sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

tertúlia farense - janeiro

Esta semana a Tertúlia Farense voltou a reunir, à 5.ª feira como é costume.

Desta vez o restaurante escolhido foi o Crioula - e muito bem porque a refeição estava deliciosa. E que surpresa boa que foi voltar a ter a companhia da querida IC que veio propositadamente de Lagos (e parabéns pelo concurso de fotografia! ;) ) - as saudades já eram muitas!

Confesso que quando soube que esta sessão da tertúlia seria num restaurante de comida africana tive algum receio... Apesar de gostar de conhecer outras cozinhas para além da nossa portuguesa e da africana não ser propriamente novidade, desconhecia a ementa escolhida pelo chef (na nossa tertúlia é sempre o chef do restaurante a que vamos que propõe) e a minha última experiência com a moamba de galinha não foi das melhores (aliás, eu devia assumir logo que não gosto mesmo deste prato em vez de estar sempre a tentar dar uma one last chance à moamba para ver se o defeito é do cozinheiro... ou não)!

Tudo o que nos foi apresentado tinha um aspecto e aroma apetitosos (tirando a moamba - não dá!). Começámos por provar umas Beringelas panadas que estavam do melhor, bem como as Chamussas e os Pasteis de Mandioca (estes últimos tinham ar de pastéis de bacalhau). Deixámos as entradas e passámos para os cinco (ehehe!) pratos que nos serviram (isto para jantar e durante a semana foi forte! mas muito bom!).

Primeiro veio a famosa Cachupa (devo dizer que estava divinal!), seguiram-se a Moamba de Galinha (pois...), Moqueca de Camarão :), um prato vegetariano :)) e um Caldo de Peixe (igualmente bom mas infelizmente não fui a tempo de provar a banana verde - nunca comi e estava curiosa). Ainda tinha que ter espaço para as sobremesas - é coisa que geralmente não perco ou não fosse eu uma gulosa incorrigível e não tivesse um corpinho de sereia para alimentar!!

Foram apresentadas cinco (ihihihi!) sobremesas: Mousse de Manga, Tarte de Maça com Canela e Caramelo (que muito me fez lembrar o Apfelstrudel, quentinho e tudo), Doce de Papaia à Crioula com Gelado, Doce de Batata Doce com Coco e Tarde de Requeijão e Manga - yummy!!!! Delicioso!!

Com estas saborosas iguarias bebi uma excelente sangria - sugestão de um dos habitués da casa, sentadinho à minha frente ;) - deixei o vinho de lado (lá chegará o tempo em que saberei apreciar devidamente esse néctar dos deuses - estou à espera de professor...;) ), que inicialmente ajudou (a sangriiiiiaaa...!) a apagar o fogo que se instalou na minha boca depois de provar o picante da casa - eu estava a soltar labaredas!!!

Depois a coisa lá acalmou e pude saborear a refeição em paz... E nem fui quem ficou pior - o picante era mesmo... agressivo!! Mas foi muito divertido, acho que quase consegui ouvir algumas pessoas a apitar com o calor que invadiu certas e determinadas bocas! Ahahah (também deu para sentir um bocadinho do calor que me espera... num certo e determinado lugar... ehehehe!)

Nesta sessão não houve propriamente tema - começámos a ensaiar a comemoração do primeiro aniversário da tertúlia entre os comensais presentes, fizemos uma espécie de balanço. Vai ser assinalado de forma especial mas que não posso revelar ainda.. é surpresa! O debate de ideias foi interessante apesar de continuar a achar que há sempre pessoas a recorrer a alguns lugares comuns... que já estão batidos e cujo discurso se torna maçador.

O nível da tertúlia manteve-se muito bom - um debate rico que se seguiu mais uma vez a óptima refeição. E agora continuaremos a desenvolver as ideias para o nosso aniversário! I can't wait!!!!

















(só para registar que não tenho nada contra a moamba de galinha, aqui fica uma foto parecida com o prato que nos foi apresentado - digamos que.. não é o meu prato favorito!)

2 comentários:

(n)Ana disse...

hehehe nhaca do espaço!
parece ranhoca aquela cena à esquerda...
Mas pode nem ser mau de todo!
:op
Cozinha africana é assim um daqueles mistérios para mim... tirando a cachupa que comi uma em versão vegeta mas a das pessoas "normais" tinha um aspecto espectacular e cheirava muito bem!

Zoe disse...

Aquilo tem um sabor... neutro, diria que quase não sabe a nada!

Acho que ías gostar da comida desta África (se bem que não é a minha preferida dentro das africanas que provei, prefiro a marroquina).

Todas as vezes que comi cachupa, estava deliciosa! O mesmo não posso dizer da moamba de galinha... sempre a bater no ceguinho, I know that ;), anyway, eles tb têm pratos vegetarianos.

Digo-te que aquelas beringelas estavam divinais!!

Curiosamente em Marrocos também comi umas beringelas recheadas com arroz e tomate deliciosas :)

Com isto tudo fiquei com fome! O almoço hoje foi peixe: massinha de peixe, típica deste cantinho!