sexta-feira, 26 de março de 2010

queen of... the bus


Já há uns dias que estou em contagem decrescente (o número 40 não me sai da cabeça mas, como costumam dizer, isso são outros quinhentos!) e ando um bocadinho com a cabeça no ar - I admit! - e há muita coisa que ficou para a última hora...

Na minha curta hora de almoço tive que ir à LE - que não fica propriamente ao virar da esquina do escritório - tratar de um dos pendentes. Antes de sair, usei todos os simuladores ao meu dispor para descobrir de que forma é que chegaria lá mais depressa. Combinei metro com autocarro e foi o melhor que fiz.

No curto trajecto de autocarro, viajei mesmo na parte da frente do veículo, perto do motorista, de pé. Aquele vidro imenso à minha frente faz com que a perspectiva da estrada seja diferente do habitual - parece que a qualquer instante vamos aterrar no carro da frente! Para dar mais emoção ao momento, entre a minha banda sonora começou a dar a música "The Ecstasy of Gold" dos Metallica acompanhados pela Orquestra de São Francisco, do album S & M.

Agora tentem imaginar a cena! Deu-me imensa vontade de rir!! Música. Vidro da frente do autocarro:

"I' m the queen of the buuuussss!"



A minha paragem chegou e a música terminou.



quarta-feira, 24 de março de 2010

it's time... butterfly

Há notícias que aterram como bombas. Não imagino como seja receber uma notícia destas, embora já tenha estado muito próximo (parece que passei entre as gotas da chuva...). Notícias para as quais nunca se está preparado para as receber. Notícias com as quais nunca se sabe lidar. Doem. Magoam. Arrasam. São devastadoras.

O corpo transforma-se. É uma nova fase.

Talvez seja o momento - difícil, é certo - para renascer.



mafalda dos tempos modernos

Ontem consegui só com o poder do meu olhar (!) dar cabo do router.

Conclusão: agora lá em casa não há internet, nem tv para ninguém.

Até vir um novo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

and... wake up!



Something filled up
my heart with nothing,
someone told me not to cry.

But now that I'm older,
my heart's colder,
and I can see that it's a lie.

Children wake up,
hold your mistake up,
before they turn the summer into dust.

If the children don't grow up,
our bodies get bigger but our hearts get torn up.
We're just a million little god's causing rainstorms
turning every good thing to rust.

I guess we'll just have to adjust.

With my lighning bolts a glowin'
I can see where I am going to be
when the reaper he reaches and touches my hand.

With my lighning bolts a glowin'
I can see where I am going
With my lighning bolts a glowin'
I can see where I am going


You better look out below!

Arcade Fire, "Wake Up"

relembra-me

Relembra-me tudo aquilo que me disseste há mais ou menos duas semanas... Relembra-me.

Relembra-me porque estou com alguma dificuldade em conseguir fazer soar as tuas palavras novamente. O que me faz falta neste momento. Muita.




domingo, 21 de março de 2010

stuck on my own place

Então não é que consegui fechar-me dentro da sala da minha própria casa?!

Fechei a porta da sala, sem a trancar, e fiquei a trabalhar até tarde. Quando a altas horas da madrugada decidi descansar, não consegui sair da sala... Tive que escolher um sofá e esperar pela manhã para ser salva.


smells like springtime

:)

sexta-feira, 19 de março de 2010

apanha ar, se não conseguires fazer magia

Três dias de sol e boas temperaturas em Vilamoura que não deram para fazer muito mais - a conferência foi muito boa, atenção! não me estou a queixar - do que, para além do local da conferência e o caminho para casa (que eu achava vá-se lá saber porquê que era da cegonha, ao qual alguns insistiam em chamar flamingo e na verdade não era nem uma coisa nem outra! e juro! Juro! que não foi o álcool a falar, pelo menos por mim!), um passeio na Marina e uma bela noite de jantar de gala com direito a pezinho de dança.

(ah! e também vi talvez as escadas mais bizarras de todo o sempre! dava para perder o equilibrio e não percebi bem a justificação para aquelas guardas... mas todo o hotel fugia um bocado a qualquer justificação... se calhar no meio daquilo tudo até era coerente... who knows?!)

No passeio pela Marina - passeio relâmpago no coffee-break - perdi a cabeça e comprei uns sapatos. Espanto não por ter comprado uns sapatos mas sim por me ter decidido tão rapidamente (foi um flash!) e por ter comprado uns sapatos tão altos mas tão altos que nem sei, primeiro, como é que os comprei daquela altura e, segundo, como é que não caí deles a baixo logo na loja... Tudo isto por causa do jantar de gala dessa noite.

O jantar de gala foi muito agradável, simpático, bem servido (o chef devia estar apaixonado... eheheh! :) ), muito saboroso, com pratinhos tão enfeitados que até dava dó encangalhar aquilo tudo só por termos que jantar, música ao vivo que variava entre um saxofonista que tocava um jazz muito bom e um faduncho bem cantado e tocado. Mas o melhor da noite nem foi ali e ainda estava para vir - casino connosco!

Fomos juntar-nos ao congresso de medicina que também estava por lá. A noite durou até às tantas - felizmente desta vez não teve o desfecho trágico da noite de aniversário do nosso querido Balú... - e fiquei mesmo surpreendida comigo: desenferrujei ossos, músculos e articulações de tanto que eu dancei e mais! Em cima daqueles saltos! Direitinha e sem cair :) (You would be veeerrrryyyy proud!!!) Se caísse - ou-se-algo-mais-acontecesse... ahahahh! - médicos para me tratar da saúdinha era o que não faltava ali.

O regresso a casa foi uma aventura... ninguém conhecia o local como a palma das mãos, o gps não reconhecia os empreendimentos mais recentes (essas geringonças...! :p) e, pior, não estavamos todos no mesmo local. A brincadeira da cegonha-flamingo-whatever voltou e a páginas tantas estava com a sensação de que estavamos perdidos no golf a rir e com uma grande vontade de rir à gargalhada.

Deu para apanhar ar. Só foi pena não ter dado para fazer magia - o trabalho não parou de se acumular... Até me apetece dizer uma palavra em alemão! Mas parece mal.

.

terça-feira, 16 de março de 2010

estamos sempre a aprender

Sobrevivi.

Sobrevivi ao dia de ontem.

Não foi com distinção mas cá estou... Ainda meia atordoada com tudo. Os últimos dias têm sido tão estranhos. Uma confusão de sensações físicas e de emoções que às tantas já acho que se transforma num ciclo vicioso. Tenho um ponto final, dois pontos de interrogação e um ponto de exclamação. Não sei bem o que fazer com eles mas tenho um bocadinho mais para pensar (que não tive nos últimos dias...), o que agora é bom. Não dá para baixar os braços porque o combóio não pára. Mas dá para respirar um pouco. E aprender. Aprender.

Amanhã? Amanhã quero ir e fazer melhor. Sobretudo do que fiz ontem. E aprender.

Muito!


sábado, 13 de março de 2010

desejo-te tempo

Gostei tanto de ouvir aquele avô Pietro a falar das suas criações feitas a partir do que, à primeira vista, pode parecer que já não serve para nada...

Cheio de entusiasmo, fez-nos uma visita guiada pelas suas obras na Ler Devagar - onde o tempo estava sempre presente - captando a nossa atenção para as suas engenhocas muito engraçadas, cheias de poesia e com uma imaginação do tamanho do mundo que nos fez rir muito. Gostei tanto!

Fez-me lembrar o meu avô que também tinha um grande dom para conseguir ver nos materiais o seu poder de reutilização. Mas que infelizmente já não nos pode fazer estas engenhocas.

Quem tem um avô assim tem muita sorte. Tudo para alegrar o mundo.


ler - ouvir e ver - devagar


Sabia que na 6.ª feira à noite era o lançamento em Lisboa (no Porto já tinha sido há mais de um mês) do A Rua da Estrada - eu não queria perder.

Rumei à Lx Factory. Nem sabia bem o que ia encontrar... Quer dizer, sabia mais ou menos qual o conteúdo do livro e queria muito ver as fotografias (sabia que existia um capítulo chamado "casas kitadas" que me abriu o apetite!!) porque gosto do modo como Álvaro Domingues nos apresenta o nosso país - uma imagem fiel do que realmente é.

A apresentação foi feita por várias pessoas - João Cabral, Teresa Sá Marques, Pedro Gadanho, Gonçalo Byrne, entre outros - que seleccionaram várias imagens do livro e as comentaram. Foi bom ouvi-los.

(Para quem gosta e se interessa pelas questões do território português, o seu crescimento e metamorfose, recomendo porque vale mesmo a pena - resumo em www.dafne.com.pt)

quinta-feira, 11 de março de 2010

i' m blind

Who can that be? I cannot see!

Não sei o que me deu para dilatar a pupila àquelas horas do dia... Foi cegueira para a tarde toda. Não via nada. Nadinha. Não consegui fazer nada da parte da tarde e a luz incomodava-me de uma forma alucinante. A minha vontade era andar de olhos fechados pela rua...

Tenho muito medo de ficar mesmo cega.

Mas lá me fui guiando...



Escutando no vento
Tua voz secreta
Que me sopra por dentro
Deixe-me ser só ser

No teu colo eu me entrego
Para que me nutras
E me envolvas
Deixa-me ser só ser

Um ponto de luz
Que me seduz
Aceso na alma

Um ponto de luz
Que me conduz
Aceso na alma

Por trás dessa nuvem
Ardendo no céu
O fogo do sol rai
Eternamente quente
Liberta-me a mente
Liberta-me a mente

Um ponto de luz
Que me seduz
Aceso na alma

Um ponto de luz
Que me seduz
Aceso na alma

Sara Tavares, "Ponto de Luz"

segunda-feira, 8 de março de 2010

será este ano?

O novo High Violet já tem data marcada e o concerto por cá também. Já não falta tudo!

Já comecei a fazer figas! :)









domingo, 7 de março de 2010

menina!

É o que sou! Sou mesmo uma ME-NI-NA!

É o que acontece a quem se balda aos treinos... mas lá que sabe bem voltar, isso sabe :) O pior acaba por ser o day after e tudo o que está associado...


(A banda sonora: nestas alturas só me lembro de umas músicas dos Ukurralle que se ouviam na faculdade - umas melodias simpáticas que entravam muito no ouvido ao ponto as cantarolarmos quando nos distraíamos, embora as letras sejam de deixar os ouvidinhos de uma princesa em chamas! - e em especial uma frase: "agora aguenta". Que agressividade...)


I need to rest.


sábado, 6 de março de 2010

na via sacra

Antes de começar, enquanto se explicava sumariamente aos elementos da Alcateia o que se iria passar, surgiram naturalmente questões entre os nossos pequenos curiosos:

Lobito - Kaa, e estas cruzes todas... o que são?

Kaa - São as Estações.

Lobito - Ah! Como o Verão e o Inverno!

Kaa - Bem, aqui é diferente... Temos 14 destas cruzes a simbolizar as Estações...


quinta-feira, 4 de março de 2010

já cá estou

Mas ainda nem tenho bem os pés no chão...

Estive em São Miguel - exacto! fui mesmo para o meio do temporal, sim... - e foram uns dias bem passados, praticamente dentro de casa, mas ainda assim foi bom (é incrível a quantidade de coisas que se consegue pensar enquanto se montam aparafusam gavetas e montam móveis... não é? aahhahaha). Fui mesmo surpreendida pelo tempo: não me lembro de ver nada assim e desconfio que os próprios micaelenses também não!

Para além da paisagem lindíssima (não deu para tudo mas o que vi foi mesmo fenomenal), também as pessoas fizeram a diferença - a BabyMary foi a anfitriã e os seus amigos muito simpáticos, que fiquei a conhecer - tornaram a estadia por lá muito boa e já tenho vontade de voltar, apesar de todas as peripécias e viagens atribuladas que mais tarde poderei aqui contar (aliás, nem seria eu se tudo corresse dentro da normalidade, não é verdade?).

Agora vou descansar...
(O Rodrigo Herédia é um homem com muito charme... é o que vos digo! :) )

Fica a promessa feita: eu vou voltar.