segunda-feira, 29 de setembro de 2008

1001 músicos

Este domingo realizou-se no CCB a segunda edição da Festa das Escolas de Música - 1001 Músicos.

Foi um dia inteirinho de concertos em 3 espaços (grande e pequeno auditórios, e no foyer do grande auditório) onde os alunos do ensino artístico especializado, de vários níveis e idades, mostraram algum do trabalho que desenvolveram ao longo do passado ano lectivo. E como não poderia deixar de ser a minha ex-escola de música também esteve representada e muito bem representada :) Deu na tv e tudo!

Só consegui ver 1,5 concertos... Fiquei longe do meu plano inicial: 3 concertos. Ao primeiro não cheguei a tempo... Era jazz... Snif! Mas não lembra a ninguém um concerto a começar às 13h30! Ao segundo (e motivo maior da minha presença) cheguei bem a tempo - do concerto e da confusão que foi conseguir entrar naquele grande auditório, praticamente lotado!! - e pude ouvir, ver e aplaudir as três escolas de música do concerto 4. Já ao terceiro concerto... Apenas cheguei a tempo de ouvir meia música do Conservatório de Coimbra e duas músicas do Conservatório de Sintra (começaram por interpretar Led Zeppelin, Stairway to Heaven, mas não tocaram tudo o que estava no programa... ou então eu estava muito distraída e não os ouvi interpretar Herbie Hancok, Cantaloupe Island - e se me pusessem a tocar no foyer com aquela barulheira toda do andar de baixo... também eu desmoralizava!!).

O concerto 4 foi muito bom. Começou com a Academia de Sta Cecília (com quem, no meu tempo, fazíamos alguns intercâmbios... Ehehe!) e o tema de J. Barbera e W. Hanna, (Meet) the Flinstones, que nos fez sorrir a todos pela magnífica interpretação da orquestra e do "Fred Flinstone disfarçado de violoncelista dos nossos dias"!! Seguiu-se a Fundação Musical dos Amigos da Crianças (adorei a canção brasileira que interpretaram - W. Henriques, Virapurú) and last but not the least a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo!!

Começaram com Stravinsky, Suite n.º 2 para Pequena (que não era nada pequena!) Orquestra, não sei se terá sido a melhor escolha... Não é fácil, nem o público percebeu as pausas porque desatou a bater palmas entre andamentos (continuo a achar que distribuir uns papelinhos à entrada destas salas, com sugestões para apreciar os espectáculos, não seria nada mau... sempre se evitavam, entre outras coisas, aqueles shhh irritantes, que devem desconcentrar os músicos). O final foi muito bom: Joly Braga Santos, "Hino à Juventude" da Sinfonia n.º 4.

Enjoy! A música porque a imagem... enfim...


Sem comentários: