sexta-feira, 19 de setembro de 2008

festival chão

Tive que interromper a minha surpresa - segue dentro de momentos - para ir à LxFactory ver afinal do que se tratava o Projecto Chão.

Pelo que percebi (e bem pelo que confirmei na página deles) este projecto está relacionado de certa forma com arqueologia industrial (pelo menos como ponto de partida... não sei como serão os próximos festivais), na reabilitação urbana e, naturalmente, com a história dos edifícios.

Projecto Chão:
"Os edifícios e terrenos devolutos de Lisboa não só ocupam, como vedam áreas urbanas, subtraindo-as à cidade. Com cada novo espaço devoluto, a Cidade diminui. Porém, estes espaços em transição poderão ser espaços momentaneamente abertos à cidade - ao seu uso.
O principal objectivo do projecto Chão é criar núcleos efémeros de dinamização que fomentem esse uso e que evidenciem o que se acrescenta e permanece na cidade que muda, quando essa mudança é ditada pela vivência plena e actual do seu espaço.
O projecto Chão consiste na ocupação temporária de edifícios devolutos previstos para demolição ou remodelação.
Os edifícios/espaços são escolhidos de acordo com a sua localização, estado de conservação e interesse arquitectónico. Assegurada a infra-estrutura mínima para o seu funcionamento, cada edifício será temporariamente ocupado por um programa de actividades definido a partir da especificidade do local."

O Chão: Lx Factory começou hoje e dura até dia 20 (sábado). Às 22h lá estava eu para assistir à projecção de Berlin Babylon, um filme de Hubertus Siegert sobre as intervenções urbanísticas e arquitectónicas em Berlim (1996-2001) com alguns nomes bem conhecidos no campo da arquitectura.

Confesso que estava à espera de algo um bocadinho diferente. E as cadeiras eram bastante desconfortáveis... Impediram-me de ver o filme decentemente e para o fim desejei ardentemente que teminasse pois eu estava no limite!!

Perdi a vontade de fazer a Ronda Nocturna (que deve ter sido bastante interessante - não saí sem trazer documentação!! Eheheh) e muito menos de ouvir o DJ de serviço.

Meine Bett: Ich vermisse dich!
(o meu alemão já viveu melhores dias... será que tem erros?!)


Sem comentários: