sexta-feira, 25 de julho de 2008

quem é amiga, quem é?

O meu amigo JF (posso chamar-te assim, não? :p) ensinou-me a fazer um bolo delicioso. É uma bombinha calórica, mesmo boa para os diab(r)etes mas é muito, muito, muito bom.

Amanhã era dia de o fazer novamente mas não vai acontecer... Não vou ter tempo, a mãe não pode comer, o pai também não deve e a mim, sinceramente, não me apetece chocolate.

O fogão não é bem o que mais gosto de pilotar como sabem - ehhehehe! ;) - mas o (pouco) que faço até costuma correr bem. Este bolinho é simples, rápido e delicioso - uma receita muito à minha medida! Como sou amiga, aqui fica :) (pronto, sou voluntária desde já provar o resultado... para ver se fica igual ao meu!)

Vão precisar de uma forma com cerca de 23cm de diâmetro, que deve ser untada e depois forrada com papel vegetal e polvilhada com farinha.

Para a massa são necessários 4 ovos, 200gr de açúcar, 200gr de chocolate em barra, 190gr de manteiga. Para decorar (para quem se quiser entreter!): chocolate em pó e granulado de chocolate para polvilhar. Ah! E colocar umas groselhas também fica com muita pinta ;)

E agora mãos à obra! Toca a bater os ovos bem batidos com o açúcar. Entretanto é preciso partir o chocolate em pedacinhos e juntá-los à manteiga para derreter (o micro-ondas serve, derrete tudo muito bem). Depois de derretido o chocolate, basta juntá-lo à mistura dos ovos e mexer tudo muito bem com uma vara de arames.

Quando a massa estiver au point, ou seja, bem mexida, verte-se para dentro da forma untada, etc, etc, e vai a cozer a 200ºC, durante cerca de 20 minutos e et voilà!

Depois é só decorar.

Aviso à navegação: não comer quente! (A última vez que o fiz cá em casa, como o bolo é mesmo bom, não levou cobertura nenhuma e ninguém esperou que arrefecesse e.., andámos a disputar a i.s.!)


2 comentários:

(n)Ana disse...

hehehehehe
bolo quente... rabinho alegre!
Quem ganhou na disputa?
Hum... Aposto que foi o pai...

Zoe disse...

Ganhei eu... Mary que é Mary nunca perde! - parafraseando a minha querida MFreska :D
Devo ter sido quem ficou com a maior 'opinião' sobre o bolo! Eheheh