terça-feira, 7 de julho de 2009

eu vi!!!!

Depois de muitos km's percorridos com a sola dos meus confortáveis ténis (que são confortáveis mas que para tudo há um limite!) naquela interminável feira internacional do artesanato, onde começo por ver o artesanato português com muita atenção e paciência (e onde este ano perdi a cabeça, ou melhor a carteira!) - by the way, acho que há cada vez mais coisas bonitas! não fosse a limitação orçamental teria dado um maior incentivo ao artesanato nacional! - mas que rapidamente se esgota no pavilhão internacional e a dada altura já tudo me parece igual... africanos, brasileiros e peruanos... aqueles odores intensos... o dia de praia foi mais que merecido.

Deixada a chuva para trás, queria-se sol e mar. O sol lá foi aparecendo, mas as nuvens... essas é que teimaram em aparecer, mesmo sem serem convidadas. A água estava óptima, apesar de no primeiro contacto parecer ge-la-da.

Se a elasticidade de outros tempos fosse a mesma, teria conseguido pôr protector solar pelo corpo todo... Assim, fiquei só convencida de que tinha conseguido pôr, em vez de ter efectivamente posto pelo corpo todo - escaparam-me duas bolinhas nas costas. Duas manchas dolorosas e bem vermelhas...

Adiante.

A companhia foi óptima - não só pelas belas gargalhadas mas também pela partilha do sentimento de boca aberta - admiração - espanto - hipnose - fixação quando os golfinhos decidiram dar um ar da sua graça! Senti-me uma criança!

EU VI!!!

As criaturas, que teimaram em não aparecer à malta mais pequena que os quis ver naqueles três dias, brindaram-nos com um dia em cheio. Começámos por ver as barbatanas dorsais, depois aqueles movimentos em que os golfinhos costumam vir à superfície respirar e por fim, chegámos mesmo a ver aqueles saltos espectaculares! Foi magnífico!

E A MÁQUINA?!

Pena foi ver que há quem não seja capaz de os respeitar... Compreendo que seja difícil ficar longe destes animais com um ar tão simpático mas... é preciso. Mal se começaram a avistar os primeiros golfinhos, foi ver algumas motas de água dirigirem-se para o meio deles - e se nos incomodam a nós que estamos na praia, nem quero imaginar de que forma os incomodam (até porque são mais sensíveis e nem têm tampões para os ouvidos!).

Ao que parece actualmente a população tem cerca de 25 indivíduos mas já foram perto de 60... Há muito tempo. A população está ameaçada... por vários motivos, entre eles este. Espero que os projectos/ planos de preservação/ etc. corram bem.


2 comentários:

dirty-frank disse...

É fantastico ve-los a saltar, do outro dia fui velejar e tive a sorte de ver alguns (:

Zoe disse...

São lindooooosssssss :)