terça-feira, 9 de setembro de 2008

falar.. em público - the great adventure

Depois da televisão, jornais e afins, estreei-me nos seminários. É verdade, um seminário em Serpa!

Tive a oportunidade de ir antes do dia em que iria fazer a minha comunicação e assistir a tudo desde a abertura. Assim poderia ver todas as comunicações dos dias de seminário e perceber melhor a(s) linha(s) de pensamento para melhor enquadrar o que ia apresentar. Para variar, no tempo que a antecedeu, estive ansiosa - confesso - mas já lá vamos.

À hora marcada para a partida, lá estava o motorista, eu e o colega de profissão, ficando a faltar a estrela da companhia, o nosso colega-de-profissão-mais-importante - o presidente! (Mais importante porque sem ele não se fazia a abertura do seminário! Ahaha). Não bastava estar atrasado, como ainda apareceu vestido igual a mim - eu nem queria acreditar!! O outro colega reparou e comentou...

A viagem correu bem (viemos a conversar, não deu para recuperar algumas das horas que fiquei a dever a esse fantástico spot da noite chamado VDL - Dj Pillow rules!!) e a recepção ainda foi melhor: muita simpatia com uma lembrança saborosa - queijo de Serpa e uma garrafinha de azeite!

Conheci algumas pessoas que só conhecia "em teoria" (dos projectos e outros trabalhos que desenvolvem), algumas estrelas da área, e aprendi muito. Vim renovada e com mais ideias e mais claras - embora não totalmente clarificadas!! Ehehe! You kow me...

Não posso deixar de falar nos verdadeiros passeios gastronómicos que fiz nestes dias!! Nem me posso aproximar da balança - ela pode gritar :) Acho que também vem daí algum do sucesso da minha intervenção... Já explico!

Fiquei - muito bem - instalada na Casa de Serpa, uma casa de turismo rural que já falei aqui. O dono deu-me uma série de dicas para conhecer Serpa, que tentei seguir apesar de o tempo não ser muito. Tive a sorte de a minha estadia coincidir com o lançamento do recente livro de Manuel Alegre, no espaço VOL - o evento contou com teatro (interepretação da Companhia de Teatro BAAL 17) e cantares alentejanos (Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa) e adorei ouvi-los cantar! Aquelas vozes são tão poderosas que até me emocionei!

Num passeio nocturno, encontrei um cartaz do seminário na rua... com o meu nome escrito - eu sei, eu sei... vá, eu preciso de um desconto, foi a primeira vez!! Tirei uma foto e tudo!!!

Chegado o dia de falar... Deu-me a dor de barriga e os suores frios... Como é óbvio! As comunicações que antecederam a minha provocaram alguma agressividade na plateia - ainda fiquei mais nervosa!!! Valeu-me falar depois de almoço - ehehehe - um almocinho saboroso, de comida regional, bem... regado :) Tenho quase a certeza que foi toda a gente mais descontraída para o auditório, e ainda bem! Eu e o orador que se seguia almoçámos perto um do outro e apenas provámos o vinho na hora do brinde!!

Passaram pela minha cabeça milhentas coisas, milhões de cenários, triliões de hipóteses... Estava bem acelerada e sem ter bebido um copo de vinho!! Nem queria pensar na ideia de não estar preparada para responder... E se o computador pifava?? E se não conseguia ler as minhas notas? E se gaguejava ou não conseguia falar de todo? Que grande dor de barriga!!

Na hora da verdade... tudo correu bem. Os nervos foram-se! Falei do que me pediram e acho que correu mesmo bem. Não repetia amanhã mas não fiquei com medo. No final, recebi elogios que me deixaram mais confiante :) Sem esquecer todo o apoio que recebi via sms - foi muito bom recebê-las!

E foi cá uma descarga de adrenalina...! Mas parece que a prova foi superada :)

A grande aventura estava terminada com um regresso a casa debaixo de um temporal.

Hei-de voltar.


5 comentários:

Yin Zhen disse...

Quem não tira a fotografia à primeira vez que vê o nome? E à segunda? E à terceira? Eu acho que sempre que vir o meu nome, e me orgulhar de ele ali estar, tirarei uma fotografia... da mesma maneira que senti orgulho quando este outro nome por aqui foi citado.
Os meus parabéns, já te disse, acho que sim, mas se não volto a dizê-lo... tu és uma mulher de multidões, de massas (não de esparguete).

Anónimo disse...

parabéns, ainda bem que vai tudo "in a right way".

ps - não estranhes, uma vez estava em lx para um concerto e vi um cartaz (fixado ao lado de um caixote de lixo) com o nome da minha banda e tirei uma foto também (:

Zoe disse...

Obrigada :)
Mas não tenho esse poder todo e... bom, acho que sou mais dada ao esparguete - já reparaste no meu corpinhos de sereia, não? Eheheh
Agora, com alguma distância, posso dizer que gostei :)
Foi apresentado um projecto por lá que achei que tinha o teu dedo... sabias? Não consegui ver a equipa técnica toda...
Foste ver o Zumthor?

Zoe disse...

antão:
obrigada e obrigada pela visita :)
quando terei o prazer de te ouvir tocar? espero que esteja para breve!

(n)Ana disse...

claro que foi prova superada...!
não se esperava outra coisa!