quinta-feira, 29 de maio de 2008

utopia

Que tédio de dia de trabalho. É que nem o computador queria colaborar! Levou anos a iniciar, depois fez umas actualizações e foi necessário reiniciar, aí demorou séculos, o ecrã ficou preto e tive que lhe dar uma ajudinha para iniciar devidamente, a impressora também decidiu que hoje não era dia de trabalho, acabou o toner...

Anyway, o que vale é que o fim do dia chegou felizmente depressa - lá fui a uma inauguração!

Vernissage marcada para as 19h30 para ver Utopia.

Utopia é uma exposição de fotografia sobre as várias utopias urbanas desenvolvidas no século XX, ou melhor, sobre os edifícios projectados e construídos nesses contextos com vista a uma vida melhor. São edifícios das décadas de 50-70, edifícios modernistas onde predomina o betão, vistos pela objectiva de fotógrafos contemporâneos, decorridos nalguns casos 50 anos da sua construção.

Claro que não poderia faltar uma Unité d' Habitation de Le Corbusier (por Arni Haraldsson, se não me falha a memória...). Gostei também de ver a torre giratória da televisão (Fersenhturm) de Berlim, com fotografias de Tacita Dean.

Mas eu rendo-me às fotografias a P&B - as fotografias de implosões mostradas na exposição são muito interessantes. São de Mathieu Pernot (foto mais a baixo, da série Implosions), curiosamente o mesmo senhor que tem expostas outras fotografias que me intrigaram - não consegui perceber porquê, se era da técnica usada, montagens ou.. sei lá.

Eu preferia que junto às fotografias se incluíssem plantas, cortes e/ou alçados para que pudesse haver um maior entendimento entre a "utopia", os princípios que lhe deram origem, etc. (talvez fruto do olhar viciado!) mas talvez seja melhor assim...

No fundo são edifícios modernos que se queriam admiráveis, geniais, que hoje estão degradados (quase que apetece dizer que a idade não perdoa...), alguns já demolidos, e que não resolveram os problemas a que se propunham dar resposta... talvez por serem parte disso mesmo - uma utopia.

Do que também gostei muito foi da companhia :)


Sem comentários: