sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

tertúlia farense - fevereiro

Ontem foi noite de Tertúlia Farense, noite em que se comemorou o primeiro ano de vida destas conversas à mesa sobre as múltiplas dimensões da cidade de Faro, no restaurante Capitão-Mor.

O tema foi "Ria Formosa no Séc. XXI - A exploração de recursos e riscos costeiros" apresentado pelo Professor Doutor Alveirinho Dias, um especialista na matéria e professor da Universidade do Algarve, na Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente. Tendo como pano de fundo a Ria Formosa, o Professor explicou a sua dinâmica e a erosão costeira, referindo o caso particular da praia de Faro.

Após a nomeação de personalidades/ entidades que se destacaram ao longo do ano na cidade de Faro por parte dos oradores das várias sessões das Tertúlias (que decorreu na sessão anterior e votado via internet entre os elementos da Tertúlia), foram ainda apresentados os vencedores dentro das áreas seleccionadas. São eles:

Foi com muita pena que não estive presente... Muita pena mesmo, já que vou sempre cheia de entusiasmo a estas sessões onde aprendo mais sobre Faro e sobre o Algarve, acompanhada de boa comida e sempre em boa companhia.

Maybe next time...



quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

em repeat

nos meus ouvidos, na minha cabeça, no leitor...

(não é o video oficial, é muito bom, é de Vincent Moon)



I have your good clothes in the car
So cut your hair so no one knows
I have your dreams and your teeth marks
And all my fingernails are painted

I'm here to take you now

You were right about the end
It didn't make a difference
Everything I can remember
I remember wrong

How can anybody know
How they got to be this way
You must have known I'd do this someday
Break my arms around the one I love
And be forgiven by the time my lover comes
Break my arms around my love

Break my arms around the one I love
And be forgiven by the time my lover comes
Break my arms around my love

I don't have any questions
I don't think it's gonna rain
You were right about the end
It didn't make a difference

I'm here to take you now

Out among the missing sons and daughters of the SoHo riots
Out among the missing sons and daughters of the SoHo riots

I'm here to take you now

How can anybody know
how they got to be this way
You must have known I'd do this someday
Break my arms around the one I love
And be forgiven by the time my lover comes
Break my arms around my love

Break my arms around the one I love
And be forgiven by the time my lover comes
Break my arms around my love

Break my arms around the one I love

The National, "Daughters Of The SoHo Riots"

payback time


Ora depois daquela cena hilariante que me deixou a cantarolar a música horas a fio, chega a hora da vingança!!!

E diz que é assim... Depois da namorada do Jimmy Kimmel, Sarah Silverman, ter confessado ao mundo como é uma mulher de sorte com "I'm fucking Matt Damon", o próprio Jimmy Kimmel achou que também tinha umas coisinhas a dizer, aproveitando a maré de confissões. Vai daí, decidiu brindar-nos também ele com uma musiquinha igualmente boa para o ouvido e para a vista!

O mundo dá cada volta... Aquilo que é verdade hoje, poderá não ser a verdade de amanhã e porque toda a gente sabe que a sabedoria popular anda pelas ruas da amargura... deverá ser reformulado o provérbio a vingança é um prato que se serve frio... pois este é um pratinho beeeeemm quente ;)

p.s.- claro que é tudo na brincadeira... estou ansiosa pelas cenas dos próximos episódios!!


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

check out the calendar

Que dia é hoje? Sexta-feira, 13! Só pode!!!

O dia até começou bem mas tem vindo a descambar... Só falta mesmo o programa deixar de funcionar de vez (apesar de eu achar que já resolvi o problema mas com o material informático.. you never know) para que o dia acabe da pior forma.

Diz-se por aí que as más notícias correm depressa e desta vez não foi excepção - um dos meus objectivos, daqueles importantes e interessantes, foi pelo cano antes mesmo de começar a trabalhar nele (momentaneamente, espero!! enquanto há vida, há esperança e portanto ainda a alimento).

Como se isto não bastasse, depois de almoço consegui fazer com que um pau - tipo barrote com alguns 2m de comprimento - me acertasse em cheio na testa. Até vi estrelas!! Que dor!! O pior mesmo foi estar a sair de casa para ir às compras, e não ter tempo para voltar atrás em busca do gelo... Fiquei com a sensação de que até o olho queria inchar (se é que isso é possível em mim... não será certamente uma coisa bonita de se ver... digo eu, seria um freakshow!) e nem consegui ver bem as coisas no supermercado...

No supermercado pedi gentilmente a uma empregada que me cedesse uns caixotes de papel, ela respondeu-me tão mal que me vi obrigada a sorrir e voltar-lhe costas. Francamente! (No LIDL não acontecia isto!! Ahahah) No fundo eu até lhe estava a fazer um favor porque se lhe levasse os caixotes, ela não teria que os carregar para o papelão. E eu nem lhe falei mal para poder justificar aquele tom.

Nem conto mais para não desatar a chorar!!! :D Enfim... Ando com umas energias maradas e com uns sonhos esquisitos. Tudo poderia ser muito pior, é um facto! Como pessoa positiva que sou irei dar a volta ao texto! E voltar tudo isto a meu favor :) Oh yes I will!


upa '08 - unidos para ajudar (fevereiro)

Já aqui falei da campanha UPA '08, remember?

Pah... Esqueci-me de registar aqui que a música de Fevereiro já está disponível (e há umas semanas... ops!).

As palavras/atitudes deste mês são negar/assumir. E, tal como no anterior, temos novamente um dueto muito feliz: agora Rodrigo Leão + JP Simões, com a música "Ele é que não". Para ouvir aqui.

Passa a mensagem :)

batalha informática - o dia seguinte...

E não é que descobri a fonte do problema?! Até que enfim!!!

Agora é só conseguir perceber melhor a fonte e dar cabo dela de vez... Sim porque a forma de acabar com este programa canibal tem que ser eficaz para que ele não se transforme ainda num maior comilão-de-bocados-de-outro-programa. Pelo menos já sei qual é o predador...

E mi aguardji, qui eu vou txi pégá!!
MuhAhahAhhaaaa!!


terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

batalha informática

Hoje quase que me deixei vencer pelo computador...

Não tivesse sido eu levemente bafejada com essas características da teimosia e da paciência (levemente só! levemente mesmo!!!!) e mais pela curiosidade, hoje não teria descoberto o erro/ problema do programa que me tem atormentado nos últimos tempos. Este erro iria obrigar-me a demorar o triplo do tempo a fazer algumas coisas e para outras.. confesso que nem estava a ver solução.

Só amanhã, novo dia, é que consigo confirmar se é mesmo assim mas pelo menos já me sinto mais confiante - estou a fazer figas para que tudo corra bem.

Os programas deviam ser todos amigos uns dos outros, não andar a competir entre eles, a pregar-lhes rasteiras, nem apagar "partes" dos outros... Isto é um campo de batalha!! Fogo, o material informático é dos diabos...


domingo, 24 de fevereiro de 2008

juno: loved it



You’re a part time lover and a full time friend
The monkey on you’re back is the latest trend
I don’t see what anyone can see,
In anyone else but you


Here is the church and here is the steeple
We sure are cute for two ugly people
I don’t see what anyone can see,
In anyone else but you


We both have shiny happy fits of rage
I want more fans, you want more stage
I don’t see what anyone can see,
In anyone else but you


You are always trying to keep it real
I’m in love with how you feel
I don’t see what anyone can see,
In anyone else but you


I kiss you on the brain in the shadow of a train
I kiss you all starry eyed, my body’s swinging from side to side
I don’t see what anyone can see,
In anyone else but you


The pebbles forgive me, the trees forgive me
So why can’t you forgive me?
I don’t see what anyone can see,
In anyone else but you


Du du du du du du du du
Du du du du du du du du


I don’t see what anyone can see,
In anyone else but you


Michael Cera & Ellen Page, "Anyone Else But You"

one day...

São dias como o de hoje que me constrangem muito mas que ainda assim reforçam a minha decisão.

Talvez por ser do que mais me custa ver... Talvez porque me atinge, me afecta, me faz sentir pequena e impotente. Está totalmente fora do meu controlo e por mais que faça, e queira continuar a fazer, parece que os efeitos são praticamente inexistentes ou são nulos.

Dias como o de hoje acontecem. Tenho que me preparar.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

give your love

A 17 de Maio deste ano, Lisboa irá juntar-se ao concerto global da World Peace One.

Descobri este evento/ organização sem fins lucrativos há pouco tempo (e continuo sem saber muito...) e o que despertou a minha atenção foi o facto de ter fins humanitários e estar ligada à música.

O concerto (uma iniciativa semelhante ao Live Earth) já esteve marcado para outras datas e agora, se tudo correr bem, será no dia 17 de Maio - serão 30h de emissão contínua. Em Portugal, em princípio vai acontecer no Estádio de Alvalade (segundo li também no DN e Blitz).

Aguardo mais desenvolvimentos...

Fica a música do evento "Give Your Love" de Gavin Christopher.



i can't spell it out for you

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

doentio!

Só para partilhar uma coisa - o I'm fucking Matt Damon está tornar-se doentio!!

Ao longo do dia de ontem andei a cantarolar para mim (para "dentro" portanto) a música do "I' m fucking Matt Damon", alternando (mas pouco!) com o refrão "Tais-toi mon coeur - Je ne te reconnais pas" de uma música dos Dionysos.

À noite, enquanto tomávamos um café/ chá, ele falava e eu ouvia, e de repente... PLIM! Eis que na minha cabeça saiu um "I'm fucking Matt Damon"!!!!

A vontade de soltar uma gargalhada foi tão grande! Tive que me controlar, dentro do possível, ou não tivesse acabado de beber o meu chá e a conversa não estivesse a ser +- séria... Por pouco não atirei com tudo ao ar e me sujei toda!! (o que em mim - campeã do disparate - não seria propriamente novidade...)

Pensava eu que a coisa já estaria mais controlada... I'm fucking Matt Damon!


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

again and again and again and... again

Continuo sem perceber...

Continuo sem perceber porque é que neste cantinho-à-beira-mar-plantado não se podem fazer as coisas às claras, sem fazer perder tempo a tanta gente, sem enganar ninguém, porque é que continuam a existir cunhas e cunhados...

Continuo sem perceber porque é que não haveremos de ser práticos e objectivos sempre que é necessário...

Continuo sem perceber.


trois choses que jamais tu ne devrais pas oublier

La mécanique du coeur....




On dit que je suis né le jour le plus froid du monde
On dit que je suis né avec le coeur gelé
On dirait même qu'on m'a porté à bout de ventre
En haut de la colline qui surplombe la ville..
ET SES CLOCHERS!

Là haut vivait dans une drôle de maison,
Une sage femme dite folle par tous les habitants.
Alors qu'elle passait son temps à réparer les gens,
Les perdus, les cassés, avec ou sans papier.

Oh Madeleine qui aimait tant,
Oh Madeleine qui adorait
Oh Madeleine qui aimait tant..
REPARER LES GENS!
Oh Madeleine qui aimait tant
Oh Madeleine qui adorait
Oh Madeleine qui aimait tant...
REPARER LES GENS!

Comme elle m'a installé sur la table de la cuisine
J'ai cru un instant qu'elle voulait me dévorer.
Me prendrait-elle pour une poulet grillé,
Que l'on aurait oublié de tuer?

Elle me découpait la peau de la poitrine.
Ses grands ciseaux crantés plantés entre mes os,
Elle a glissé une horloge dans mes débris glacés
En lieux et place de mon petit coeur gelé.

Oh Madeleine qui aimait tant.
Oh Madeleine qui adorait
Oh Madelaine qui aimait tant.
Oh Madeleine qui adorait
Oh Madeleine qui aimait tant..
REPARER LES GENS..

[Ouh ouh ouh ouh ouh]

Elle m'a dit mon petit ya trois choses que jamais, Oh grand jamais tu n'devras oublier

Premièrement ne touche pas à tes aiguilles
Deuxièment ta colère tu devras maitriser
Et surtout ne jamais oublier quoi qu'il arrive,
Ne jamais se laisser tomber amoureux,
Car alors pour toujours, à l'horloge de ton coeur
La grande aiguille des heures transpercera ta peau,
Explosera l'horloge, imploseront tes os,
La mécanique du coeur sera brisée de nouveau.

Oh Madeleine qui aimait tant,
Oh Madeleine qui adorait
Oh Madeleine qui aimait tant..
REPARER LES GENS!
Oh Madeleine qui aimait tant
Oh Madeleine qui adorait
Oh Madeleine qui aimait tant...
REPARER LES GENS!

oh Madeleine
Oh Madeleine
oh madeleine....

Dionysos, "Le jour plus froid du monde"

novidades, novidades... não é só no continente

Ora aqui está uma forma original de se dizer uma coisa a alguém!
Sinceridade acima de tudo!!

E ainda por cima... COM o Matt Damon!

Rir, rir, rir :D

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

eles andam aí...

Está genial!!!
Adorei o anúncio! O que eu já me ri com isto!!

A Toyota decidiu comemorar a parceria no FANTASPORTO com uma edição limitada - o Aygo Fantas.

Eles andam aí.... Muahahhahaa :D

pós-vernissage

Aquelas imagens não me saem da cabeça... Continuo a ver os olhos de Bloncourt e as fotografias p&b daquelas pessoas. Por incrível que pareça, apesar da distância temporal (já que as fotografias são das décadas de 50/60), sinto aquelas imagens como retratos de uma realidade não muito distante - recordo a antiga Pedreira dos Húngaros e algumas das imagens que temos dos romenos, por exemplo...

Ainda com a exposição de Gérald Bloncourt na retina, andei a deambular pela internet... encontrei um documentário que me fez parar e assistir até ao fim - Uma Vida Nova, um documentário de Nuno Pires.

Deixo aqui a sinopse.

Não tinham sequer 20 anos. José e Guiomar foram para França a salto nos anos 70, sem saber uma palavra de francês. Deixavam Portugal sob a ditadura, à procura de uma vida melhor, mas sem nunca esquecer o seu país de origem e sempre com vontade de voltar um dia.

Trinta anos depois, decidiram regressar. Porquê agora? Alguns meses atrás, os seus dois filhos escolheram viver em Portugal. Portanto, José e Guiomar já não têm nada que os prenda a França. Mudar de vida outra vez, aos 50 anos, tem algo de assustador, mas eles preparam-se para esta mudança com a mesma coragem e a mesma esperança que tinham há trinta anos.

Retrato intimista, diálogo entre um filho e os seus pais, este documentário tem também valor de testemunho sociológico abordando as questões da emigração e da integração da comunidade portuguesa em França.

(Pode ser visto aqui)








Gérald Bloncourt

Immigré portugais arrivant à la gare d' Austerlitz à Paris
(1965)

vernissage

Por Uma Vida Melhor.

É este o nome da exposição de fotografia p&b de Gérald Bloncourt que ontem abriu portas e que pude ver a convite da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Colecção Berardo.

Bloncourt apresenta-nos o seu olhar sobre a emigração portuguesa. São retratos das difíceis condições em que viviam e trabalhavam os portugueses que rumaram a França, que na sua grande maioria se concentrava na periferia das cidades - les bidonvilles.

Não sendo expert na matéria, considero-as imagens intensas, fortes, expressivas daqueles que fugiam à pobreza que também por cá se vivia, motivados por uma força maior que lhes dava energia para ir (e muitas vezes fazer centenas de quilómetros a pé) para um país estranho, onde nem a língua conheciam. Algumas fotografias parecem-me familiares, não por ter família próxima que tenham decidido emigrar (acho que só a mim me passou a ideia pela cabeça!) mas porque conheço alguns emigrantes (dos tempos em passei férias em Trás-os-Montes) e identifiquei muitos objectos, expressões, gestos...

Na exposição existem ainda alguns documentos e livros escritos na época (alguns censurados por abordarem o tema...) e documentários de José Vieira, também ele emigrante em França.

O fotografo de 81 anos esteve presente, gostei imenso do seu olhar e de o ouvir falar sobre as suas fotografias. Ainda me senti tentada a ir falar com ele e dar-lhe os parabéns pelo seu trabalho mas... bom, se o senhor se entusiasmasse e quisesse continuar a conversa, eu ficaria em maus lençóis! O meu francês está muito enferrujado... Achei por bem não arriscar.

Também estava por lá Joe Berardo... E cada vez que o vejo, lembro-me sempre do sketch do Gato Fedorento, com o mini-caixotinh' a dizer "fuck you!" - hilariante!

Como sempre nestas ocasiões, não perdi a tendência para o disparate e tropecei num senhor... Pedi desculpa, e o senhor também me dirigiu um "desculpe" com um french accent e uns óculos muito particulares - redondos à Le Corbusier. Passei o resto da exposição a tropeçar nele... A sua cara não me é de todo estranha mas o nome não me ocorre, nem por nada!

Deixo aqui duas das minhas favoritas, é difícil escolher... Vale a pena ver - até 18 de Maio.


















De bidonville en bidonville: Lisbonne - Paris. Camp de l' Abbé Pierre à Noisy le Grand (1954)



















L' enfant du taudis: comment s' evader? Paris 11e (1964)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

p. s. - ; )



Will you count me in?

I've been awake for a while now
You got me feelin like a child now
'Cause every time I see your bubbly face
I get the tinglies in a silly place

It starts in my toes
And I crinkle my nose
Wherever it goes
I always know
That you make me smile
Please stay for a while now
Just take your time
Wherever you go

The rain is falling on my window pane
But we are hiding in a safer place
Under covers staying dry and warm
You give me feelings that I adore

It starts in my toes
Make me crinkle my nose
Wherever it goes
I always know
That you make me smile
Please stay for a while now
Just take your time
Wherever you go

What am I gonna say
When you make me feel this way
I just mmmmm

And it starts in my toes
Makes me crinkle my nose
Wherever it goes
I always know
That you make me smile
Please stay for a while now
Just take your time
Wherever you go

I've been asleep for a while now
You tuck me in just like a child now
'Cause every time you hold me in your arms
I'm comfortable enough to feel your warmth

And it starts in my soul
And I lose all control
When you kiss my nose
The feelin' shows
'cause you make me smile baby
Just take your time now
Holdin' me tight

Wherever wherever wherever you go
Wherever wherever wherever you go

wherever you go
I always know
'Cause you make me smile
Even just for a while

Colbie Caillat, "Bubbly"

na missa #1

(durante a homilia...)

Padre: Quando vamos para uma sala de aula, vamos...?
Lobitos em coro: Aprendeeeeeeeeerr!

Padre: Quando vamos para o refeitório, vamos...?
Lobitos em coro: Comeeeeeeeeeeeeerrr!

Padre: Quando Jesus subiu ao Monte, foi...?
Lobito: Acampaaaaaaaaarrr!


eu fui à GOTA AMARELA

A Gota Amarela é a actividade para Guias e Sub-Guias das Alcateias dos Agrupamentos do Núcleo da Barra. Foram dois dias em que estes lobitinhos de elite ;) receberam formação em diferentes áreas (montagem de campo, pioneirismo, socorrismo, culinária, entre outras) e que posteriormente irão transmitir aos restantes elementos dos seus bandos.

Foi a primeira vez que integrei uma equipa de animação da I.ª Secção. Foi uma espécie de estágio para uma próxima actividade onde, se tudo correr bem (comigo, não com eles!), darei uma ajuda.

Confesso que tinha alguns receios quanto à actividade porque nem sempre consigo ter a sabedoria que gostava para lidar esta malta mais pequena, muito exigente e de olhar atento. Mas todos os meus receios desapareceram nas primeiras horas! Eles são mesmo engraçados :) E todos me receberam de braços abertos.

O tema foi "Os Piratas" e a 51 mostrou a sua garra!! Aaaaahhhhh!! (era o grito pirata!) :D
Os nossos lobitos (sim porque já os sinto meus também!) estiveram todos muito bem! Apenas surgiram ligeiras dores e algumas lágrimas que se resolveram rapidamente. São crianças interessadas, atentas e com vontade de aprender o que havia para ensinar e sempre disponíveis para ajudar naquilo que foi necessário fazer.

Deveríamos ter formado os bandos (entre as várias alcateias) na viagem... mas na realidade a tripulação começou a ver muita gente a circular, temeu que virássemos o barco e pediu-nos que os sentássemos - ahahaha! Meninos!!

Começámos a formação dos bandos e o nosso estava mesmo difícil - inicialmente não havia "clientes" para o bando Gancho. Recebemos um Guia muito, muito pirata, campeão em mau feitio e uns elementos campeões em paciência para o aturar - mas o bando acabou por funcionar e correu tudo bem nos vários ateliers.

À noite mostraram os seus dotes de actores quando representaram as suas peças no Fogo de Conselho. Fartei-me de rir com o "Piratão Partxicolár" (ler com sotaque brasileiro, sff), com o "rodinhas, rodinhas, ro-dinhas, rodinhas" e com os disparates que saíam da boca do nosso Guia!! Fomos os "Piratas com Classe" (nem de propósito! até no escuro nos reconhecem!! :D)

As meninas adoraram o meu cabelo - nunca pensei fazer tanto sucesso junto desta malta de palmo e meio!! Começavam por passar uma mão, a seguir as duas mãos e depois gostavam de embrulhar os dedos nos meus caracóis!

Felizmente conseguimos desmontar antes que começasse a chover e, depois desta noite, corrijo e acrescento que ainda bem que desmontámos antes do verdadeiro temporal começar!!

Não posso deixar de elogiar o nosso mestre de cozinha, o nosso Aquelá, que nos cozinhou saborosas refeições :)

Balanço positivo - gostei muito! E acho que a Alcateia também gostou!
Aaaaahhhhhh!




sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

lidl

Sempre gostei de ir ao LIDL. Não vou lá muitas vezes mas fazem-se boas compras - gosto muito dos iogurtes e queijos!

Hoje, enquanto fazia as compras para o fim-de-semana fora de casa (digamos que vou estar em estágio...) encontrei a doutora CP - curiosamente prima do chefe CP do 626 - que não via há algum tempo. Estivemos na conversa, o meu pai aproveitou para se colar a uma consulta (mas enfim, estamos entre amigos... nem tudo é mau...), lá nos despedimos e voltei para a fila.

Já no meu lugar da fila, ouvi atrás de mim uma voz sexy masculina no meu pescoço que me disse "olá? estás boa?". Pensei que era uma voz do além! Ou que era alguém a gozar comigo por ter presenciado o episódio anterior mas não! :) Era um antigo colega de escola que eu não via talvez há uns 10 anos (ui! que mal que soa!) e foi tão engraçado!! Gostei imenso de o ver, trocámos números de telemóvel e tudo. Está quase igual, melhor talvez e cheio de estilo - sempre o achei uma simpatia. Vamos combinar qualquer coisa e aproveitar para reunir os amigos de então porque depois de eu ter estado tantos anos fora, perdi o rasto a alguns..

Vou passar a frequentar mais o LIDL! É divertido.



há gente muito espaçosa

Ontem pela hora do lanche, quando nos preparávamos para sair, tínhamos nem mais, nem menos que uma carrinha prateada Ford Focus a barrar-nos a saída. Espreitámos para dentro da carrinha para ver se existia alguma espécie de bilhetinho a dar conta do paradeiro do condutor da viatura mas nada. Ainda tivemos o trabalho de ir ao centro comercial pedir ao condutor, através do altifalante, que fizesse a gentileza de tirar a carroça da frente e nada...

Esperámos mais um bocado e... quando íamos pedir novamente que anunciassem pelo altifalante que o machimbombo estava a empatar, eis que o espírito do demo desce sobre mim e... plim! Ideia luminosa on the way!! Qual altifalante, qual carapuça! Se é para pôr a boca no trombone que seja em grande - manda lá vir o reboque!

E assim foi, sem dó nem piedade mandámos vir o dito. Primeiro veio a policia (muito simpáticos por sinal, desconfio até que um deles queria fazer novas amizades - só fizemos figas para que eles não encontrassem nenhuma irregularidade para não acabarmos nós também com uma multa!!). Tomaram conta da ocorrência e chamaram o reboque.

Saída sabe-se lá de onde, vem uma pessoa com a chave na mão e um saco cheio de justificações que só nos aborreceram mais e nos deixaram a um danoninho de lhe responder "E o que é que temos a ver com isso?!" - porque diabo é que aquela alma simplesmente não pediu desculpas, desempatou o caminho e nos deixou sair sem mais chatices?! Detesto esperar e a brincadeira já durava há mais de 1hora.

Um dos polícias, certamente a sentir a falta de paciência, disse-lhe prontamente "Pois minha senhora mas estas pessoas não têm culpa nenhuma das suas histórias portanto faça o obséquio de retirar a viatura e não empate mais" - foi lindo!!

Claro que fomos embora a rir da situação e a senhora ficou a aguentar-se à bronca com a polícia.

Há gente muito espaçosa...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

happy valentine's ;)

acontece-me de tudo!

Se eu registasse tudo o que vivo ou presencio que me faz rir, não fazia outra coisa na vida! Acontecem-me coisas muito engraçadas e como adoro rir, é a combinação perfeita :)

Esta manhã fui fazer as análises que deveria ter feito há umas semanas. Ganhei coragem e fui. Habitualmente faço no hospital devido ao meu problemazinho mas desta vez fiz num laboratório aqui perto. Correu tudo lindamente, todos muito simpáticos, a técnica que me tirou o seringão-cheio-de-sangue foi impecável, tudo muito bem.

No regresso, já fora do laboratório, fui confirmar a data em que me entregarão os resultados. Reparei que o laboratório é muito lento, vai demorar eternidades a entregá-los mas isso nem foi o mau, essa parte estava mais a baixo... Na parte dos exames foi pedida uma análise para alergia específica a penas de periquitos!!!???? Ahahahhaha!! Para quem foi controlar os valores do hemograma, uma alergia a periquitos era no mínimo estranho!

Ora eu não sou alérgica a nada (a não ser a gente parva) e nem nunca me queixei de semelhante coisa, portanto decidi ligar a confirmar o acontecimento. Ninguém gosta de ver questionado o seu trabalho mas neste caso era inevitável. A sra ainda me respondeu com toda a certeza do mundo que era aquilo e pronto! Pedi-lhe que verificasse, uma vez que eu não tenho nenhuma espécie de alergia, muito menos a periquitos, e acabou por se esclarecer o mal entendido - foi um código mal inserido.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

até amanhã

Ontem deitei-me a horas decentes...

Não era tarde e estava ansiosa por uma noite na minha caminha da qual já tinha saudades, já que não me deitava nela há umas semanas.

Acordei com um sorriso, sozinha, sem despertador e pensei para comigo "Acordei sozinha! Já não estou assim tão cansada porque acordei antes do despertador. Que bom! Adoro começar o dia cedinho!".

Tinha planeado começar a trabalhar cedo. Adoro as manhãs! E continuei com o sorriso no rosto!

Até ligar o telemóvel e ver as horas: 11H!!!! Eram 11H!!!!! Rapidamente a minha expressão feliz deu lugar ao pânico, e fiquei com os olhos pregados ao tecto (para quem me conhece sabe que não é dificíl, não é à toa que o Eng.º Electrotécnico me chama Holofotes...). Passei a andar a mil para tentar não queimar a manhã...

Nem queria acreditar! O meu cansaço ainda é tanto que nem ouvi o despertador! Para amanhã já arranjei outra táctica - a ver vamos como corre.

Boa noite.



to all my friends... com teses para fazer nos braços

Sei muito bem o que é ter uma encomenda destas nos braços, ou não tivesse andado quase a bater com a cabeça nas paredes, e com o cérebro a dar o nó, e a fritar a pouca massa cinzenta que ainda possuía, quando tive que a fazer/ entregar há uns anos atrás.

Essa altura da minha vida foi muito difícil para mim, muito mesmo. Descuidou-se tudo (família, amigos, alimentação, horas de sono, tudo!) e parecia que só ela existia... Andava entre extremos, entre uma espécie de hipo e hiper-sensibilidade em que a simples pergunta "então e como está o trabalho/ isso/ a coisa/ whatever?" era irritante!

Lembro-me de na altura ter recebido de um colega da Universidade (que comigo partilhava o aperto que era fazer aquilo) um mail muito engraçado (um post de um outro blog) que passo a transcrever e dedico às pessoas que me são próximas e estão na mesma situação, pois sei o stress em que andam.

Como é óbvio, não vos pergunto pela teses... Apenas deixo aqui o desejo para que chegue a bom porto e fique como vocês desejam. Boa sorte!


"Má Educação

Há perguntas que nunca se devem fazer. Bem, todos incorremos nalgumas argoladas. Inevitável. Nem que seja naquela clássica: "Então e o que é feito da tua amada, a Lara?" "ah ... Não sabes,... acabámos há umas semanas..." Mas lá vamos aprendendo a não fazer merda e a colocar questões inteligentes. Eu, por causa das coisas, uso sempre a mesma, que li algures: "Olá, bom dia, tudo bem? de que modo a produção de Derrida supre a omissão teórica de Sartre face à experiência colonial argelina?" . Fosse sempre assim... Na verdade, a vida social está cheia de momentos de constrangimento causados por perguntas inoportunas e despropositadas.

Outra pergunta que, mandam as boas maneiras, nunca se deve fazer é: "Como vai a tua tese?"

Evitem. Falem do tempo. Insultem a família do visado. Divirtam-se com a celulite e as estrias das raparigas. Gozem com as barrigas protuberantes dos rapazes. Acusem-nos de se peidarem no meio da fila do supermercado. De cheirarem a refogado do sovaco. Mas, cuidado, não perguntem a ninguém pelo andamento da tese. A menos claro, que sejam o orientador da dita. Mesmo assim..."

posted by Bruno Sena Martins


capa da VOGUE

Uma amiga da faculdade sempre me incentivou para fazer uns trabalhinhos como modelo fotográfico mas nunca lhe dei crédito... Bem sei que costumo sair favorecida nas fotografias mas daí a modelo fotográfico ainda vai alguma distância!

Sempre achei isso... até hoje! Até ser capa da VOGUE :)







ele há coisas do arco da velha... - a continuação


Só para não deixar a história tão inacabada...

Não houve mais desenvolvimentos em relação à história bizarra daquela noite de sábado (a verdade é que como estive fora... não a acompanhei mais de perto), ou pelo menos não me chegaram mais pormenores.

Continuo a achar aquele episódio surreal... É que ninguém consegue facilmente cair destas janelas, uma vez que os parapeitos não são baixos! Uma queda daquela altura poderia ter provocado danos muito maiores, podia ter acabado tudo muito pior. Há pessoas com sorte! E ainda bem.

Resumindo, a senhora caiu efectivamente da janela e com muita sorte partiu um braço.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

monday, funny monday

Segunda-feira experimentei o que é ter crianças a meu cargo, como se fossem meus filhos.

Controlar as horas de acordar porque há sempre alguém mais dorminhoco, verificar a roupa que vão usar, se está bem vestida, do lado correcto, meias iguais, sapatos do mesmo par, tratar do pequeno-almoço e assegurar que a refeição é tomada, dentes, etc, etc, casacos vestidos, mochilas preparadas e... arraaaannnnca que está livre!! Aí vai a malta toda para a escola :)

Escolas diferentes e felizmente com horas diferentes de entrada. Chegámos a horas, correu bem.

Agora eu - trabalhar.

Oh Meu Deus!! O tempo voa e já são horas de ir buscar a primeira a sair das aulas! Here I go! Almoçamos (felizmente não é necessário cozinhar! é claro que me desenrasco no que toca a pilotar o fogão mas quer dizer... as crianças devem alimentar-se muito bem!), eu regresso ao trabalho, ela estuda. E chega a hora de ir buscar mais duas!

Aproveitamos para fazer umas compras do que está em falta em casa. A mais pequena amua... Ai que falta de paciência para amuos! Não me deixo comover pela birrinha e começo a ver umas lágrimas. A nossa aventura estava a correr tão bem...

Regressamos a casa e o amuo continua - nada que mais uns minutos de indiferença não resolvessem. Volta a alegria à cara da criança - que deve ter percebido que os amuos nos roubam horas de vida e fazem rugas!!!

Na hora de preparar o jantar toda a equipa ajuda: um cozinha a nossa refeição, outra prepara a salada, outra põe a mesa, outra alimenta os cães (que também são filhos de Deus) e outra tenta dar uma mão a todos e coordenar as coisas - eu! (tarefa muito fácil, demasiado fácil, dado que como se trata de uma família numerosa, existe já uma espécie de "escala de serviço" em que cada um tem a sua tarefa!)

E que delícia de jantar!! O R é um verdadeiro chef e se queres um conselho miúdo, larga a engenharia civil e vai mas é para uma escola de hotelaria que te deve dar mais satisfação e sucesso! Tu és um grande cozinheiro!!!

E novamente distribuir tarefas, entre recolher a louça da mesa, colocá-la na máquina, arrumar a cozinha, etc, e ir deitar os cães (estes cães são finos!) cada um faz a sua coisa. Segue-se um bocadinho de brincadeira/ estudo/ tv e para mim, trabalho... E depois dormir! Que amanhã vamos novamente acordar cedo.

O dia foi bom mas cansativo.


















(desenho especialmente concebido para a ocasião pelo R que além de bom cozinheiro é um artista!!)

sábado, 9 de fevereiro de 2008

upa '08 - unidos para ajudar

Levanta-te contra a discriminação das doenças mentais - é o tema da original campanha da Encontrar+se, uma associação sem fins lucrativos ligada à luta contra o estigma e contra o preconceito associados às doenças mentais.

Nesta campanha pretende-se "usar a música para passar a mensagem". Todos os meses será lançada uma música de dois nomes conhecidos da música portuguesa relacionados com dois temas da Encontrar+se, 10 temas no total, saindo uma por mês de Janeiro a Outubro 2008.

A primeira já saiu, chama-se Pertencer dos Xutos e Pontapés com os Oioai (ouvi e gostei muito). Aguardo os próximos temas com curiosidade já que os "duetos" prometem:

Janeiro - Xutos & Pontapés + Oioai (discriminar/integrar)
Fevereiro - Rodrigo Leão + JP Simões (negar/assumir)
Março - Camané + Dead Combo (separação/união)
Abril - GNR + The Gift (medo/compreensão)
Maio - Sérgio Godinho + Xana (culpa/tolerância)
Junho - José Mário Branco + Mão Morta (vergonha/aceitação)
Julho - Cool Hipnoise + Tiago Bettencourt (dependência/autonomia)
Agosto - Paulo Gonzo + Balla (ofender/respeitar)
Setembro - Mariza + Boss AC (desespero/esperança)
Outubro - Jorge Palma + Clã (solidão/fraternidade)


Ajudar é muito fácil! Basta fazer o download e para isso é necessário fazer um donativo :)

É muito boa música por uma muito boa causa!!




desapareço a vapor
fico fechado ao lado
sentindo-me só
passando despercebido

à garrafa agarrado
o meu nome é...
desapareço ao teu lado
de fora fico a ver

as pessoas para onde vão?
dentro dos autocarros
levados são levados
comida por liberdade

o meu nome é João e vivo ao teu lado
o meu nome é Yuri do continente gelado
o meu nome é zero nesta democracia
deixa-me pertencer eu quero pertencer-te

Xutos & Pontapés + Oioai, "Pertencer"

bufa a bufa...

... aumenta o efeito de estufa!

Dizem os senhores da QUERCUS na sua nova publicidade sobre o aquecimento global, relembrando que todos nós contribuímos para ele... Sobretudo depois de uma bela feijoada! Eheheh! É sempre potente!!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

south express - o regresso

O regresso a casa é sempre um acontecimento para mim!

Por mais vezes que vá e por mais entusiasmante que seja o ir, é o chegar a casa que (regra geral) me devolve a paz. E normalmente a vontade de regressar é tanta que constato certos fenómenos, por exemplo, no regresso as malas nunca me pesam!! Mesmo que pareça que trago tijolos nelas...

Saí tarde do gabinete (nem tive tempo de ir à casa-de-banho!), apanhámos algum trânsito e julguei não chegar a horas da partida. Mas consegui!

Estava lotado! Pensei "vai ser outra aventura... ainda por cima estou cansada depois desta semana complicada... vai ser bonito!". E pensei bem! Ainda nem me tinha sentado, já a vizinha do lado estava a falar comigo :S Fiz questão de lhe dizer que estava cansada e que ía DORMIR durante a viagem!

Depois há sempre a maltinha dos telemóveis, os amigos que têm medo do escuro e que têm que fazer a viagem com a luz acesa, etc., enfim, estavam todos lá!

Fechei os olhos e comecei a dormir. Devo ter adormecido profundamente porque quando o autocarro parou julguei que já estávamos a meio da viagem e na realidade apenas tínhamos passado as portagens para entrar na A2... "O autocarro avariou e nunca mais chega!!", pensei eu mas não - tinha uma fuga não-sei-onde relacionada com o ar condicionado (eu realmente já me tinha sentido um bocado quente demais mas depois de fazer directas/ dormir pouco sinto-me sempre a oscilar entre o bater o dente de frio e o transpirar de calor, e achei que fosse normal).

E eu que estava tão aflitinha!!! O autocarro parado era a minha grande oportunidade!! Podia relembrar os velhos tempos do acampamentos com uma escapadela estratégica para ir ao mato ou experimentar pela primeira vez as casas-de-banho dos autocarros - eu nunca experimentei porque toda a vida achei que seriam como as dos aviões das quais não gosto e preferi sempre aguentar... Mas esta era uma emergência, tinha que tomar rapidamente uma opção!

Mato...
Autocarro...
Mato...
Autocarro...
Mato...

Autocarro... A medo. Mas até fiquei surpreendida! Não cheirava mal, tinha um ar relativamente limpo, onde não faltou o papel higiénico, e até tinha uma torneira e água para poder lavar as mãos! Isto tudo num cubículo com menos de um metro quadrado, com o autocarro parado e portanto sem ter que fazer "tiro ao alvo" e em andamento. Adorei!

Gostei tanto que achei que deveria ir elogiar a hospedeira (que estava a ajudar o motorista a consertar a dita fuga) que me ouviu com cara de quem não estava a acreditar no que estava a ouvir - o elogio da casa-de-banho! E com razão porque agora que penso no assunto...

O problema da fuga resolveu-se, reiniciamos a viagem, a mesma algazarra de telemóveis, conversas e o filme à mistura mas eu não quis saber - fechei os olhos e dormi. Desta vez nem me fez grande diferença - afinal de contas estava de regresso a casa.




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

to Mary Lin

E porque o diabo veste PRADA mas uma Mary também (ou não tivéssemos nós aquele lado mais...uhmm... quente, vá lá! ou atrevido! maroto, prontox!) este vai direitinho para a Mary Lin. Eu explico...

As far as I know, tu a-do-ras sapatos :) e quando vi esta animação Trembled Blossoms da PRADA (ainda quentinho da Fashion Week da belissima Milano, onde apresentaram a colecção para a Primavera/Verão de 2008) lembrei-me logo de ti! Não tanto por estes sapatos em si mas por ter sapatos em geral.

Bem sei que estes são um bocado altos e também são (alguns!) marados demais para o meu gosto (duvido que algum dia saísse à rua com eles, mesmo sendo PRADA!! a Miuccia Prada passou-se! quer dizer também não foi assim muito grande o passanço porque, em geral, gostei do que vi da colecção - tens que ver uns óculos de sol! Quando vires vais perceber logo qual é o modelo a que me refiro e acho que vais gostar :) ) mas gostei muito da animação.

As cores e os traços são bonitos. E as metamorfoses também são engraçadas. Gostei!

E então aqui fica a Trembled Blossoms





quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

mistério de 3f à noite

Nos últimos dias tenho comido imensas pizzas, não vou a nenhuma pizzaria em especial, elas acabam por vir ter comigo numa espécie de "se Maomé não vai à Montanha, vem a Montanha a Maomé". Isto para uma pessoa como eu que raramente come pizza, é muito! Diria que já comi pizza para os próximos meses.

Isto porque tenho pouco tempo para tudo... O cansaço acumula-se e também não se come decentemente. Portanto ontem decidi tirar os olhos do computador e ir "jantar fora", não propriamente para comer melhor do que em casa (sou da opinião que em casa se come muito melhor, especialmente se a refeição sair das mãos do meu pai! eheheh!) mas para fugir à pizza. Acabei por não ter grande sorte... Fugi à pizza mas não andei muito longe dado que o tempo era pouco - o jantar foi num centro comercial.

Tenho passado os dias (e noites) T-O-D-O-S a trabalhar e mal sei em que dia da semana estamos. Consigo apanhar sol durante o dia mas não tenho bem noção das coisas e acho que não vou ter tão cedo.

Ao chegar a essa grande superfície vi cada figurinha... Oh my God!!! Por favor!! Havia cada parolo... Tentei não me escangalhar a rir, não fazer expressões esquisitas, nada (o que até não foi muito difícil uma vez que ando cansada...).

Pensei para mim "Que cambada de montanheiros! Quando eu vivia aqui não era assim! Isto está muito diferente.. É uma concentração de azeiteiros!!!". Fiquei mesmo impressionada e cheguei mesmo a pensar que as pessoas não sabem mesmo o que fazer num feriado, a não ser enfiar-se no centro comercial apesar do sol e das boas temperaturas... O meu espanto foi tal que decidi apreciar o espectáculo que é ver as pessoas a passar... Foi hilariante! E passou cada saloio...

E derrepente fez-se luz!! Era dia de Carnaval!!
Estava desvendado o mistério de tanto disparate por metro quadrado :)

Também por isso aqui fica uma das 36 fotografias da série nox (1998/9) de Jorge Molder, uma série "sobre a noite e as modificações que a luz e a sua ausência trazem ao retrato e à própria natureza das coisas".

Quando não se descansa... fica-se assim. Modificado :)




terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

fim de festa...

Já tive uns quantos fatal error, já foi tudo ao ar umas quantas vezes, o computador também já bloqueou (o material informático não é de fiar...) mas como quem corre por gosto (às vezes) não cansa, ainda consigo pensar e de olhos abertos!

Este é o balanço de fim de dia de Carnaval: cansaço, cansaço, cansaço... e mais... cansaço.

Consola-me o facto de amanhã ser um novo dia com novidades. Sejam elas boas ou más... Amanhã saberei.

carnaval

Desejo-vos um divertido Carnaval!
O meu já sei como vai ser...

sábado, 2 de fevereiro de 2008

dos sabores africanos para os indianos

Na passada 5.ª feira foi a desbunda naquele jantar de comida africana!! É um restaurante a repetir :) sem qualquer dúvida - boa comida, espaço acolhedor (bom se calhar o facto de o restaurante ser praticamente "nosso" também ajudou!) e bom atendimento.

Hoje, apeteceu-me mudar para o continente asiático! Mudei para os sabores indianos com um óptimo Lassi de Manga bem fresco!!

Também gosto muito da cozinha indiana (baralho um bocado o nome dos pratos, é verdade, mas é coisa que também acontece com o resto - nunca sei os nomes das coisas no sushi, etc), que já conheço há muito tempo mas foi reforçado quando a MaryLin decidiu fazer as malas há quase uma meia dúzia de anos e ir descobrir a Índia - é uma mulher de armas!! Trouxe de lá imensas coisas (até um coração indiano! :) ) e fez o favor de partilhar com quem ficou deste lado do mundo. Com ela descobri sabores indianos diferentes e fiquei fã.

O lassi é simplesmente delicioso!! Ainda não provei todas as variedades (acho que nunca bebi salgado/ com especiarias... por exemplo) mas o de manga até agora é o meu favorito. É feito à base de iogurte e depois tudo depende do que se pretende - doce, salgado, com fruta..

Vale bem a pena experimentar! :)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

tertúlia farense - janeiro

Esta semana a Tertúlia Farense voltou a reunir, à 5.ª feira como é costume.

Desta vez o restaurante escolhido foi o Crioula - e muito bem porque a refeição estava deliciosa. E que surpresa boa que foi voltar a ter a companhia da querida IC que veio propositadamente de Lagos (e parabéns pelo concurso de fotografia! ;) ) - as saudades já eram muitas!

Confesso que quando soube que esta sessão da tertúlia seria num restaurante de comida africana tive algum receio... Apesar de gostar de conhecer outras cozinhas para além da nossa portuguesa e da africana não ser propriamente novidade, desconhecia a ementa escolhida pelo chef (na nossa tertúlia é sempre o chef do restaurante a que vamos que propõe) e a minha última experiência com a moamba de galinha não foi das melhores (aliás, eu devia assumir logo que não gosto mesmo deste prato em vez de estar sempre a tentar dar uma one last chance à moamba para ver se o defeito é do cozinheiro... ou não)!

Tudo o que nos foi apresentado tinha um aspecto e aroma apetitosos (tirando a moamba - não dá!). Começámos por provar umas Beringelas panadas que estavam do melhor, bem como as Chamussas e os Pasteis de Mandioca (estes últimos tinham ar de pastéis de bacalhau). Deixámos as entradas e passámos para os cinco (ehehe!) pratos que nos serviram (isto para jantar e durante a semana foi forte! mas muito bom!).

Primeiro veio a famosa Cachupa (devo dizer que estava divinal!), seguiram-se a Moamba de Galinha (pois...), Moqueca de Camarão :), um prato vegetariano :)) e um Caldo de Peixe (igualmente bom mas infelizmente não fui a tempo de provar a banana verde - nunca comi e estava curiosa). Ainda tinha que ter espaço para as sobremesas - é coisa que geralmente não perco ou não fosse eu uma gulosa incorrigível e não tivesse um corpinho de sereia para alimentar!!

Foram apresentadas cinco (ihihihi!) sobremesas: Mousse de Manga, Tarte de Maça com Canela e Caramelo (que muito me fez lembrar o Apfelstrudel, quentinho e tudo), Doce de Papaia à Crioula com Gelado, Doce de Batata Doce com Coco e Tarde de Requeijão e Manga - yummy!!!! Delicioso!!

Com estas saborosas iguarias bebi uma excelente sangria - sugestão de um dos habitués da casa, sentadinho à minha frente ;) - deixei o vinho de lado (lá chegará o tempo em que saberei apreciar devidamente esse néctar dos deuses - estou à espera de professor...;) ), que inicialmente ajudou (a sangriiiiiaaa...!) a apagar o fogo que se instalou na minha boca depois de provar o picante da casa - eu estava a soltar labaredas!!!

Depois a coisa lá acalmou e pude saborear a refeição em paz... E nem fui quem ficou pior - o picante era mesmo... agressivo!! Mas foi muito divertido, acho que quase consegui ouvir algumas pessoas a apitar com o calor que invadiu certas e determinadas bocas! Ahahah (também deu para sentir um bocadinho do calor que me espera... num certo e determinado lugar... ehehehe!)

Nesta sessão não houve propriamente tema - começámos a ensaiar a comemoração do primeiro aniversário da tertúlia entre os comensais presentes, fizemos uma espécie de balanço. Vai ser assinalado de forma especial mas que não posso revelar ainda.. é surpresa! O debate de ideias foi interessante apesar de continuar a achar que há sempre pessoas a recorrer a alguns lugares comuns... que já estão batidos e cujo discurso se torna maçador.

O nível da tertúlia manteve-se muito bom - um debate rico que se seguiu mais uma vez a óptima refeição. E agora continuaremos a desenvolver as ideias para o nosso aniversário! I can't wait!!!!

















(só para registar que não tenho nada contra a moamba de galinha, aqui fica uma foto parecida com o prato que nos foi apresentado - digamos que.. não é o meu prato favorito!)