quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

regresso a Viana do Castelo

De madrugada, depois de ultrapassados os perigos e tudo o que pode acontecer (não resisto a soltar uma gargalhada! ehehe! digamos que a culpa terá sido do peixe...) na noite lisboeta, de mala feita e muito bem agasalhada, lá me fiz à estrada. 400km depois chegava ao meu destino.

O fim-de-semana foi passado a dar cabo das saudades de pessoas que, durante alguns anos, fizeram parte do meu dia-a-dia e que a distância geográfica impediu que continuassem a estar fisicamente tão perto. E conheci a pequena S, que já tem dois anos e a caminho de ter uma mana R (a Angie está com um barrigão!!).

Foi também tempo de regressar a lugares onde não ia há algum tempo e alguns onde seguramente não ia mesmo há mais de 10 anos! Regressei a Viana do Castelo.

Apesar da natural (ehehe!) resistência que um alfacinha de gema pode ter pelo Porto, voltar à cidade - ainda que de passagem - é sempre um gosto e cada vez com maior prazer, pelo menos para mim (talvez seja a minha costela nortenha a falar mais alto...). Mas continuo a perder-me na cidade na mesma... :)

Quando nos aproximamos da cidade, vemos ao longe o Monte de Santa Luzia e a Basílica. Mais próximo ainda, um edifício bem contemporâneo e à primeira vista - porque só deu para ver enquanto fazia a rotunda - interessante, apesar do enquadramento: o hotel Axis Viana, do arq.to Jorge Albuquerque - a ida a Viana prometia!

Regressei ao centro histórico de Viana do Castelo e à Praça da República (da qual fiz uma aguarela há uns... 12 anos, vá! na altura andava a explorar algumas técnicas e materiais diferentes... e a minha mãe insiste em ter o quadro no gabinete... e à vista de todos! Christ!...). Estive no conjunto habitacional dos arq.tos Alves Costa e Sérgio Fernandez, andámos a passear pelas ruas da cidade, apesar do frio (perto mas longe o suficiente da Confeitaria Natário e das suas famosas bolas de Berlim... no fim-de-semana anterior não fui capaz de resistir aos ovos moles e às raivas da Confeitaria Peixinho em Aveiro... Ai, o meu corpinho de sereia!), vimos algumas das intervenções do programa Polis e ainda houve tempo para visitar a Biblioteca Municipal da cidade (Siza Vieira).

A chuva não permitiu passear tanto como gostariamos... Mas ficou agendado um novo fim-de-semana. :) Até lá!

(foto hotel Axis Viana, vinda directamente do site)




4 comentários:

Yin Zhen disse...

Já tinha ouvido falar desse barrigão... o melhor do mundo para essa pequenada e seus papás.

Zoe disse...

Eu também vou querer ver o teu barrigão :) Só tenho que me meter num avião, não é?

jerónimo disse...

Estive há uns tempos instalado nessa bonita unidade hoteleira... Belo Spa... eheh

Zoe disse...

Eh lá, sim sr :) Eu só vi mesmo de passagem... Não deu para mais. Mas também fiquei instalada numa bonita unidade... residencial! ;)