terça-feira, 23 de setembro de 2008

experimentar o espaço

Ontem o CCB deu a conhecer a exposição Espaços Sensíveis - Colecção de Arte Contemporânea da Fundação "La Caixa".

Se já tinha gostado muito das duas anteriores - a Pipedream e a Não Te Posso Ver Nem Pintado - gostei ainda mais desta! Muito mesmo! É Arte Contemporânea e são principalmente instalações - acho que ando a perder um bocado o gosto pelos "clássicos"... Talvez porque nesta exposição se trate disso mesmo, de espaços sensíveis onde somos postos à prova e que nos provocam (bem sei que isso acontece com qualquer obra de arte mas sinto-me diferente nestas), experimentamos o espaço: umas vezes de forma "normal" (não é esta a palavra que quero usar mas não encontro a the one...), noutras de forma mais teatral.

Nesta inauguração falou-se naturalmente muito castelhano e a visita guiada - também em castelhano - foi feita pela comissária da exposição Nimfa Bisbe. Andavam por lá muitas caras conhecidas (já sei o nome do senhor em quem tropecei dos óculos à Le Corbusier! Ehehe! E já me cruzei com ele fora do CCB, uma das vezes até foi no sábado na ExperimentaDesign), principalmente do mundo das artes plásticas.

Gostei muito de algumas, especialmente o Globulocell (2001) do brasileiro Ernesto Neto, feito em lycra e areia; A instalação de Soledad Sevilla, Fons et Origo (1987) - uma combinação de luz e água, reflexos e som, muito interessante; As imagens de Bill Viola em What Is Not and That Which Is (1992); and last but not the least e talvez a minha instalação preferida, a de Dominique González-Foerster, Petite (2001).

Esta última foi a minha preferida. A ideia que retive foi a de uma menina à janela (tal como o espectador, já que vemos a projecção do vídeo enquadrados por uma estrutura de vidro e alumínio, como se fossem também janelas) de olhar um bocado perdido e, atrás dela, o cenário vai mudando. Aqui fica uma imagem... que apesar de não valer mais que mil palavras (podia ser melhorzinha! foi o que o telemóvel permitiu..) mas que acho que já dá para "abrir o apetite" :)


Sem comentários: