my window
I wonder what keeps us so high up
Could there be love beneath these wings
If we suddenly fall should I scream out
Or keep very quiet and cling to
My mouth as I'm crying
So frightened of dying
Relax, yes, I'm trying
But fear's got a hold on me

Yes, this fear's got a hold on me

I love the quiet of the night time
When the sun has drowned in a deathly sea
I can feel my heart beating as I speed from
The sense of time catching up with me
The sky set out like a pathway
But who decides which route we take?
As people drift into a dream world
I close my eyes as my hands shake
And will I see a new day
Who's driving this anyway
I picture my own grave
This fear's got a hold on me

Yes, this fear's got a hold on me

Floating neither up or down
I wonder when I hit the ground
Will the earth beneath my body shake
And cast your sleeping hearts awake?
Could it tremble stars from moonlit skies
Could it drag a tear from your cold eyes
I live on the right side, and sleep on the left
That's why everything's got to be love or death

Yes, this fear's got a hold on me

White Lies, "Death"

colorblind

A chuva, o frio e o sono faziam-me acreditar que seria difícil aguentar a sessão de cinema com os dois olhos abertos. Acabou por ser fácil porque gostei muito do filme.

Para além das ideias que tenho sobre os conflitos raciais, sobre Nelson Mandela, sobre Morgan Freeman (é incrível como conseguem ser parecidos!), Clint Eastwood e até sobre o rugby, retive uma frase do filme, dita pelo capitão da equipa, François Pienaar (Matt Damon, no caso, que também não esteve mal):

'I was thinking how a man could spend thirty years in prison, and come out and forgive the men who did it to him…’


(E assim também não vi a queda do Abrunhosa nos Ídolos...)


domingo, 7 de fevereiro de 2010

"madre mia, lo que estamos disfrutando!"

Enquanto festejávamos os 73 deles (PARABÉNS! ;) espero que tenham ficado satisfeitos com os presentes!), muitos foram os temas de conversa à mesa, entre eles este.

Para quem não viu, aqui está :)




sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

eu tenho um lenço igual ao dele

Lá por terras de Sua Majestade aquilo é muito à frente.

Acabo de saber pela MaryLin - com algum delay, é certo, mas só hoje é que me deu para perguntar... - que por aquelas bandas o chefe nacional é aquele senhor com aquele look que costuma andar em grandes aventuras, nos lugares mais incríveis, a comer coisas que eu às vezes preferia não saber o que são (tipo... achar que ele estava a comer... uns conguitos ou aquelas passas cobertas de chocolate e não aquilo... bleach!) - o senhor tem um... ar saudááável, digamos assim.

E que bem que ele fica com o lenço! E só por acaso eu tenho um igual! Ah pois é :) Troquei-o no 18.º World Scout Jamboree na Holanda (Dronten, Flevoland) com um escuteiro inglês - estas actividades são fantásticas!

Depois temos a versão portuguesa, um senhor que também tem um ar simpático e o seu look interessante embora num registo um bocadinho diferente: diria que está mais ao nível d' Os Maias de Eça de Queirós, que eu muito gosto.

Mas não tenho um lenço igual ao dele.


v.i.p. logo pela manhã

Vinha eu meia a dormir para o escritório - como quase sempre - apesar de atrasada - felizmente, nem sempre - e cruzei-me com uma figura que me despertou a atenção: vestida de preto... cabelo grisalho... chapéu na cabeça... cachimbo...

Acabo de me cruzar com o Sr. Arq.to Nuno Portas.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

e esta chuva?

De onde veio?

O guarda-chuva não faz parte dos meus acessórios preferidos.


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

calor de inverno

Como sabe bem matar saudades enquanto se saboreia um bom chá em óptima companhia num espaço simpático e acolhedor.

mais logo...

... até devo brilhar no escuro!

Estou radioactiva.

há 4.ª f que conseguem saber a 2. ª f

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010