quarta-feira, 17 de setembro de 2008

rrrruuuunnnnn...

As minhas semanas têm começado a um ritmo alucionante! Diria mesmo que as minhas 2.ªs feiras têm sido sempre a abrir e esta não foi excepção (depois de fins-de-semana sem grande descanso... qualquer dia adormeço em pé!).

Esta 2.ª feira foi um dia preenchido, foi uma aventura! E nem sei como não falhei mais coisas... O dia terminou tarde, aliás, terminou já na 3.ª f quando fi-nal-men-te cheguei a casa! Adiante, e desculpas à parte (e apresentadas e aceites - o mais importante!), o momento cultural do dia foi passado no Museu Colecção Berardo.

Decidi fazer o percurso ao contrário, numa tentativa de fintar a multidão que acompanhava o sr. Comendador Berardo... em vão.

Comecei pela obra de Miguel Palma, "Google Plane" (2008). Um aviãozinho suspenso que apresenta duas "faces": visto de cima, está revestido com uma ortofotografia - numa espécie de mundo bem real como quem anda lá em cima, a olhar cá para baixo, e vê a terra, as construções, etc; visto de baixo, vemos o céu... como quem sonha e olha para o céu!

No mesmo espaço, estavam ainda outra obra de Miguel Palma, "Batalha Naval", e três peças de On Kawara (um artista japonês que trabalha em Nova Yorque e que eu desconhecia, e continuo a desconhecer na verdade porque não explorei mais o seu percurso e obra...).

Segui para a exposição do artista francês Alexandre Perigot - PIPEDREAM. A entrada é.. interactiva, digamos assim, requer algum equilíbrio :) (vi pessoas a serem surpreendidas!! ehehe! dava uns apanhados engraçados!!) com "Palaispopeye" (2006) - somos convidados a passar em cima de placas rotativas que têm uns painéis com imagens, onde o movimento, nos faz ter uma percepção diferente delas.

Senti na exposição um tom crítico e irónico que achei muito interessante. A escolha dos materiais e a materialização dessa crítica (seja com os vídeos, com som até aos suportes mais físicos e palpáveis) é-nos apresentada de forma muito interessante, na minha opinião.

Uma dessas obras é "Funkypipe" (2008). Não posso dizer que a tenha achado bonita - whatever that means... - mas achei-a curiosa. É composta por estruturas ondulantes - tubos que suportam umas prateleiras com objectos - que sugerem o movimento da ondulação dos corpos, por exemplo, ao dançar, ou ao cambalear, tendo como pano de fundo uma imagem de plataformas petrolíferas. Esta instalação é acompanhada por um vídeo de Richard Hoeck (quanto a mim, nada inocente... senti que de certa forma me condicionou).

"Sometimes you win, sometimes you lose" (2007) é composta por uma série de tubos plásticos que nos acompanham durante boa parte da exposição. É uma espécie de mega (relativamente ao comprimento e não à sua secção) tubo rígido de aspiração central onde percebemos, através do ruído, que anda qualquer coisa lá dentro...

Preparava-me para seguir para outra sala, continuando na exposição e... por pouco não me atravessei mesmo à frente do sr. Comendador! Travei a tempo!! Não me apercebi que a PIPEDREAM tinha terminado e que estava nada mais, nada menos que a meio da NÃO TE POSSO VER NEM PINTADO (quer dizer, não senti como o fim da exposição, foi mais uma espécie de mistura, de ponto comum ou momento de intersecção das duas exposições...). Deixei passar toda a comitiva, e decidi seguir a direcção da exposição, apesar de me faltar toda a parte anterior.

NÃO TE POSSO VER NEM PINTADO - um novo percurso pela Colecção Berardo, é uma exposição sobre a figuração na pintura. Comecei pelas obras de Martyal Raysse e passei para obras de Paula Rego (desta vez não senti tanta agressividade, apesar de estar lá representada.. foi estranho), vi também Francis Bacon, David Hockney, entre outros.

Estavam mais artistas portugueses representados que gostei muito de ver, como Luis Noronha da Costa e Julião Sarmento (deixo duas imagens, a primeira "This is simply a metaphor" (2002), e "Patterns of nuclear family life" (2002) ).

O mau/ bom (momento bipolar! ehehe) de tudo foi ter olhado para o relógio e ver que estava atrasada para o compromisso seguinte... e desatar a correr. Já não fui ver o resto da exposição, portanto o regresso com mais tempo está prometido (e quase marcado ;) ).

Sem comentários: