sexta-feira, 24 de abril de 2009

segredos bem guardados

Conhecer as cidades pela sua gastronomia é sempre uma boa opção e uma das melhores formas, para mim, de posteriormente as recordar.

Desta vez estava com pouco tempo - diria mesmo que se tratou de uma visita relâmpago, meia hora - portanto tinha em mente comprar apenas uns docinhos regionais (quem diz docinhos, diz salgadinhos, licores, compotas, whatever) para levar comigo.

Imaginava eu que, existindo tantas igrejas em Braga, a doçaria bracarense seria riquíssima e qualquer pessoa me poderia indicar a especialidade a comprar. Estava bem enganada! Perguntei a meia dúzia de pessoas na rua que, para além da cara de espanto, não me souberam indicar nada. No entanto as respostas foram curiosas!

Testemunhei que as aparências iludem - a primeira pessoa a quem decidi perguntar tinha um ar anafadinho, achei eu que seria a pessoa ideal. Mas não. Para além de não me saber indicar, fez uma sugestão curiosa:
"Olhe menina, assim doces não estou a ver mas há uma pastelaria ali à frente que tem uns pastéis de Belém muito bons!" - tive que me controlar para não me rir! Isso comia eu em casa... Não precisava de andar quase 400km!

Continuei a passear pela cidade e a perguntar. As respostas foram quase sempre as mesmas, alguém me sugeriu o turismo e assim fiz.

Pelo caminho encontrei uma confeitaria com muito bom aspecto - nem vou dizer o nome para não envergonhar as pessoas.. - e achei que ali iria encontrar a minha resposta. Perguntei pelos doces.. e lá veio a resposta de sempre mas apresentaram-me alternativas: desde um banal semi-frio a uns biscoitos húngaros, ali vendia-se de tudo menos a doçaria regional.

Um dos empregados fez mesmo uma expressão como se aquilo que eu pretendia fosse algo bizarro... Para me fazer entender melhor, decidi usar a sugestão da primeira pessoa com quem falei. Disse-lhe: "Imagine, vai a Lisboa e come pastéis de Belém, vem a Braga e...?" A resposta foi um sorriso seguido de um "Não sei!"

Como o tempo era curto, não consegui chegar ao posto de turismo. Continuo na ignorância...

Assim de repente lembro-me de que em Sintra temos as queijadas, em Óbidos a ginjinha, em Coimbra os pastéis de Santa Clara, em Aveiro temos ovos moles, em Trás-os-Montes temos a posta mirandesa, na Bairrada o leitão, em Tentúgal os pasteis, no Algarve o morgado, nos Açores o bolo lêvedo, na Madeira o bolo de mel, e em Braga...?


2 comentários:

honey white disse...

Em Braga tens as Frigideiras!

Zoe disse...

Vê bem que nem isso me souberam indicar!! Como é que é possível?!