domingo, 27 de abril de 2008

tomorrow - day(s) after

Pois... nem sei por onde começar (como te disse!).

Disse que daria notícias se tudo corresse bem... E acabei por não dizer muito - até agora. Correu bem melhor do que eu esperava - estava decidida a tomar uma decisão drástica, caso fosse necessário. Felizmente não foi :)

A ida ao Sul não foi pacífica e a viagem custou-me imenso: perdi o expresso porque nem ouvi o despertador, ter que conduzir sozinha naquela auto-estrada monótona onde praticamente não me cruzei com vivalma, apenas um gato (felizmente não era preto! e não o atropelei) e com poucas horas de sono - não foi tarefa fácil para mim que até adoro conduzir... Valeu-me a rádio e as bacoradas que se dizem, e as músicas para eu cantar por cima.

Como de costume, toda a gente me recebeu muito bem (sim, sim, não dei tempo à recepcionista para pensar sequer numas pérolas para me dizer!) apesar de se sentir um ambiente triste... Já sabemos que the end is near...

Acabei por estar mais tempo do que o planeado (eu já devia ter um cartão de cliente frequente/ pontos de tanto pernoitar por lá!) mas foi produtivo. O trabalho ficou pronto, feito, terminado, impresso, assinado, gravado, copiado, etc, etc, - ficou ENTREGUE.

O ritmo dos dois dias foi intenso mas ainda deu para descontrair e rever alguns amigos! Almoçar no sítio do costume (quando me viu, o dono do restaurante até disse que era motivo para abrir uma garrafa de vinho e perguntou se eu estava de volta - claro que não se abriu garrafa nenhuma porque bem sabemos os estragos que fez da última vez... Ehehehe! O vinho que nos sugere é sempre muito bom e.. escorrega bem e...), caminhar pela Ria e apanhar Sol foram coisas que não dispensei!

Vi uma exposição de desenhos da pintora Paula Rego, num registo diferente daquele que estou habituada a ver dela - sobretudo porque eram desenhos em papel e não telas, e as cores não eram tão escuras e frias, mas o dramatismo continuava a existir. A história do "Príncipe Porco" é talvez a que recordo melhor - aqui fica (no final, as usual) uma imagem das obras que vi: "A Sedução do Príncipe Porco", de 2006.

Não conheço todo o percurso da pintora e do que conheço, acho-a crítica e algumas das suas obras ferem-me mas apesar de tudo admiro a forma como aborda certos temas. Às vezes, sinto-as perturbadoras mas há algo nelas que me prende o olhar e me atrai, deixando-me por momentos a percorrer os seus detalhes. Valeu a pena e recomendo!

E lá chegou a hora de me despedir de todos e de vez do meu querido gabinete de vista fantástica para a Ria... Fazer as malas, e trazer quase dois anos de vida na bagageira. A viagem de regresso não foi melhor que a ida: carro bem cheio (embora não até ao tecto! que o carro é um grande maquinão mas convém não abusar), novamente auto-estrada deserta, cansada e rádio bem alto.

Cheguei a casa de madrugada... Exausta mas viva!


1 comentário:

(n)Ana disse...

exausta... mas viva...!
venha o próximo capítulo...!!
Beijinho com saudade