domingo, 25 de novembro de 2007

passagem pela UC

Gostei de saber que a Universidade de Coimbra é a melhor instituição de ensino superior em Portugal, segundo o jornal The Times no seu Times Higher Education Supplement (vi aqui, no site da Lusa) - apesar de não saber detalhadamente os critérios do ranking.

Foi lá que vivi durante os anos em que estive a estudar para me licenciar. O balanço, agora com a distância de uns anos (e alguns km s), é sem dúvida muito positivo!!

Foi uma experiência muito enriquecedora a vários níveis. Nem tudo foi fácil (nunca é!), tive momentos de grande, forte e intensa luta interior que se traduziram em momentos de grande in- e de satisfação, de grandes angústias, de grande euforia, de entusiasmo, de contentamento, que hoje (e inevitavelmente) os vejo com outros olhos.

Desde logo o "sair de casa dos pais" é um momento um bocado doloroso mas que aos poucos se vai compensando com a independência (ilusória) e responsabilidade de gerir a "nossa casa nova". Os desafios eram outros e sentia-me mais dona do meu nariz!

As amizades também sofrem com a distância mas também se fortalecem e ganham outros impulsos. E sobretudo constroem-se novas amizades. Sabe sempre bem quando se cruzam na nossa vida pessoas fantásticas, interessantes e especiais!

O "espírito académico" foi vivido à minha maneira. De certa forma não tão intensamente como a fama que as praxes académicas da "Cidade dos Estudantes" têm... devido à minha maneira de ser e talvez ao curso que escolhi. No Código da Praxe (que tem a sua graça e "inspirou" outros por todo o país) estão definidas as "regras do jogo", por assim dizer. Mas acho que por mais histórias que aqui relatasse nunca conseguiria ser capaz de transmitir como é, acho até que só quem passa pela Universidade de Coimbra percebe o espírito que por lá se vive!

E o curso... o curso! O curso é intenso, rico, envolvente e apaixonante! Desgasta (muito) o corpo e a mente! Mas vale a pena!! Foi duro? Foi. Houve alturas em que me questionei sobre o caminho que estava a fazer, e apesar de ter tido momentos em que me faltaram as forças, hoje digo "ainda bem que não desisti!". Conta com professores de muito nível, alguns deles marcaram-me muito (Eheheh! Muito ;) ). Sou curiosa por natureza e a descoberta, o conhecimento, a procura desse saber sempre foram bons para "matar essa sede", e aqui recebi mais "ferramentas" para melhor o procurar e encontrar. Tem falhas, com o nosso espírito crítico poderá ser melhorado mas foi bom! Muito bom!!

A cidade é uma lição de História. Para o bem e para o mal... Inicialmente estive de "pé atrás" e neguei-me a toda e qualquer ligação e relação com ela mas aos poucos acho que me deixei conquistar. Comecei a conseguir ver o que de tinha de bom, apesar de sempre me ter faltado o mar...

Por tudo isto e muito mais que aqui falta, para mim nunca a passagem pela UC se poderia resumir apenas ao curso, à licenciatura, ao estudo porque é muito mais. Não se restringe à sala de aula, foi o ambiente que vivi, envolveu e respirei, todas as experiências, as pessoas com quem me cruzei, os conhecimentos adquiridos, crescimento pessoal, a descoberta, e foi também a cidade experimentada. Porque a tal Universidade foi, é e será A Univer(sc)idade (o trocadilho feliz de um colóquio).

(Fico por aqui... pode ser que um dia ainda venha a tentar descrever algumas histórias de lá!)



Sem comentários: