quarta-feira, 8 de outubro de 2008

o dia promete

Começa hoje o EUROSUN 2008 - a primeira grande conferência sobre o Aquecimento e Arrefecimento Solar dos Edifícios; o AMFORHT Fórum Lisboa 2008 sobre o tema Climatic Changes and Tourism Education Challenges; uma série de conferências, seminários e outros eventos paralelos, e começa também a parte minha semana em roda viva nestas andanças (e a cidade também já começa a estar virada do avesso!).

Hoje à tarde com holandeses, amanhã britânicos e mais tarde novamente com holandeses e pode ser que ainda se agendem outros encontros promissores. Espero que corra tudo bem (e que mesmo que não brilhe, que pelo menos não me enterre! Ehehehe!) e que se lance a primeira pedra para uma relação frutuosa com todas as entidades com quem me irei reunir.

Assim sendo fica o apelo - especialmente para ti Yin Zhen - ensina-me a dizer umas palavrinhas em holandês (que eu só dou uns toques no alemão e já com algum esforço...) :) Ainda tenho algumas dúvidas quanto ao que vestir, especialmente na recepção com o Sr. Embaixador - tenho que me especializar nos protocolos! Eheheh! E dispenso a "roupinha nova" de 2.ª f! :) -, já recebi umas dicas mas toda a ajuda é bem-vinda!


2 comentários:

Yin Zhen disse...

Mais umas, agora com a cabeça mais no lugar, não é muito diferente do alemão, nem sequer do inglês:

> Hallo, Ik Ben Zoe (Olá, eu sou Zoe)

> Goedemorgen, goedmiddag e goedenavond (Bom Dia, Boa tarde, e Bom Serão) - os G lêem-se ligeramente arranhados. tipo ruudmiddarr - ligeiro com muito ar)

E agora a verdadeira lenga lenga holandesa com uma palavra quase única ou não fossemos nós um povo extremamente educado.

>se faz favor - obrigada- de nada
>alstublieft - dank u - geen dank

> Alstublieft (axtublift) - uma verdadeira palavra holandesa, entre o por favor, e o se faz favor. Quando dás a passagem a alguém numa porta, dizes isto, ou quando entregas algo, ao que o outro responde

> Dank U veel (dánk ú vél), e tu sais-te com um

> Geen dank (rein dánk) geen significa nulo, ou seja não precisa de agradecer, há outras variantes da lenga lenga, mas esta é a mais directa.

Tot Ziens en veel geluk
Até a próxima e "parte uma perna"

Zoe disse...

Tu és lindaaa!!!
Dank U veel ;)
Bjs,
Z

ps - dp conto como correu, pelo menos a reunião com o primeiro holandês correu mt bem, vamos ver o resto :) wish me 'veel geluk'