sábado, 20 de fevereiro de 2010

olhei para o céu, estava estrelado

Decidi aceitar o convite para uma noite diferente - uma observação nocturna. Não é coisa que eu faça todos os dias, na verdade, há muito tempo que não olhava para o céu e tentava identificar as estrelas e as constelações.

No caminho começou a chover, e bem, temi que não fosse possível ver nada mas não desisti. Fui.

Quando cheguei a chuva parou, as nuvens deram umas tréguas e os verdadeiros entendidos já estavam a postos para explicar o que se poderia observar a olho nu e através das poderosas lentes dos seus telescópios.

Comecei pelas Três Marias para depois partir para Orion. Também foi engraçado ver que a Ursa Menor continua mais ou menos a mesma e a Estrela Polar também :) Depois ouvi quem percebia do assunto e, com a ajuda do planisfério, tentei identificar o mais que pude.

A verdadeira loucura foi ver de perto o que os telescópios permitiam. Para além das estrelas, constelações e nebulosas, para mim o ex-líbris da noite foi quando consegui ver Saturno e os seus anéis!

Saturno com os meus próprios olhos!

Estava com um ar esverdeado mas quem percebia do assunto disse que habitualmente era marfim. Acredito que em marfim fosse ainda mais bonito mas mesmo assim foi um espectáculo e tanto! Inicialmente parecia que era uma alucinação, parecia um planeta de brincar mas não - eu estava mesmo a ver S-A-T-U-R-N-O!

Vou querer repetir.


Sem comentários: