quinta-feira, 31 de julho de 2008

estamos na lua cheia?

Hoje está tudo alterado. Pessoas e animais!

O mundo animal já viveu dias melhores. As pombas do jardim que atravesso quando vou trabalhar, hoje decidiram fazer-me vários voos rasantes - estas não costumam ter esse hábito... deviam ser umas 'estranjas' que vieram em vacances, afinal o Agosto está à porta! - e por pouco não me acertaram... mas conseguiram despentear-me (as estúpidas...). Cruzei-me com dois cães e pude verificar que continua tudo na mesma: não consigo estar perto deles mas tenho saudades do Heartly (mas também não fiz figurinhas tristes, nem contornei o quarteirão para os evitar! acho que reagi melhor porque um dos cães tinha uma bola na boca - não dava para me trincar!).

A vizinhança (do local de trabalho) passou boa parte do tempo em discussão. Eu não suporto quando levantam a voz - deixo de ouvir, bloqueio - e também detesto ouvir discussões em geral e da vizinhança em particular. Hoje a história subiu de tom, para além do bate-boca, voou o contentor do lixo... Que filme! A discussão esteve bem acesa.

O computador decidiu que hoje não era dia de trabalho e só me permitiu trabalhar metade do tempo - especialmente o word que ficou possuído! E o simulador? Deu-me valores incoerentes, nem queria acreditar... Amanhã é um novo dia.

Na rua, gente a discutir, carros a apitar, pessoas a andar de forma estranha, ambulâncias por todo o lado (alguém se sentiu mal num autocarro e tudo) e eu só queria sair dali ilesa e de preferência que ninguém me tocasse, nem falasse comigo...

Será que hoje é Lua Cheia?!


terça-feira, 29 de julho de 2008

i'm in love, i'm in love

Nem consigo acreditar bem no que vivi hoje e só me apetece gritar ao mundo: I' m in LOOOOVE!

Ainda não tinha chegado à porta e ele já tinha sentido a minha presença na rua. A porta abriu-se sem que fosse preciso tocar e lá estava ele para me receber - foi a primeira vez que nos vimos e... foi amor à primeira vista! Gostei dele desde o primeiro instante, desde o primeiro olhar (não querendo ser convencida mas acho que ele também)!

É meigo, muito meigo, tem um olhar expressivo, tem uns olhos lindos - todo ele é lindo!! Houve logo muita empatia e muito respeito - deu-me o espaço necessário para que me sentisse confortável (deve ter percebido que eu preciso do meu perímetro de segurança para não fugir a sete pés).

A química entre nós foi brutal e não fiquei muito tempo longe dele... não resisti a tocar-lhe. Primeiro a medo, não sabia qual seria a sua reacção... Mas depois com toda a confiança que ele me deu. Foram uns miminhos bons! Muito bons :)

O nosso (primeiro) encontro foi breve mas mais virão!

Isto é tudo muito novo para mim... Como é que eu, que tenho medo de todos eles, que nem consigo estar perto deles, que tenho que fazer um esforço maior que eu para me controlar e não dar barraca nesses momentos, como é que EU me fui apaixonar por um CÃO?! E at first sight?!

Espero vê-lo em breve, já sinto saudades.



So she said what's the problem baby
What's the problem I don't know
Well maybe I'm in love (love)
Think about it every time
I think about it
Can't stop thinking 'bout it

How much longer will it take to cure this
Just to cure it cause I can't ignore it if it's love (love)
Makes me wanna turn around and face me but I don't know nothing 'bout love

Come on, come on
Turn a little faster
Come on, come on
The world will follow after
Come on, come on
Cause everybody's after love

So I said I'm a snowball running
Running down into the spring that's coming all this love
Melting under blue skies
Belting out sunlight
Shimmering love

Well baby I surrender
To the strawberry ice cream
Never ever end of all this love
Well I didn't mean to do it
But there's no escaping your love

These lines of lightning
Mean we're never alone,
Never alone, no, no

Come on, Come on
Move a little closer
Come on, Come on
I want to hear you whisper
Come on, Come on
Settle down inside my love

Come on, come on
Jump a little higher
Come on, come on
If you feel a little lighter
Come on, come on
We were once
Upon a time in love

We're accidentally in love
Accidentally in love [x7]

Accidentally

I'm In Love, I'm in Love,
I'm in Love, I'm in Love,
I'm in Love, I'm in Love,
Accidentally [x2]

Come on, come on
Spin a little tighter
Come on, come on
And the world's a little brighter
Come on, come on
Just get yourself inside her

Love ...I'm in love

Counting Crows, "Accidentally in Love"

segunda-feira, 28 de julho de 2008

quando ando na rua...

... e o vento decide fazer das suas na minha farta cabeleira (como foi o caso de hoje... adoro vir trabalhar descabelada... :s), lembro-me disto...

sábado, 26 de julho de 2008

aniversário da avó Isabel

Hoje é o dia do aniversário da minha avó Isabel, de quem tenho muitas saudades, e também por isso me apetece escrever um bocadinho sobre ela.

E é também o Dia dos Avós porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus - sendo a minha avó uma senhora muito devota, aposto que iria ficar contente por saber que eu sei estas coisas! Aahah! Ela não costumava dar tréguas a ninguém sempre que surgia a oportunidade para rezar um bocadinho, e toda a gente tinha que rezar.

As minhas avós eram muito diferentes. Muito mesmo! A avó Isabel era a avó urbana (fazia-nos pizzas e tudo - embora nem sempre dissesse correctamente o nome... chamava-lhe outra coisa! acho que era porque... não sabia bem italiano! ehehehe), a avó que partiu as costelas a andar nos carrinhos-de-choque (deve vir daí o gosto da minha mãe por algumas actividades mais radicais!), senhora do seu nariz, sempre foi uma pessoa.. determinada, digamos assim (teimosinha, pronto!), e sabia todas aquelas coisas que as avós sabem, das mezinhas caseiras para todos os males, aos licores de quase tudo, passando pelos conselhos para o nosso bem!

E fazia cada petisco... yummy!! Eu que não consigo gostar de sardinhas (só o cheiro... humpf), até conseguia come-las numa espécie de empada gigante que ela fazia. E aqueles pastéis de massa tenra? Que saudades!! Às vezes deixava-me recortar a massa com aquela rodinha que faz efeitos na massa (não sei o nome!) e eu adorava participar no "processo" (claro que não fazia muito mais... se fizesse mais provavelmente não ficariam tão saborosos).

Costumavam dizer que eu era muito parecida com ela (mas ela não tinha os olhos assim... os dela eram mais bonitos, pelo menos é assim que recordo). E eu ficava toda contente! Sobretudo porque na aldeia do meu avô costumavam chamar-lhe Sécia. Sécia, como as flores porque a minha avó era muito bonita. Ainda no sábado passado, quando me deitei no relvado vi estas flores - penso que não são raras mas é raro encontrá-las - e fechei os olhos a sorrir.

O tempo passa. A pele foi enrugando mas continuava sedosa - adorava pegar-lhe na pele das mãos! Suaaaaaaveee! Era uma sensação muito boa quando lhe pegava nas mãos.

Se hoje apagasse as velas do seu bolo de aniversário, seriam mais de 90.

Por tudo, deixo aqui uma oração escrita por uma outra avó (que não a minha) que tenho sempre muito gosto em ler o que escreve. E que certamente a minha avó também iria gostar de ler:

«Por causa dos gestos de ternura
E do tempo sem medida,

Porque são companheiros do sonho
E se esmeram a fazer-lhes coroas de reis e espadas de papel,

Porque eles sabem tudo
E dizem as memórias de ontem e de hoje
Com histórias vagarosas,

Porque os conduzem à raiz da alegria
E gostariam de sempre os proteger,

Porque os vejo pelas ruas, guiando-lhes os passos,
E nos jardins se reencontram com todas as infâncias,

Estende, Senhor, sobre os avós, a Tua infinita misericórdia.
Lembra-lhes que deles é também o Teu reino
Porque é a Ti que acolhem
Quando, sem condições, estendem os braços aos netos,
A todos os meninos.»

Teresa Frazão


sexta-feira, 25 de julho de 2008

quem é amiga, quem é?

O meu amigo JF (posso chamar-te assim, não? :p) ensinou-me a fazer um bolo delicioso. É uma bombinha calórica, mesmo boa para os diab(r)etes mas é muito, muito, muito bom.

Amanhã era dia de o fazer novamente mas não vai acontecer... Não vou ter tempo, a mãe não pode comer, o pai também não deve e a mim, sinceramente, não me apetece chocolate.

O fogão não é bem o que mais gosto de pilotar como sabem - ehhehehe! ;) - mas o (pouco) que faço até costuma correr bem. Este bolinho é simples, rápido e delicioso - uma receita muito à minha medida! Como sou amiga, aqui fica :) (pronto, sou voluntária desde já provar o resultado... para ver se fica igual ao meu!)

Vão precisar de uma forma com cerca de 23cm de diâmetro, que deve ser untada e depois forrada com papel vegetal e polvilhada com farinha.

Para a massa são necessários 4 ovos, 200gr de açúcar, 200gr de chocolate em barra, 190gr de manteiga. Para decorar (para quem se quiser entreter!): chocolate em pó e granulado de chocolate para polvilhar. Ah! E colocar umas groselhas também fica com muita pinta ;)

E agora mãos à obra! Toca a bater os ovos bem batidos com o açúcar. Entretanto é preciso partir o chocolate em pedacinhos e juntá-los à manteiga para derreter (o micro-ondas serve, derrete tudo muito bem). Depois de derretido o chocolate, basta juntá-lo à mistura dos ovos e mexer tudo muito bem com uma vara de arames.

Quando a massa estiver au point, ou seja, bem mexida, verte-se para dentro da forma untada, etc, etc, e vai a cozer a 200ºC, durante cerca de 20 minutos e et voilà!

Depois é só decorar.

Aviso à navegação: não comer quente! (A última vez que o fiz cá em casa, como o bolo é mesmo bom, não levou cobertura nenhuma e ninguém esperou que arrefecesse e.., andámos a disputar a i.s.!)


"A day without a laugh is a wasted day", Charles Chaplin

Não resisto a colocar aqui o que hoje recebi. Obrigada :)
(Ainda que seja com a voz do Michael Jackson... Vou tentar ignorar essa parte! :P )



Smile thow your heart is aching,
Smile even thow it's breaking,
When there are clouds in the sky
You'll get by,

If you smile
through your fear and sorrow,
Smile and maybe tomorrow,
You'll see the sun come shinning through for you

Light up your face with gladness,
Hide every trace of sadness,
Althow a tear may be ever so near,

That's the time,
You must keep on trying,
Smile, what's the use of crying,
You'll find that life is still worthwhile,

If you just smile.

Charlie Chaplin, "Smile"

"ne pleurer jamais c'est ne pas vivre", Marguerite Duras

Chorei.
Chorei muito.
Chorei porque a dor que vai cá dentro é maior que eu.
Chorei porque tenho que saber (con)viver, lutar e saber desafiar esse suposto destino.
Chorei porque não soube libertar de outra forma o que vai cá dentro.
Chorei porque não sou indiferente ao que me rodeia.

E chorei sozinha.
Com o coração cheio e, ao mesmo tempo, vazio, chorei sozinha.

Se 'faz parte' ou não... a isso não sei responder mas lá que podia ser menos assustador ou menos angustiante, lá isso podia.

só para dizer olá

Só passei porque depois de tudo, apesar de tudo, depois do dia complicado (virei o barco e tudo...), a noite foi óptima :)

Rapidamente: Where to? Viagem pela Marginal. 3h ou 20h - you chose. Água. Conversa. Escorpião. Jantar lá em casa? Casino Estoril. Jazz. Devil May Care. Cantar. Café(ina). Mafalda Veiga. Balançar. Palmas. Pé. Perna. Cruza. Estica. Cromo. Palmas. Sweet Child O' Mine. Dunas. Ar. Mar. Marginal...

E agora vou dormir com um sorriso... É tarde... Amanhã, reunião logo pela manhã, etc, etc.
Foi bom, foi muito bom!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

guess what

Um Escorpião disse-me "sei que as Virgens são princesas com muito talento, com dotes musicais e outros mais e por norma com muitos caracóis".

Céus! E não é que acertou?!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

serei capaz?

O dia de hoje foi... inesperado.
Foi surpreendente.
Foi comprido.
Foi intenso.
Foi denso.
Acima de tudo foi... revelador.

Não fui trabalhar. Recebi um frigorífico. Escolhi 2 cobertores (os outros vou dá-los a quem vai ter frio). Não vi o Mr. Spock mas confiei-lhe a minha mãe (com medo, muito medo. Com o coração nas mãos, devo dizer. Enquanto a guiava apeteceu-me muito voltar para trás... tal como me apetece quando a levo ao aeroporto). E passei a tarde (mas sinto que estive lá um dia!) em... nem sei. No regresso, perdi-me no caminho. Não cheguei a horas de jantar. Chorei. Chorei muito.

Registei tudo que se disse, tentei que os meus 2 ouvidos e 4 olhos retivessem o máximo (sim, sou 4olhos! era o que se chamava no meu tempo a quem usava óculos... e não se tinha uma vida fácil), a memória já não é o que era e a informação foi muita. Serei eu capaz de tudo?

Percebi que não preciso de ter medo de ti. Isso é bom mas não é por isso que te vou deixar chegar mais perto. Capice?

E de ti, meu amigo, ouvi de novo o que me disseste já basta o mal que fazemos a nós próprios, quanto mais deixar que nos façam mal - e eu não tenho sido lá muito minha amiga... (by the way, isso de andares a adiar o regresso não está com nada! voltas a dizer-me que chegas daqui a um mês e levas uma falta na caderneta... estou já a avisar! I miss you...)

Tenho que me fortalecer. Vou viver dias difíceis. I can feel it...

Espero que da mesma forma que o velhinho frigorífico (em idade de frigorífico, claro, em idade de gente seria um jovem, já que é da minha idade!) foi embora e entrou um novo A+ (só podia ou não andasse eu no meio da eficiência energética... ah! E só não é A++ porque não havia um adequado ao espaço!), também para mim amanhã é dia de mudar e de fazer upgrade.


terça-feira, 22 de julho de 2008

pontualidade

Esta minha mania de ser pontual vai acabar! Ai vai, vai!

Escrevam o que vos digo.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

they call me

Troubles... Hoje chamaram-me Miss Troubles.

Nem queria acreditar! Já me chamaram muita coisa (poucas ordinarices, que o Senhor felizmente não permite e os meus ouvidinhos de Prinzessin também agradecem) mas fiquei um bocado espantada... I'm so quiet... (é favor imaginar a minha carinha de anjo agora, a olhar para o céu, acho que dá para ver a auréola por cima da cabeça, etc)

Segundos depois veio o reforço (como se eu não tivesse compreendido à primeira...): «Hi Miss Troubles! How are you?». Por um lado, senti um tom de provocação mas... não foi óbvio. Depois achei que o tom de provocação era antes um tom de censura... Fiquei baralhada! E se não era nada daquilo e eu estava a perceber tudo mal? Lá me saiu em tom yellow smile: «As usual... in troubles!».

Terei andado no filme errado?!


domingo, 20 de julho de 2008

lizz wright

Em 2005/2006 conheci a maravilhosa voz de Lizz Wright. As primeiras músicas que ouvi dela foram do álbum Salt e a minha curiosidade levou-me ao brilhante Dreaming Wide Awake - ouvi durante horas a fio esse álbum no leitor de mp3 (que na altura também era parte de mim... entretanto apanhei uma overdose de headphones e decidi dar um tempo à minha relação com o aparelhinho).

Como é meu hábito, sempre que gosto de determinada coisa, costumo dá-la a conhecer a quem me parece que vá gostar. E esta voz suave vale muito a pena ser ouvida!

Nessa altura decidi apresentá-la a uma pessoa (estava frio, estavamos longe, sei que comecei pela minha preferida do Dreaming Wide Awake)... Nem sei bem porquê, nunca acreditei que fosse delirar com a sua música (como de facto não veio a delirar... tive um "não é mau" pouco convincente), talvez porque existindo entre nós tanto em comum, e como eu gostava, acho que quis que também viesse a gostar. Não estive redondamente enganada mas andei lá bem perto... Como em muitas outras coisas! Acontece...

Na 6.ª feira, Lizz Wright esteve em Portugal, fazia parte do cartaz do Cool Jazz Fest. O concerto foi na Cidadela de Cascais... E eu não fui. Infelizmente não fui... Imagino que tenha sido um concerto brutal, como esteve a noite: fantástica, calma e quente, com um luar enfeitiçador, que iluminava o mar, e nos prendia o olhar.

Não fui ao concerto mas tive um convite para um gelado! :p

(fica uma das minhas preferidas do último álbum The Orchard - "Speak Your Heart")



I know what you wanna say, I see the words behind your eyes
By the time you show me what you're hiding it won't be no surprise

Why do you keep on whispering
Talking with your face turned away

You say that love don't come easy for you
What makes you think I ain't afraid

Let me in, or let me go
It's time you tell me where you're standing baby

I won't go down if you say no
Just open up your mouth and say it baby

Speak your heart
Speak your heart

You used to say, the world goes away when you're with me
I don't want to be your reacuring dream

Let me out, let me stay after the sun rises
I want to be real to you , no more disguises

Let me in, or let me go
It's time you tell me where you're standing baby

I won't go down if you say no
Just open up your mouth and say it baby

Speak your heart
Speak your heart
Speak your heart
Speak your heart

Lizz Wright, "Speak Your Heart"


sexta-feira, 18 de julho de 2008

missing



Desapareceu, na noite de 5.ª para 6.ª feira, um corrimão da entrada do GAT de Faro. O corrimão em aço inox tinha, na última vez que foi visto, dois apoios verticais, um tubo de secção circular maior na sua parte superior (para as mãos) e outros três menores inferiores, colocados paralelamente, no mesmo material e estava aparafusado aos degraus da entrada do referido Gabinete.
A quem o vir passar por aí... é do GAT!

Pois é! Já trabalhei aqui... e também já desci algumas vezes "montada" no corrimão :)

Ao que parece na noite passada o corrimão revoltou-se contra o sistema e, cansado desta vida, deu de frosques. Antes de partir, o corrimão escreveu um bilhetinho para os "ex-amigos" (palavras do próprio!!) onde manifestava o seu descontentamento - dizia que se sentia humilhado, violado e alvo de abusos dos utentes por deslizarem em cima dele! Rematou com um "Exijo um pedido de desculpas se me querem voltar a pôr a mão em cima."

Eu confesso que fui uma dessas "utentes" e estou arrependida de te ter ofendido mas não leves a mal, era com muito carinho que o fazíamos... Desculpa corrimão!! Volta que tu fazes falta a muita gente e o GAT não é o mesmo sem ti!! Todos sentem a tua falta...

Será que o corrimão foi à Concentração do Moto Clube de Faro?? Há uma ano atrás eu também estava lá.. Que saudades!

O caso já foi entregue à polícia. Aguardam-se desenvolvimentos.
Haja sentido de humor :)

incentivo


E quando se vai para uma reunião de trabalho, sem saber muito bem do que se trata (e por isso um pouco apreensiva) e no meio dos interlocutores há um deles que é lindo, muito estiloso (como grande parte dos coleguinhas de profissão, graças ao Senhor!), isso é...?

Não, não é impulse! mas desconcentração na certa!!! É verdade! Mas que rapidamente (e felizmente!) se transforma numa atenção extrema para que a parceria seja frutífera e... que venham mais reuniões! ;)


(para registar o momento fica uma imagem da Monumenta 2007, onde Anselm Kiefer foi homenageado)




i've been...

SLEEPWALKING.
(gostei)



Come on, come out
The weather is warm
Come on, come out
Said come on, come on

A spot in the shade
Where oranges fall
A spot in the shade
Away from it all

Watching the sky, you're watching a painting
Coming to life, shifting and shaping
Staying inside, it all goes all goes by

A blanket unfolds,
A blanket to lie
The pieces of gold
They light up your eyes
And now we're alone
And now we're alive

Watching the sky, you're watching a painting
Coming to life, shifting and shaping
Staying inside, it all goes
All goes all goes all goes by
Stopping the time, the rush and the waiting
Leave it behind, shiftind and shaping
Keep it inside, it all goes all goes all goes all goes by

It all goes passing by
All goes passing by

Watching the sky, you're watching a painting
Coming to life, shifting and shaping
Staying inside, it all goes
All goes all goes all goes by
Stopping the time, the rush and the waiting
Leave it behind, shifting and shaping
Keep it inside, it all goes all goes by

A Fine Frenzy, "Come On, Come Out"


quarta-feira, 16 de julho de 2008

sms #02

(já que estamos em maré de recadinhos...)

Amigos:

não é novidade para ninguém que sou uma menina calma, sossegadinha, com uma vidinha pacata, de agenda relativamente livre portanto porquê marcar tudo para a mesma altura?! E agora falo particularmente para os nubentes - bem sei que pedir para casarem em anos diferentes é difícil, mas o ano tem tantos meses, porquê casarem-se no mesmo mês?! E agora falo particularmente para aqueles 4 nubentes, porquê no mesmo dia?!

(se calhar devia fazer como a Katherine Heigl, a Jane do 27 Dresses... Mas andar a trocar de roupa dentro de um carro para me dividir entre os casamentos de Coimbra e Nazaré... Diria que não é tarefa fácil!)


one day, one day...



(aqui, sem imagem para poder ouvir com mais atenção; ali, uma boa montagem desta música com imagens do filme 'Lost in Translation' - muito bom!)

Lovers, keep on the road your on
Runners, until the race is run
Soldiers, you’ve got to soldier on
Sometimes even right is wrong

They are turning my head out
To see what I’m all about
Keeping my head down
To see what it feels like now
But I have no doubt
One day, were gonna get out

Tonight, maybe we’re gonna run
Dreaming of the Osaka sun
Ohh, ohh, ohhh
Dreaming of when the morning comes

They are turning my head out
To see what I’m all about
Keeping my head down
To see what it feels like now
But I have no doubt
One day, the sun will come out


Reign of love
I can’t let go
To the sea I offer
This heavy load

Locusts will
Lift me up
I’m just a prisoner
In a Reign of Love

Locusts will
Let us stop
I wish I’d spoken
To the Reign of Love

Reign of Love
By the church, we’re waiting
Reign of love
My knees go praying

How I wish
I’d spoken up
Or we’d be carried
In the Reign of Love

Coldplay, "Lovers in Japan/ Reign of Love"

terça-feira, 15 de julho de 2008

sms

(É só para deixar um recadinho... se por acaso e/ ou milagre passares por aqui...)

Sinto-te cada vez mais perto. Aos poucos parece que me envolves (umas vezes de forma mais explicita, outras por vias travessas)... Não é isso que quero, não é isso que queremos, estou de volta mas não a essa 'volta', estou aqui e deixa-me estar. Penso neste futuro, e chego a ter medo... não me faças a desaparecer novamente. Não me quero ir embora... Estamos tão bem assim.


segunda-feira, 14 de julho de 2008

samba comigo

Aceitei o convite para um fim de tarde diferente e lá fui. Fui sem saber bem no que me estava a "meter": uma aula de samba!

Continuo a sentir-me um pé de chumbo (ou chumbinho, como o H gostava de me chamar...) e quando se tem que dançar colado... Fico um bocado inibida, a descontracção vai para o espaço e, se já era difícil entrar no "swing", fico como se tivesse engolido uma vassoura!

A aula foi uma animação! Levei uns sapatinhos de princesa nada apropriados para estas danças.. Claro que passei a aula a escorregar e numa das vezes quase fiquei sem um dos sapatos, qual Cinderela! Como se isto não bastasse fiquei com um banco atrás e no meu lugar uma das réguas de madeira do pavimento estava solta... Volta e meia, o banco aparecia no meu caminho.

Os pares com quem dancei foram muito simpáticos - acho que percebi melhor o é "ser conduzida" (já comecei a entender com o Xavier mas hoje foi diferente). Numa das músicas, fiz o que me apeteceu sem ligar às indicações do meu par na altura (que por acaso era o professor) e ele não gostou muito do meu... 'atrevimento'. A partir daí começou a ser mais firme nos gestos! E ainda acrescentou "Têm qui serrr mais firmis! Aqui pelo menos mandamos nóis! O homi é qui conduis!" (ler com 'sotaque' brasileiro, ok?).

Umas músicas depois (e acho que umas caipirinhas ainda teriam ajudado mais!) já estava mais descontraída e dancei quase tudo. E soube-me mesmo bem :)

O professor convidou-nos para aparecer amanhã numa outra sessão de samba e de forró. Como eu não fazia ideia de o que era forró, o professor ainda me ensinou um bocadinho! Ehehe! Fiquei tentada...



good morning sunshine

Assim até dá gosto acordar cedinho!

Começar o dia logo com convites para programas tão bons para o dia de hoje, felizmente desta vez nenhum se sobrepunha. Vamos ver se consigo chegar a horas a tudo!

Wish me luck :)

encontrei isto


E lembrei-me de quando, na faculdade, nos mostraram a Quinta da Aveleda e todo o falatório que se gerou depois... Ahahah! Fazer filmes era connosco :)

um brinde...

... a nós os dois ;)



I'm a high school lover, and you're my favorite flavor
Love is all, all my soul
You're my playground love

Yet my hands are shaking
I feel my body remains, themes no matter, I'm on fire
On the playground, love.

You're the piece of gold the flushes all my soul.
Extra time, on the ground.
You're my playground love.

Anytime, anyway,
You're my playground love.

Air, "Playground Love"


sábado, 12 de julho de 2008

Hoje estive numa consulta um bocadinho bizarra (quase me senti a bordo da Entreprise com tanta figurinha diferente que vi e quase que jurava que vi por lá o Mr. Spock...).

A primeira parte foi relativamente normal, onde foi feita uma primeira avaliação da questão. Já a segunda parte... Houve um compasso de espera para que fossem vistos os resultados das análises (tive tempo para observar o gabinete, quase todos os livros nas prateleira - a ausência de alguns que julguei essenciais deixaram-me com a pulga atrás da orelha - e para a fatiota do interlocutor, especialmente a sua t-shirt com o Sto António) e em seguida... Tive que fazer um esforço imenso para não me desatar a rir!

A pessoa do outro lado da secretária, ligou o turbo e aqui vai disto - debitou uma enorme quantidade de informação num curto espaço de tempo! Se aquilo foi difícil para duas pessoas e quatro ouvidos reterem, imagino como será para quem vai sozinho...

Não fiquei muito bem impressionada. Pareceu-me tudo tão mecânico, encenado e pouco credível até. Mas se os objectivos forem alcançados, engolirei as minhas palavras. Mas (e para não me acusarem de intolerância... :) ) vou aguardar pelo desenrolar da história.


primero hay que sentir... para luego ser

Yo soy la Juani.

Gostei muito. Fui surpreendida, não estava à espera de gostar tanto do filme (talvez as expectativas fossem baixas, não sei...).

É um dos filmes do ahora do Ciclo de Cinema Espanhol 2008 - Contrastes: entonces y ahora, de Bigas Luna.

Revivi quase meia dúzia de anos da minha vida. Apesar de a minha vida ter pouco em comum com a das personagens, voltei a viver esses tais anos. Incrível... Gostei muito. Não deixa de ser curioso como alguns detalhes nos fazem recordar coisas tão grandes.

Talvez estivesse condicionada pela pergunta que me fizeram ontem à tarde sobre o passado. A minha resposta foi rápida e sem hesitações. Naquele momento.
(As defesas são uma coisa dos diabos! Eheheh)

Adelante, o filme apresenta-nos a Juani que, cansada da vida que tinha, deixa tudo para trás e ruma a Madrid para concretizar o sonho de ser actriz.

"Busco algo y te juro que lo voy a conseguir"




sobre as fotos do post anterior

Quem me conhece sabe bem que adoro fotos!

Gosto muito de fotografia. De ver fotografias, sobre vários temas, desde as mais profissionais às mais... home made, gosto que me tirem fotografias e gosto de me ver nelas (quando fico bem, claro! porque quando não fico é falta de jeito do fotógrafo!... Ai, ai, presunção e água benta, cada um toma a que quer não é assim? Ehehhe). Já tirar fotografias... acho que não me consigo expressar tão bem, é uma arte que não domino nem levemente, infelizmente.

Na tarde de 5.ª f, quando precisei de uma fotografia da minha pessoa, não fui capaz de encontrar uma única capaz de preencher os requisitos para o que se pretendia. Na altura andei a correr mas depois até me ri do assunto :)

Mais uma vez pus um "anúncio" no msn a pedir fotografias e as respostas não tardaram (começo a ficar fã deste meio de comunicação!!!). Desde fotografias tiradas há anos, às noites de copos, as fotos lá foram surgindo.

Tive ainda outras sugestões de fotografias que me tiraram, e aí foi o descalabro: entre as "capas de revista", às fotografias tiradas em noite de salsa, passando por mim no trono do cenário das Crónicas de Narnia (Narnja para alguns! Não é? Bahahhaa!) - Grande sugestão, N ;) Assim ficavam logo a perceber de quem se tratava - Eu, qual Prinzessin, qual quê, a acenar à multidão! Não nos lembrámos da foto com o Iron Man... Mas nessa estava um bocadinho "descabelada", devia ser porque ele é hot! :D ) - foi só rir com tanto disparate!

Acabei por enviar uma foto não tão divertida mas acho que estava bem - uma fotografia da V, tirada numa sessão fotográfica no meu gabinete, que ela teve a gentileza de me enviar - V, não me canso de te dizer que és uma grande fotógrafa! ;)

Agradeço o contributo de todos!!! :D


sexta-feira, 11 de julho de 2008

já tenho o jornal nas minhas mãos

Definitivamente eu tenho uma relação difícil com os timmings dos media...

Ao fim de uma tarde meia atribulada, com uns mal entendidos pelo meio que me fizeram mover meio mundo para encontrar em 53 segundos uma foto da minha carinha laroca - obrigada V, és das minhas fotógrafas preferidas :) - para no final nem ser precisa, e que quase me deixaram a deitar fumo (quase me apeteceu "espancar" uma certa e determinada pessoa - espancar entre aspas porque não é bem assim, eu sou da paz e toda a gente sabe disso!), lá fiquei a saber que o jornal saía hoje

Não aguentei até ter o jornal nas minhas mãos!

Procurei e lá encontrei e... devo dizer que o artigo podia ter ficado bem melhor. Não ficou bem como o esperado (mas a coisa podia ter corrido muito pior). As vozes mais experientes dizem que tenho de me habituar...


a colmeia

Infelizmente ontem não consegui ir ver os The National ao Alive! mas segundo as algumas línguas o concerto deles nem foi grande coisa (grande coisa foram os Vampire Weekend e MGMT mas.. já lá vai).

Mas consegui ir ao Ciclo de Cinema Espanhol 2008... Foi por pouco mas lá consegui chegar ao São Jorge! Como eu gosto daquela sala!!

Contrastes: entonces y ahora é o nome deste Ciclo que ontem começou no cinema São Jorge. São 8 filmes divididos entre o entoces e o ahora. Começou com um filme do entonces (o que eu me rio sozinha com esta palavra... faz-me lembrar cada coisa!) La Colmena (1982), da obra homónima de Camilo José Cela, dirigido por Mario Camus, que esteve presente na sala (até houve um momento bem engraçado: quando referiram o seu nome na sessão de abertura, ele levantou-se para agradecer o enorme aplauso que recebeu e nesse preciso momento um outro senhor decidiu levantar-se também o que gerou alguma confusão na sala... Ahahah!).

O filme La Colmena, vencedor em 1983 do Urso de Ouro no Festival de Berlim, não é particularmente genial (na minha modesta opinião, obviamente) mas gostei muito de o ver. Um drama com algum humor que retrata o povo espanhol de 1940/50.

A sessão não correu como o esperado... Problemas técnicos impediram que se visse o filme todo seguido, existiram algumas paragens e com o retomar da projecção (que voltava sempre uns minutos atrás...) ainda consegui decorar algumas falas! Eheheh! Mas valeu a pena.

Da sinopse: "A história inicia-se, e continua por vezes, no Café «La Delicia». O café está sempre abarrotado de pessoas que fogem do frio, que se refugiam na conversa, na companhia, e nos sonhos... São sessenta personagens, dentro e fora do café, que vemos viver nas ruas e nas casas da cidade. Uma torrente de gentes que às vezes são felizes, e outras vezes, não. Atrás deles, como fundo, a paisagem urbana de Madrid do pós-guerra, tão especial, tão diferente, tão sórdida, tão luminosa por vezes."

Espero ver pelo menos um do ahora: Yo Soy La Juani (2006).



quinta-feira, 10 de julho de 2008

estaca zero

Ando há alguns dias à procura de uma ideia luminosa...

Ontem tive uma! Cheguei mesmo a ver a lâmpada a acender por cima da minha cabeça (era uma fluorescente compacta, claro, porque as incandescentes são coisas do passado!)... mas nem durou 3 minutos, fundiu-se num instante!

Tinha defeito.

A procura continua...


terça-feira, 8 de julho de 2008

"vá de transportes públicos" #03


Já há muito tempo que não fazia uma viagem destas no autocarro! Aquilo é que foi emoção!

Não sei se o motorista também estava com pressa, se o dia lhe correu de forma diferente, se o autocarro em si estava com problemas ou se pura e simplesmente 'aventura' era o seu middle name, a verdade é que a viagem não correu como de costume.

Nem sei como não enjoei! Viajei em pé, na parte central encostada ao vidro interior, e era cada aceleradela que me fazia ir para trás e ficar colar ao vidro (quem fosse sentado certamente ficou colado ao banco!). Mas não durava muito porque o trânsito era tanto que depois vinha a super travagem e lá íamos nós para a frente. Foi uma espécie de " Ai chega, chega, chega,/ Chega, chega a minha agulha,/ Afasta, afasta, afasta,/Afasta o meu dedal" mas em andamento Prestissimo!! Com as curvas e contra-curvas do percurso foi ver encontrões e pisadelas por todo o lado...

Os meus amigos algarvios diriam que andou tudo à r'boleta!!


segunda-feira, 7 de julho de 2008

the roof is on fire (em imagens)

Imagens recolhidas na net do que vi hoje...






the roof is on fire

Ainda meia a dormir, comecei a ouvir as notícias pelo despertador. Ouvi que um edifício na Av. da Liberdade tinha ardido durante a noite. Ouvi falar no número 23 e 21 e percebi que era perto do meu local de trabalho (sim, depois das brincadeiras dos Arquitectos das Aves do 105 do senhor do café fiquei a conhecer melhor a numeração da Avenida). Ouvi que tinha também atingido um edifício numa rua paralela (podia ser a nossa mas felizmente não foi!).

Ao almoço vi as notícias na televisão. Fazer um "directo" não é nada fácil, imagino eu (que não faço isso todos os dias, e tive poucas experiências dessas), mas não pude deixar de me rir com o que o jornalista disse: os bombeiros estavam a utilizar a "técnica do encharcamento" (achei piada ao nome/ técnica!).

Depois de almoço, fomos tomar café ao sitio do costume na Avenida (quase paredes meias com o edifício ardido), onde deu para ver todo o aparato montado no local: pessoas na rua a observar, sei que a saída do metro esteve fechada e aquela área esteve naturalmente vedada pela polícia. O cheiro a queimado ainda se sentia...

E nesta zona da cidade, um edifício destes, com um processo na CML para o transformar em hotel, etc, etc... Não admira que cheire a esturro à vizinhança do edifício ardido...



The roof the roof the roof is on fire
The roof the roof the roof is on fire
The roof the roof the roof is on fire
We don't need no water let the motherfucker burn
Burn motherfucker burn

Bloodhound Gang, "Fire Water Burn" (refrão)

domingo, 6 de julho de 2008

latest news

O sudoku pode ser muito bom para a memória mas certamente não para a pele...

É oficial - apanhei um escaldão
(e pior... na bunda :s)



saturday night fever

As opções para a noite eram algumas.. Da festa do broche (no Bacalhoeiro) à festa 96 (na Serra e à qual ainda fui um bocadinho ao fim do dia) havia para todos os gostos e muito por onde escolher. Decidi-me por outros eventos na cidade: concerto ao ar livre no largo do Teatro Nacional de São Carlos e o Baile do Hot Clube no Jardim de Inverno.

O primeiro era um espectáculo chamado "Música ao Largo - Bernstein & Friends", onde a Orquestra Sinfónica Portuguesa, alguns solistas e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos interpretaram obras de compositores norte-americanos. O bocadinho que ouvi foi muito bom, apesar da imensa gente que também decidiu ir (o que é sempre bom de se ver mas de "viver" nem tanto...). Infelizmente não fiquei até ao fim pois o segundo "concerto" começava entretanto.

No Teatro de São Luiz, no Jardim de Inverno, havia Baile do Hot Clube :) que este ano comemora 60 anos de vida!!! Era uma oportunidade para ouvir e dançar clássicos do jazz dos anos 40 pela Big Band do Hot Clube (muitas pessoas dançaram mas claro que eu não dancei nada, preferi ficar a ver e ouvir a Big Band).

Gostei muito de os ouvir, sou fã de jazz e eles são bons ;) Nalgumas das peças interpretadas, Marta Hugon acompanhou a BB com a sua belíssima voz (fantástica mesmo!!). Também gostei muito de ouvir um dos saxofonistas (barítono, I guess) quando fez o seu solo!

Uma vez que a mesa em que sentei era praticamente "ao colo" dos músicos, e porque eles estiveram muito bem, achei que os devia cumprimentar no final... mas acabei por não o fazer. Os músicos estavam a conversar, não quis interromper, já era bem tarde e o domingo ia começar bem cedo.

No regresso, enquanto caminhava na rua, olhei para trás e quem é que vinha atrás?? O tal saxofonista! Pensei "isto é um sinal dos Deuses!!" - como não falei no final do concerto, era a oportunidade para o felicitar pelo bom concerto, e assim foi.

Falámos um bocadinho, onde aproveitei para dizer que tinha gostado imenso de os ouvir e perguntei pelos próximos concertos. (Tenho que ir ao HCP!) "Missão cumprida"




sábado, 5 de julho de 2008

spots

Ontem descobri mais um cantinho à beira-Tejo plantado muito simpático. Tenho que voltar lá com mais calma e mais tempo :)

sexta-feira, 4 de julho de 2008

full moon


Na 5.ª feira, quando cheguei a casa ao fim do dia, tinha na caixa do correio um convite para a festa Belém 24h - Acto II.

Rumei à festa na companhia de duas brasas, chegámos bastante depois da hora marcada para a abertura mas muito a tempo. Por lá viemos a encontrar outros dois brasas...

No Jardim da Água existiam almofadas para estarmos na conversa no chão, ao som dos Dj's - aquilo mais parecia uma espécie de soundclash (mas sem ser "à vez") mas como as temperaturas estavam um bocado baixas, decidimos ir aproveitar o que a festa tinha para nos oferecer e ficar pouco tempo por ali.

Subimos ao terraço norte do museu onde existiam projecções de imagens nas paredes, um bar e onde, quanto a mim, a música era melhor. Aproveitamos também para ver uma exposição, a de Le Corbusier.

A noite teria sido perfeita se não fosse noite de lua cheia. É que como já se sabe a noite de lua cheia influência os comportamentos das pessoas. Chamem-lhe mito, coincidência, o que for! A verdade é que algumas pessoas ficam... diferentes.

(lunático também vem de lua, right? ocorreu-me agora apesar de não ter nada a ver com o assunto...)


quinta-feira, 3 de julho de 2008

admirável mundo - update

Afinal os tais das aves de ontem sempre existem!! Hoje tirei a limpo!

Os das aves do 105 da Avenida são nada mais, nada menos que a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. Não fazia ideia que estivessem por ali, digamos que têm uma presença discreta na Avenida (ou então a minha miopia não deu para mais!) e talvez por isso não tenha reparado que estão no 105.

Só me falta descobrir a parte dos Arquitectos das Aves...


quarta-feira, 2 de julho de 2008

susto do dia

No caminho para casa, quase a chegar ao jardim da Praça da Alegria, comecei a ouvir um som estranho, ou pelo menos diferente do que é costume ouvir-se por ali. Não tive tempo de perceber o que era, nem de onde vinha.

De repente, a 1m de mim cai uma folha grande, seca e dura de palmeira (daquelas palmeiras altas que existem no jardim) que até deu para sentir a deslocação do ar! Foi brutal!! Aahaha! Com o susto que apanhei só me apetecia rir! Foi uma espécie de "acorda!" em staccato.

Da altura que caiu e com aquele tamanho, se apanhasse alguém, podia fazer grandes estragos...





admirável mundo

O senhor do café onde costumo ir depois de almoço é muito engraçado. Queria ter sido jogador da bola mas a vida trocou-lhe as voltas. No fundo é uma pessoa curiosa que gosta de saber muita coisa, e de a partilhar, mas nem sempre tem coragem de perguntar - ultimamente quer saber onde trabalho.

Hoje ganhou coragem e perguntou-me se eu era das aves. Ainda que esteja ligada à Natureza em geral, não me parecia que estivesse ligada às Aves em particular... mas na dúvida ainda perguntei a uma colega. Não, de facto não somos das aves.

Desculpou-se dizendo que devia estar a fazer confusão com outras pessoas, as tais das aves. Como não estava a perceber nadinha do que ele estava a dizer, perguntei quem é que eram afinal esses - os das aves. E lá me explicou: "Ó menina, são uns Arquitectos das Aves!... da mesma maneira que existem os Arquitectos da Construção Civil, e os Arquitectos que dizem se o metro pode ou não passar num túnel... Estes são das Aves!"

Não aguentei e tive que me rir (um rapaz sentado numas mesas ao lado quase enfiou a sandes na testa com a vontade de rir)! Foi um mundo novo que ficámos a saber que existe!!!

Nunca tinha pensado nessa área da Arquitectura! Perguntei aos meus colegas se conheciam a dita profissão ou algo semelhante... ninguém foi capaz de me ajudar. Fui ao google (my best friend!) e nada! Tive que lançar a questão via msn...

As respostas não tardaram, foram variadas e divertidas! Ganhou com grande diferença das outras a dos "construtores de ninhos".

Devo dizer que não fiquei satisfeita... Ainda vou descobrir que profissão é esta! (Quem sabe se não é interessante e mudo de área?!) Por enquanto apenas sei que trabalham no 105 - já é um começo.


terça-feira, 1 de julho de 2008

bed time story

Encontrei mais um daqueles testes... engraçados que se encontram por aí... Agora temos o are you british in bed? Uma brincadeira sobre a nossa nacionalidade in bed. Mas desta vez não digo o resultado por causa dos comentários :)

Sweet dreams...