quarta-feira, 29 de abril de 2009

a melhor carne do mundo

Sabe, quem me conhece, que em matéria de alimentação gosto de me tratar bem - sou menina de muito e bom alimento.

O jantar de hoje foi especial - carne mirandesa, que eu A-D-O-R-O!! E só tenho pena que cá em casa não se consigam fazer umas brasinhas para a poder comer como manda a nossa tradição. Claro que isso não é problema porque temos alternativas igualmente saborosas e saudáveis.

Acontece que hoje teve um gostinho ainda mais especial! Qual não é o meu espanto quando reparei nos dados do BI da carne: o local de produção era a aldeia do meu pai!!! Melhor: o criador era nada mais, nada menos que da minha família!!! Nunca tínhamos encontrado à venda em Lisboa esta deliciosa carne e de tão boa criação :) foi preciso ir ao supermercado do Corte Inglês (normalmente só compramos por lá, na terra do meu pai).

Mais biológica que esta carne, não há - sem corantes, nem conservantes - toda a gente sabe que é a melhor carne do mundo!




terça-feira, 28 de abril de 2009

domingo, 26 de abril de 2009

segunda tentativa

... a evolução NO Darwin...

Afinal às vezes há duas sem três. A segunda tentativa foi de vez - consegui ver a exposição "A Evolução de Darwin"!! Isto, claro, não sem antes estar 1h na fila...

Mas era uma exposição que queria mesmo ver, embora não com tantas pessoas...















































primeira tentativa

... a evolução NO Darwin...

sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril

Este grande dia 25 de Abril foi dia de recordar.

Recordar os anos em que neste dia nos juntávamos com amigos dos meus pais para comemorar o Dia da Liberdade com um grande almoço. Era o dia em que eles recordavam como viveram esse dia, de como tinham recebido a noticia, e os tempos antes e depois da revolução. Nós, os filhos, ouvíamos as histórias - anos sem conta ouvi as mesmas histórias mas sempre com entusiasmo! Valia a pena ouvi-los, era sempre como se fosse a primeira vez que as ouvia.

Este ano, com a partida de um dos membros do grupo, não houve almoço... Mas houve café e algumas das histórias voltaram a ser contadas.


Recordei também um outro momento completamente diferente - fui ao Aquário Vasco da Gama! A revolução por lá não foi muita... É certo que não me recordo muito das minhas visitas ao AVG na infância - lembrava-me da lula gigante, das focas e pouco mais - mas depois de entrar, pareceu-me que estava tudo praticamente na mesma. Foi bom voltar.



sexta-feira, 24 de abril de 2009

segredos bem guardados

Conhecer as cidades pela sua gastronomia é sempre uma boa opção e uma das melhores formas, para mim, de posteriormente as recordar.

Desta vez estava com pouco tempo - diria mesmo que se tratou de uma visita relâmpago, meia hora - portanto tinha em mente comprar apenas uns docinhos regionais (quem diz docinhos, diz salgadinhos, licores, compotas, whatever) para levar comigo.

Imaginava eu que, existindo tantas igrejas em Braga, a doçaria bracarense seria riquíssima e qualquer pessoa me poderia indicar a especialidade a comprar. Estava bem enganada! Perguntei a meia dúzia de pessoas na rua que, para além da cara de espanto, não me souberam indicar nada. No entanto as respostas foram curiosas!

Testemunhei que as aparências iludem - a primeira pessoa a quem decidi perguntar tinha um ar anafadinho, achei eu que seria a pessoa ideal. Mas não. Para além de não me saber indicar, fez uma sugestão curiosa:
"Olhe menina, assim doces não estou a ver mas há uma pastelaria ali à frente que tem uns pastéis de Belém muito bons!" - tive que me controlar para não me rir! Isso comia eu em casa... Não precisava de andar quase 400km!

Continuei a passear pela cidade e a perguntar. As respostas foram quase sempre as mesmas, alguém me sugeriu o turismo e assim fiz.

Pelo caminho encontrei uma confeitaria com muito bom aspecto - nem vou dizer o nome para não envergonhar as pessoas.. - e achei que ali iria encontrar a minha resposta. Perguntei pelos doces.. e lá veio a resposta de sempre mas apresentaram-me alternativas: desde um banal semi-frio a uns biscoitos húngaros, ali vendia-se de tudo menos a doçaria regional.

Um dos empregados fez mesmo uma expressão como se aquilo que eu pretendia fosse algo bizarro... Para me fazer entender melhor, decidi usar a sugestão da primeira pessoa com quem falei. Disse-lhe: "Imagine, vai a Lisboa e come pastéis de Belém, vem a Braga e...?" A resposta foi um sorriso seguido de um "Não sei!"

Como o tempo era curto, não consegui chegar ao posto de turismo. Continuo na ignorância...

Assim de repente lembro-me de que em Sintra temos as queijadas, em Óbidos a ginjinha, em Coimbra os pastéis de Santa Clara, em Aveiro temos ovos moles, em Trás-os-Montes temos a posta mirandesa, na Bairrada o leitão, em Tentúgal os pasteis, no Algarve o morgado, nos Açores o bolo lêvedo, na Madeira o bolo de mel, e em Braga...?


terça-feira, 21 de abril de 2009

quarta-feira, 15 de abril de 2009

a voltar com mais tempo...

Só para dizer que Ponte de Lima é lindaaaaaaa!!!

Tive meia hora para visitar a cidade. Deu para ter apenas uma ideia mas valeu bem a pena. O tempo não esteve grande coisa mas pelo menos só choveu intensamente depois de me ter abrigado. Nem tudo é mau...


sexta-feira, 10 de abril de 2009

marys @ lisboa

Isto é lindo! Em menos de nada encontro as Marys espalhadas pelo mundo :) A MaryLin esteve em Lisboa!!! BabyMary, não desesperes!!! Ehehe!

Visita relâmpago mas suficiente para se comerem uns pastéis de Belém e boa conversa!

sábado, 4 de abril de 2009

marys @ são paulo

Ora bem, só para dizer que desta vez foi São Paulo.

Quase que se pode dizer que depois de visitar uma Mary, seria injusto não visitar mais! Assim foi, fui visitar a MaryFreska - BabyMary não fiques triste, get ready! Qualquer dia bato-te à porta :) Eheheh!

Mais uma vez surgiu um bom-mau pretexto para viajar: atravessei o Atlântico com motivos tristes mas radiante por me (re)encontrar com a família - numerosa! - que vive do lado de lá. Mas sobre isso ainda farei um post com mais tempo porque os dias foram efectivamente d-e-l-i-c-i-o-s-o-s! Ainda tenho o sambinha no pé!!!

E assim foi! As duas Marys encontraram-se em plena São José dos Campos e mataram saudades :)


quarta-feira, 1 de abril de 2009

april fools day

Tirando parecer mentira que já estou de novo em Portugal e que os dias em São Paulo passaram a correr..., este dia das mentiras está fraquinho!

Arrisco-me a dizer que não caí em nenhuma peta. E também não preguei nenhuma...