sexta-feira, 31 de outubro de 2008

trick or treat

Nunca prestei muita atenção a esta altura do Dia dos Finados - ou antes, à noite -, ao Halloween, e companhia, até ter ido para Coimbra. Lá, para além das 'tradicionais' - ehehhe! - festas em que íamos todos bem mascarados (num dos anos, usei uma peruca vermelha da Mary Lin que fez muito sucesso! Todos apareceram vestidos "a rigor" excepto um grupo de espanhóis que... bom... coitados... Mas sem dúvida que foi uma beeeela noite! ;) ), conheci uma espécie de trick or treat luso - era o bolinhos e bolinhós.

Os bolinhos e bolinhós é a cantiguinha que os meninos que andam à noite pela rua, vestidos de preto (se bem me lembro), com uma caixa de sapatos de cartão decorada, com uma vela acesa no interior (no fundo é o equivalente à abóbora dos outros países... I guess) vão cantando às portas a que batem:

Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados.
À porta daquela cruz

Truz, truz, truz…
A senhora está lá dentro
Sentada num banquinho
Faz favor de vir à porta
P’ra nos dar um tostãozinho.

Se quem estiver do lado de dentro for generoso e der alguma coisa... ouve:

Esta casa cheira a broa
aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
aqui mora algum santinho

Se quem estiver do lado de dentro não oferecer nada... também ouve:

Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho

Esta casa cheira a unto

Aqui mora algum defunto


(espero não ter escrito nenhum disparate... mas é disto que me lembro desta altura em Cbr!)

Estou de partida... Ainda que por poucos dias. Vamos ver se vou receber doce ou travessura... Se vou gostar do que vou encontrar ou se me vai dar uma dor de barriga monstruosa!

Bom, vou tratar da mala! :)


1 comentário:

Just Brain Rubbish disse...

só para me dar a conhecer e dizer-te que tenho o teu link no meu blog...http://justbrainrubbish.blogspot.com/