segunda-feira, 1 de setembro de 2008

des saveurs méridionales to the british 'flavours'

Depois do recomendadíssimo (e muito bem!) La Graine et le Mulet, seguiu-se Irina Palm. Mas já lá vamos.

La Graine et Le Mulet (em português, O Segredo de um Cuscuz) é um filme do ano passado de Abdellatif Kechiche, de quem nunca tinha ouvido falar. Gostei muito do filme, é envolvente.
Retrata a vida de Slimane, um homem cansado, prestes a ser despedido e a forma como dá a volta à sua situação. Pelo meio, as relações com as suas famílias onde o lado feminino é dominante - são sempre elas a comandar o barco, a fazê-lo chegar a "bom porto". E claro, um cuscuz que eu não provei mas que devia ser saboroso!




Irina Palm - é surpreendente! É um filme de Sam Gabarsky - outra pessoa que desconhecia e me leva a pensar que a minha cultura cinematográfica anda pelas ruas da amargura... - e onde Marianne Faithfull é inicialmente a avózinha Maggie que depois, para salvar o neto doente, se transforma na fantástica Irina Palm - the best right hand in London.
Uma história real, sem falsos moralismos que gostei muito de ver.



Dois bons filmes que me prenderam a atenção. Dois bons filmes que me fizeram não pensar no assunto por alguns instantes. Dois bons filmes a fechar a minha semana que terminou de forma tão má. Aliás, má é pouco... Foi péssima.

Sem comentários: