domingo, 21 de setembro de 2008

warm-up

O primeiro contacto que tive com a obra de Peter Zumthor deve ter sido há quase 10 anos, quando me falaram do seu projecto para o edifício das Termas de Vals, na Suíça. Foi uma espécie de love at first sight, senti-me logo seduzida pela sua obra que é mais, muito mais. Por isso a expectativa quanto a esta exposição - o suposto warm-up da ExperimentaDesign de 2009 - sobre a obra do arquitecto suiço era elevada.

Os bilhetes para assistir à conferência na Aula Magna esgotaram, e assim perdi a oportunidade de partilhar o espaço com este senhor e de o ouvir. Infelizmente aconteceu...

Esta exposição está na LxFactory - andei tanto tempo a querer ir lá, sem conseguir, e agora na mesma semana apareço duas vezes! não há fome que não dê em fartura(s), não é? ahahah ;) - e vale bem a pena ir e fechar os olhos a alguma desorganização (de quem coordena aquilo tudo, não tenho queixas dos voluntários!).

Não vou estragar a surpresa e falar sobre tudo o que está exposto... Digo apenas que as salas onde estão as instalações de video são fantásticas (e segundo percebi, foi ideia do próprio arquitecto) e que nos fazem sentir como se estivessemos mesmo no local! Ah! E acrescento que os desenhos são lindos (tanto os rigosoros como os livres)! E... que os projectos são interessantes e os principais/famosos estão lá todos (das Termas, à Capela Bruder Klaus, está lá tudo :) )! E que as maquetes também são originais (há uma que cheira um bocado a... esquisito... o que não é muito bom)! E os livros! E resumindo e baralhando, vale a pena ir ver :)

E rever: à saída basta pedir para carimbar o bilhete e assim já dá para entrar novamente uma vez - vou voltar!
(fica uma fotografia de uma maquete do projecto para o Memorial da Queima das Bruxas, Finnmark)


Sem comentários: