segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

eu fui à GOTA AMARELA

A Gota Amarela é a actividade para Guias e Sub-Guias das Alcateias dos Agrupamentos do Núcleo da Barra. Foram dois dias em que estes lobitinhos de elite ;) receberam formação em diferentes áreas (montagem de campo, pioneirismo, socorrismo, culinária, entre outras) e que posteriormente irão transmitir aos restantes elementos dos seus bandos.

Foi a primeira vez que integrei uma equipa de animação da I.ª Secção. Foi uma espécie de estágio para uma próxima actividade onde, se tudo correr bem (comigo, não com eles!), darei uma ajuda.

Confesso que tinha alguns receios quanto à actividade porque nem sempre consigo ter a sabedoria que gostava para lidar esta malta mais pequena, muito exigente e de olhar atento. Mas todos os meus receios desapareceram nas primeiras horas! Eles são mesmo engraçados :) E todos me receberam de braços abertos.

O tema foi "Os Piratas" e a 51 mostrou a sua garra!! Aaaaahhhhh!! (era o grito pirata!) :D
Os nossos lobitos (sim porque já os sinto meus também!) estiveram todos muito bem! Apenas surgiram ligeiras dores e algumas lágrimas que se resolveram rapidamente. São crianças interessadas, atentas e com vontade de aprender o que havia para ensinar e sempre disponíveis para ajudar naquilo que foi necessário fazer.

Deveríamos ter formado os bandos (entre as várias alcateias) na viagem... mas na realidade a tripulação começou a ver muita gente a circular, temeu que virássemos o barco e pediu-nos que os sentássemos - ahahaha! Meninos!!

Começámos a formação dos bandos e o nosso estava mesmo difícil - inicialmente não havia "clientes" para o bando Gancho. Recebemos um Guia muito, muito pirata, campeão em mau feitio e uns elementos campeões em paciência para o aturar - mas o bando acabou por funcionar e correu tudo bem nos vários ateliers.

À noite mostraram os seus dotes de actores quando representaram as suas peças no Fogo de Conselho. Fartei-me de rir com o "Piratão Partxicolár" (ler com sotaque brasileiro, sff), com o "rodinhas, rodinhas, ro-dinhas, rodinhas" e com os disparates que saíam da boca do nosso Guia!! Fomos os "Piratas com Classe" (nem de propósito! até no escuro nos reconhecem!! :D)

As meninas adoraram o meu cabelo - nunca pensei fazer tanto sucesso junto desta malta de palmo e meio!! Começavam por passar uma mão, a seguir as duas mãos e depois gostavam de embrulhar os dedos nos meus caracóis!

Felizmente conseguimos desmontar antes que começasse a chover e, depois desta noite, corrijo e acrescento que ainda bem que desmontámos antes do verdadeiro temporal começar!!

Não posso deixar de elogiar o nosso mestre de cozinha, o nosso Aquelá, que nos cozinhou saborosas refeições :)

Balanço positivo - gostei muito! E acho que a Alcateia também gostou!
Aaaaahhhhhh!




Sem comentários: