domingo, 27 de abril de 2008

encontro de primavera

Ontem foi dia de regressar aos dias BIO, agendados há semanas - a Herdade do Freixo do Meio era o destino.

O Encontro de Primavera foi, tal como eu esperava, uma lufada de ar fresco (pronto, quentinho, vá! esteve cá uma brasa!!) na minha semana alucinada. A Herdade é mesmo fantástica! Aquele lugar deu-me vontade de encher bem os pulmões para recuperar o fôlego, necessário para enfrentar os próximos tempos.

Logo à entrada, um senhor encaminhava os automóveis. Depois de estacionada a biatura, continuavam a existir lugares por perto, embora não fossem muitos. Ao sair do carro reparei que o senhor lá continuava e estava a indicar um lugar a um jipe que se aproximava. Ele repetia o gesto e o jipe cada vez mais perto... sem sinal de abrandar! A senhora, ao volante do seu bruto TT, decidiu seguir em frente a todo o gás e não estacionar onde ele indicou... Prontamente e em bom alentejano, disse "Ná deves ver ben có esses ócls escurs!!" - claro que tive que me conter e, claro, rir para dentro!

Estava tanto calor... Bom, mas lá se fez a caminhada até ao espaço onde decorria a mostra de produtos regionais, onde não faltavam os queijos e vinhos tradicionais. Os animais da herdade estavam diferentes... vi cavalos e burros que não eram os mesmos da outra vez, haviam menos perus e menos porcos - devem ter sido... vendidos, como se disse.

O programa era variado mas eu queria ver as provas dos cães pastores. Já tinha visto na televisão mas ao-vivo-e-a-cores é sempre outra emoção. Os cães eram todos muito parecidos e acho mesmo que eram todos da mesma raça (não percebo nadinha do assunto! fica aqui registado). Eles eram lindos (claro que com a cerca entre nós ainda os conseguía admirar melhor!) e muito habilidosos!

Ao longo da prova, tinham que fazer uma série de tarefas, entre elas: reunir as ovelhas, conduzi-las, separá-las em 2 grupos iguais, voltar a juntá-las, separar apenas uma (e tinha que ser preta), etc. - aquilo era uma canseira e não eram permitidas dentadas nas ovelhas. Foi impressionante ver o entendimento entre o pastor e o cão!

Estar ali e não ir ver as belas casas-de-banho que também ajudei a construir era imperdoável! As agora chamadas WC ECO (30!) estão mais alentejanas que nunca - a parte de baixo (onde funcionam os duches) já não tem o cimento à vista, está pintadinha de branco com uma barra amarela, como manda a tradição daquelas paragens. Os interiores levaram igualmente o seu touch - que aquele cimento à vista está démodé - e o duche já é de água quente.

E meninas, temos novidades: já existem casas-de-banho para líquidos! Eu vi mas não experimentei. A era do contrai-à-frente-descontrai-atrás é coisa do passado!!!

Ninguém diria que estivemos por lá acampados tantos dias, há coisa de um mês... Quer dizer, tirando aquilo que intencionalmente se deixou, claro, como as casas-de-banho, pórticos, etc.

Passeio para cima, passeio para baixo, com uns quantos disparates pelo meio, uns mais engraçados que outros, mais umas quantas voltas e chegou a hora de jantar. Havia bailarico com o Rancho Folclórico de Foros de Vale Figueira, seguiram-se os Sons de Cá (que gostei muito de ouvir e de quem ficámos fans! gostava de ouvir o cd... posso? :) ), e ainda os Fora de Prazo (que para mim ainda deviam ser os mais divertidos - sentia-se pela forma descontraída como tocaram aquele I Will Follow!! - mas que não tive o prazer de ouvir até ao final).

Depois de um dia tão bom, a banda sonora para o regresso a casa parecia não ser a mais adequada - aquele clubbing não era de todo o que se pretendia - mas lá se descobriu uma estação melhor.

Gostei muito :)
Obrigada!



1 comentário:

(n)Ana disse...

:o)
Pois... eu não podia ir porque tive lá o casório no norte, na terrinha por trás do sol posto... atrás dos montes!
Mas folgo saber que tudo correu bem e que foi bem frequentado! hehehe
Então acabou-se a era do "contrai a uretra, descontra o esfincter" e vice-versa...?
Meuito bem... progressos!