quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

lufada de ar fresco

Este tempo chuvoso e cinzento deixa-me entristecida...

As notícias que me vão chegando também não ajudam. Desgraças por todo o lado, aqui e noutras paragens, cenários destruídos, desoladores, a dor de quem perdeu tudo, alguns que insistem nos disparates e que ainda vem falar em canalhices, oportunistas, discursos vazios, gastos e repetidos para os quais já me vai faltando muita paciência... Estou cansada.

Felizmente, nem tudo são más notícias :)

Não é uma notícia quente & boa mas é boa, é positiva, é uma esperança - será que dá para acreditar? Não resisto a transcrever a notícia retirada daqui (desconheço quem assina).

Golfinhos estão de regresso ao Tejo

"A despoluição está a trazer de volta uma espécie de mamífero marinho há muito desaparecido do Tejo.

Um grupo de golfinhos foi avistado, na semana passada, a subir o rio Tejo. Um fenómeno que se tem repetidamente com mais frequência nos últimos meses e que poderá ter ligado à melhoria da qualidade da água. "Há uma dezenas de anos atrás, o Tejo tinha, tal como o Sado, uma colónia de golfinhos residente. Agora, com a despoluição das águas, em resultado da construção de ETAR e da deslocalização de algumas fábricas, os animais estão a regressar de novo, atrás dos peixes que procuram o rio para desovar", explicam os biólogos. "A poluição do tejo tem melhorado muito, o que se constata pela observação de espécies sensíveis, como caranguejos, bivalves e alguns peixes. O estuário do rio poderá voltar a ter colónias de golfinhos nos próximos 30 anos", prevê Maria José Costa, do Instituto de Oceanografia. Os golfinhos que aparecem no Tejo são da espécie roaz-corvineiro (Tursiops truncatu), um mamífero marinho que se alimenta de peixe, moluscos e crustáceos."


É ou não é para se ficar contente?


Sem comentários: